Publicidade:

20 dicas de etiqueta para uma entrevista de emprego

Esta é a prova mais decisiva do processo de recrutamento e seleção. Veja dicas de etiqueta para uma entrevista de emprego de sucesso.

20 dicas de etiqueta para uma entrevista de emprego
Dicas de etiqueta para uma entrevista bem sucedida

As dicas de etiqueta para uma entrevista que lhe apresentamos de seguida traduzem atitudes e comportamentos adequados ao estabelecimento de uma relação profissional de confiança e respeito mútuos. Cada entrevista de emprego representa a possibilidade de iniciar uma relação mais ou menos duradoura com o entrevistador, a equipa de trabalho e, em última análise, a empresa em que estes trabalham e em que o candidato deseja vir a trabalhar. Por essa razão, é crucial criar uma boa primeira impressão, e, claro, mantê-la.

Todas as dicas de etiqueta para uma entrevista bem sucedida


A interação com outras pessoas faz parte do nosso quotidiano. Saber adequar o seu comportamento às diferentes situações de convivência social – profissional, familiar, íntima, comunitária, académica – é uma arte e, simultaneamente, uma exigência da sociedade. Na verdade, todos agradecemos que seja educado e adequado ao contexto.

entrevista

O contexto profissional e os seus desafios

De todas as esferas da vida social acima enumeradas, destacamos a profissional: pela sua natureza e porque implica quase sempre relações de subordinação dos colaboradores aos seus superiores, é um contexto em que ainda é mais fina e frágil a separação entre a vontade individual e a vontade do coletivo. Na verdade, uma das tarefas mais difíceis da vida profissional e da “carreira” é ser-se capaz de manter a sua própria identidade, sendo fiel ao que se pensa e sente, mas expressando-se de forma a que “encaixe” nas regras e expectativas dos colegas, grupos de trabalho, fornecedores, clientes e restantes stakeholders de um negócio.

Razões para valorizar a etiqueta numa entrevista de emprego

É por essa razão que a “etiqueta” é avaliada e valorizada numa entrevista de emprego, ainda que não conste do guião de entrevista ou da grelha de observações do entrevistador. Subtilmente, este irá observar de que forma os candidatos “encaixam” na forma de estar da empresa, até que ponto estão dispostos a pôr de lado, ainda que temporariamente, a sua vontade pessoal ou ideias para evitar um conflito com um cliente mais difícil; até que ponto serão capazes de prescindir do seu ponto de vista para que o grupo, como um coletivo, chegue a uma solução mais rapidamente.

Auto-avalie o seu comportamento

Um comportamento considerado adequado num contexto pode ser desadequado noutro. Mas importa que, globalmente, reflita sobre a forma como se comporta: costuma ser cordial com as outras pessoas? Tem o hábito de pedir por favor, agradecer, ceder a passagem, sorrir? É o leitor capaz de “calar” um comentário ou opinião para não ferir o outro?

Dicas de etiqueta para uma entrevista – o antes


Siga as nossas pistas e pratique estas dicas de etiqueta para uma entrevista.

1. Escreva corretamente: comecemos pelo início – está em frente ao seu computador ou smartphone, pronto para enviar o seu currículo a uma empresa. Ditam as regras de etiqueta que deve começar por cumprimentar o seu leitor, não esquecendo de utilizar o título ou grau académico correspondente (se mais à frente no processo de seleção lhe disserem que não vale a pena continuar a usar o “Sr.”, “Dr.” ou o “Sr. Engenheiro”, então nesse momento pode abdicar destes títulos). Depois do cumprimento ou abertura do email, contextualize a sua mensagem, explicando por que razão está a fazer o contacto; e finalmente, despeça-se cordialmente, deixando à sua responsabilidade fazer um telefonema uns dias depois para fazer follow-up da candidatura.

entrevista

2. Atenda o telefone com educação: se enviou o seu currículo para alguma empresa, prepare-se para receber chamadas telefónicas a respeito do mesmo. Atenda o telefone de forma pausada e cordial, dizendo o seu nome de forma percetível. Se estiver num local barulhento, diga isso ao entrevistador, e peça para retribuir a chamada mais tarde. Peça licença antes de desligar o telefone.

3. Cuide do seu visual: a forma como se apresenta vestido e penteado na entrevista também demonstra educação, ou falta dela. Assim, antes da entrevista, escolha a roupa mais adequada à empresa e à ocasião, optando pela sobriedade e pelo profissionalismo – mesmo quando as empresas apresentam uma cultura marcada pela criatividade, deve escolher uma indumentária ligeiramente mais formal, deixando a irreverência para os detalhes: um currículo mais criativo, uma caneta ou um bloco de notas mais originais.

Dicas de etiqueta para uma entrevista – o durante


Já se encontra prestes a entrar na empresa onde vai ser a sua entrevista? É aqui que deve ter especial cuidado com a forma como se apresenta e age.

4. Dirija-se à receção da empresa e cumprimente com cortesia e simpatia a pessoa que o atender. Diga o seu nome a essa pessoa, explique a razão de se encontrar na empresa e aguarde instruções.

5. Cumprimente todas as pessoas que se cruzem consigo na empresa enquanto aguarda ou se dirige para a sala de entrevistas. Se ficar na sala de espera com outros candidatos, seja cortês também com eles.

6. Quando o acompanharem e convidarem a entrar na sala da entrevista, dê licença para a outra pessoa entrar ou passar à sua frente.

7. Utilize o aperto de mão para cumprimentar o entrevistador, mas ao fazê-lo, use apenas a mão direita, sem agarrar o braço do entrevistador com a outra mão. Estão a conhecer-se e a ocasião não pede proximidade física!

8. Espere que indiquem o sítio onde se deve sentar, e sente-se depois, pedindo licença.

9. Ouça! Escute com atenção e até ao fim o que o entrevistador tem para lhe dizer. Não interrompa!

10. Tem uma opinião contrária à do entrevistador? Manifeste-a com tacto, iniciando com um “se me permite, gostaria de comentar o que disse há instantes sobre x”.

11. Agradeça a oportunidade. No início da entrevista ou no fim, não se esqueça de que aquele entrevistador dedicou parte do seu dia a conhecê-lo. Antes disso, provavelmente viu o seu CV e considerou-o interessante para a função. E certamente teve que mobilizar várias pessoas para o contactarem, arquivarem o seu CV, gerirem a agenda para encaixar a entrevista, preencher e comparar a grelha de avaliação da sua entrevista com a de outros candidatos… enfim, por trás de uma entrevista, estão, muitas vezes, os esforços de uma equipa inteira. Agradeça por isso!

12. Mantenha o telemóvel desligado. Mas é mesmo desligado, não é em cima da mesa da entrevista virado para baixo. Mostre que a sua atenção está 100% dedicada à oportunidade que lhe estão a dar. O telemóvel só pode ser usado para consultar o seu calendário ou para tirar uma nota que seja importante para os dois.

13. Sente-se corretamente: seja qual for a postura que adote, lembre-se de equilibrar atenção e descontração. Evite posturas de tensão, mas não caia no erro de se sentar como se estivesse na esplanada ou na sua cozinha. As suas mãos devem estar à vista.

Dicas de etiqueta para uma entrevista – o depois


entrevista

No fim da entrevista, a porta do gabinete do entrevistador fecha-se atrás de si e pode finalmente respirar de alívio, verdade? Não!

14. Quando sair, sorria e deseje boa sorte a todos os restantes candidatos que ainda esperam a sua vez de entrar no gabinete.

15. Não, ainda não pode pegar no telemóvel para telefonar a alguém a contar quão bem ou quão mal a entrevista lhe correu. Guarde os desabafos para quando estiver no seu carro ou no metro, a vários quilómetros da empresa. Lembra-se da pessoa que o recebeu na receção? Ela pode comentar o que viu e ouviu com os decisores do processo de recrutamento e seleção.

16. Quando passar novamente pela receção, cumprimente e agradeça, e, já agora, se combinou com o entrevistador que ia telefonar para fazer follow-up passados alguns dias, comunique isso mesmo. Este comportamento pode fazer a diferença entre a sua próxima chamada ser passada ao destinatário ou receber a resposta – tão comum – “está em reunião”.

17. Envie um email de agradecimento: escreva uma pequena nota de agradecimento pela entrevista. Se se esqueceu de referir algum aspeto que considere importante para a decisão sobre o candidato a admitir, aproveite e escreva brevemente sobre isso.

18. Auxilie a sua memória: crie uma base de dados para todos os contactos que faça no seu processo de procura de oportunidades profissionais. Escreva o nome do entrevistador e da empresa, a data da entrevista e os respetivos contactos. Se se encontrar com o entrevistador passado um ano, numa conferência, por exemplo, saberá contextualizá-lo, referindo onde se conheceram.

19. Não foi selecionado? Ultrapasse. Não envie emails nem faça telefonemas reivindicativos para a empresa. Há muitos e muito bons candidatos a competir consigo; aceite e melhore, a sua oportunidade irá chegar.

20. Pode perguntar por que não foi o escolhido: de forma educada e sem questionar a escolha da empresa ou a forma como o processo foi conduzido. Perguntar não ofende e pode ajudá-lo genuinamente a melhorar numa próxima entrevista!

Notas finais


A entrevista deve ser bem preparada e a informação que vai dar sobre si deve estar de acordo com a empresa e a função. Estude antes da entrevista e guarde algumas questões para colocar ao entrevistador. Evite assuntos polémicos, relacionados com política, religião, futebol, e outros. Se tiver tatuagens ou piercings, recorde-se que o entrevistador pode não ter nada contra, mas os clientes da empresa sim, e por isso deve disfarçá-los. Se depois de estar na empresa verificar que pode usar abertamente, óptimo!

Boa sorte para a sua próxima entrevista!

Veja também:

Catarina Reis Catarina Reis

Consultora de carreira com mais de 10 anos de experiência, possui formação superior em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. É naturalmente curiosa, desenvolvendo múltiplos projetos paralelos que envolvem a Fotografia, a Música, o Marketing Digital e o Cinema.