Publicidade:

9 dicas para férias em família divertidas e sem stress

As férias em família têm tudo para ser boas, mas há que planeá-las bem para usufruir da melhor forma dos tão desejados dias de descanso.

9 dicas para férias em família divertidas e sem stress
Truques para planear as suas férias

Se vai passar as férias em família, saiba que há conversas que deve ter e aspetos que deve discutir para que os dias de descanso decorram da melhor maneira. As férias em família são ainda uma boa oportunidade de dar mais responsabilidades aos seus filhos e fazê-los participar mais ativamente nos afazeres diários, como transportar os brinquedos para a praia ou ajudar na confeção das refeições, se for o caso. Siga os nossos valiosos truques e dicas.

Férias em família: como tirar o máximo partido dos dias de descanso


1. Faça um orçamento

familia

Um dos aspetos mais importantes e fundamentais para umas férias em família tranquilas e sem sobressaltos, é pré-definir o orçamento que tem disponível para gastar durante esse dias. Saiba exatamente quanto pode gastar e adapte esse valor ao roteiro e programação dos seus dias de descanso. Assim, não terá surpresas desagradáveis, nem passará as férias stressado, a fazer contas de cabeça. No caso de ter crianças ou adolescentes, é importante que eles também saibam quanto dinheiro há disponível para que o giram nas suas despesas pessoais, como os gelados ou os souvenirs para trazer aos amigos.

2. Determine o destino

O local onde se vai passar férias é fundamental para garantir dias de descanso e diversão para todos. Por isso, é essencial que haja uma conversa em família e que todos cheguem a um consenso. Esse destino deve ser escolhido, tendo já em conta o orçamento disponível e, pode também, decidir dividir as férias e passar os dias de descanso em diferentes locais.

3. Defina os dias de férias

O passo seguinte é marcar no calendário os dias em que todos estão disponíveis para viajar e gozar os tão desejados dias de férias. Esta é, também, uma boa altura para decidir que tipo de alojamento alugar – se uma casa, apartamento ou hotel. A reserva deve ser feita, pelo menos, um mês antes da viagem, isto para conseguir vagas e preços mais acessíveis. Estas decisões devem sempre ter em conta o tipo de agregado familiar. Por exemplo, famílias com crianças de colo podem preferir destinos mais próximos, mais tranquilos e com cozinha para confecionar as suas refeições.

4. Redija uma checklist

Para evitar esquecimentos, nada como fazer uma lista de tudo o que cada membro da família precisa e quer levar. Deixe que os seus filhos participem e torne-os responsáveis por determinar aquilo que querem levar. Esta é uma boa forma de dividir tarefas e garantir que há menos probabilidades de se esquecerem de algo muito importante.

5. Crie regras

Estar de férias não deve ser sinónimo de não haver regras. Claro que pode haver mais flexibilidade em certos aspetos, mas é importante que todos se respeitem e se crie alguma ordem. Sobretudo se tiver crianças, deve garantir que elas cumprem as normas, não se afastam em demasia e contribuem ativamente, carregando as suas próprias malas, por exemplo.

6. Modere a exposição ao sol

Em qualquer circunstância, seja na praia ou num passeio, tenha em atenção a exposição ao sol sem proteção, à desidratação e ao consumo de alimentos que não estiveram devidamente protegidos do calor. Todos estes aspetos podem provocar incómodos e não há nada pior do que arruinar as férias com problemas de saúde.

7. Vá prevenido

ferias familia

Independentemente das condições climátéricas esperadas no seus destino de férias, vá preparado para qualquer imprevisto, levando nomeadamente roupa quente e fresca, para qualquer ocasião.

8. Tenha um plano B

Imagine que vai fazer férias na praia e começa a chover. Nessa altura, precisa de um plano B. Leve sempre jogos, livros e outros passatempos que pode fazer em família, no seu local de alojamento, ou então aproveite a ocasião para explorar a região, passear e visitar os seus principais pontos de interesse.

9. Viaje em segurança

Se fizer a viagem de carro, não se esqueça de fazer várias pausas durante o percurso, levar água, fruta e alguns alimentos para ir comendo durante a viagem e, no caso de transportar crianças, elas irem corretamente sentadas, entretidas com brinquedos ou jogos e acompanhadas de almofadas que possam tornar a viagem mais confortável.

As férias em família são sempre aguardadas com grande ansiedade e entusiasmo, já que durante o ano o tempo parece correr e não há quase tempo para estar com aqueles que mais se ama. Porém, há que planear bem as férias em família de modo a não surgirem imprevistos, nem desentendimentos desnecessários. Siga as nossas sugestões e temos a certeza que passará uns dias em grande junto dos seus entes queridos.

Veja também: