Publicidade:

As 10 melhores dicas para deixar de fumar com sucesso

É impossível ignorar: o tabaco causa 1 em cada 10 mortes no mundo. Deite o maço fora porque está na altura de conhecer as dicas para deixar de fumar que resultam.

As 10 melhores dicas para deixar de fumar com sucesso
Acabaram-se as desculpas para não se livrar deste vício

Começa sempre da mesma forma, até porque, bem vistas as coisas, só queria experimentar. O problema é que depois de experimentar um – e não gostar – voltou a tentar mais do que uma vez até que, eventualmente, lá começou a afeiçoar-se ao cigarro. Se faz parte do crescente número de pessoas que veem no maço de tabaco um amigo então tem mesmo de fixar estas dicas para deixar de fumar e começar a melhorar a sua saúde.

É a 31 de maio que se celebra o Dia Mundial sem Tabaco. Infelizmente, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o tabagismo continua a matar mais de 7 milhões de pessoas por ano a nível mundial, o que se traduz em cerca de 19 mil por dia. A solução, essa, é mesmo deitar o isqueiro fora e virar costas aos cigarros.

10 dicas para deixar de fumar


Em Portugal, no ano de 2016, 1 pessoa morreu a cada 50 minutos vítima de doença atribuível ao tabagismo. Esta foi a conclusão de um relatório do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo – e é bem alarmante. Embora existam cada vez mais mulheres a fumar, 16,4% das vítimas eram homens e 4,7% eram do sexo feminino.

Talvez se surpreenda, mas o tabaco tem mais de 4 mil substâncias químicas na sua composição, muitas com efeitos tóxicos e, claro, extremamente prejudiciais para a saúde. Só no fumo encontram-se mais de 40 substâncias capazes de provocar cancro. Não é, aliás, por acaso que os cigarros são responsáveis por mais de 75% dos casos de cancro dos pulmões.

Embora possa recorrer a esse tipo de ajudas, deixar de fumar sem recorrer a auxílio médico ou comprar fármacos é realmente possível. Quem sabe talvez possa até unir as duas práticas e obter melhores resultados. No fundo, basta ter força de vontade, querer preservar o seu organismo e seguir algumas dicas que o vão ajudar.

1. Defina um dia concreto

definir um dia é uma das dicas para deixar de fumar

Uma das melhores dicas para deixar de fumar é escolher um dia específico para dar início ao processo. O objetivo é preparar-se nas semanas anteriores: planeie de que forma vai contornar a tentação, faça pequenas alterações na sua rotina e conte a decisão aos seus familiares e amigos.

2. Liste as razões

Faça uma lista de todos os motivos que tem para deixar de fumar, desde problemas de saúde causados pelo tabaco até às questões pessoaisDeve incluir todos os fatores que ajudaram a tomar a sua decisão, de modo a lembrar-se sempre de que há várias razões para estar a passar por este processo difícil.

3. Não substitua um vício nocivo por outro

Não é novidade que deixar de fumar é bastante complicado. Afinal, está a tentar livrar-se de um vício que, no caso de algumas pessoas, está presente há já vários anos. Contudo, é estritamente proibido substituir o tabaco por qualquer outro vício prejudicial, como, por exemplo, fast food ou chocolates.

4. Diga adeus aos objetos relacionados com o tabaco

livrar-se do objetos relacionados com o tabaco é uma das dicas para deixar de fumar

Pode parecer picuinhas, mas livrar-se de tudo o que o lembre do seu vício é uma ótima decisão. Comece pelos cigarros e não descanse enquanto não houver um único cinzeiro ou isqueiro em sua casa, no seu carro e na sua secretária do trabalho.

5. Peça apoio à família e aos amigos

No que se refere às dicas para deixar de fumar esta é uma das mais básicas, mas é também uma das mais importantes. Largar o tabaco torna-se menos complicado se tiver o apoio das pessoas que o rodeiam, especialmente nos momentos de tentação.

6. Não desista

É bastante provável que, mais tarde ou mais cedo, tenha uma recaída. E não há motivo para se sentir desmotivado ou envergonhado. Este é um processo complicado e o mais importante é que não desista e volte a tentar mesmo quando tem algum percalço.

7. Evite o cheiro a tabaco e pessoas que fumem

evitar o fumo é uma das dicas para deixar de fumar

Esta é umas das tarefas mais complicadas: vai ter de evitar ao máximo estar em contacto com o cheiro e o fumo dos cigarros. Isto significa lavar toda a sua roupa e pertences que possam cheirar a tabaco. Por outro lado, deve também evitar frequentar locais onde estejam pessoas a fumar para não minar todo o seu esforço.

8. Concentre-se noutra atividade

Nos primeiros tempos vai sentir muita vontade de fumar. Nesses momentos deve procurar distrair-se com alguma atividade estimulante e que exija toda a sua concentração.

9. Procure ajuda profissional

Se necessário, deve recorrer a um especialista para que se torne mais fácil lidar com a abstinência da nicotina. Esta escolha é especialmente indicada para fumadores mais dependentes e pode combinar medicação e alterações comportamentais.

10. Faça desporto

fazer desporto é uma das dicas para deixar de fumar

O exercício físico é uma boa forma de aliviar o stress, pelo que é um complemento perfeito para o processo de deixar de fumar – e ainda melhora a sua saúde. Claro está que deve optar também por uma alimentação mais saudável.

Veja também:

Inês Pereira Inês Pereira

Licenciada em Jornalismo e Pós-Graduada em Branding e Content Marketing, sempre se deu bem com a escrita. Embora prefira escrever com um teclado, não acredita nessa ideia de ler um livro através de um ecrã: um livro lê-se em papel e tem um marcador. Gosta de fotografia, de história e de conhecer o mundo.