Publicidade:

10 dicas para pagar as contas a tempo

Se tem dificuldade em organizar os seus pagamentos, preste atenção às nossas dicas para pagar as contas a tempo.

10 dicas para pagar as contas a tempo
Não deixe passar os prazos das suas contas

Quem não gosta de honrar os seus compromissos e ter as contas em dia? Para quem tem mais dificuldade em cumprir com as datas em que devia saldar dívidas, temos algumas dicas para pagar as contas a tempo.

10 dicas para pagar as contas a tempo que precisa de ler

dicas-para-pagar-contas-a-tempo

1. Organização

O primeiro passo é organizar as suas despesas. Perca algum tempo a juntar e a fazer uma lista de todas as suas despesas, com as respetivas informações, como as datas de vencimento, o valor a pagar em cada período, quando vai terminar de pagar a dívida (se for o caso) e tudo o mais que seja relevante.

2. Débito direto

Para as despesas fixas e para as quais sabe que terá verba disponível na conta na data em que o valor seja debitado, ative o débito direto. Assim não tem de se preocupar em pagar as contas a tempo, porque a responsabilidade ficará do lado da entidade a quem tenha que fazer o pagamento.

3. Agende transferências

Pode haver situações em que as dívidas que tenha não sejam a empresas e, por isso, o débito direto não seja uma opção. Nesses casos, pode agendar transferências periódicas para as contas das pessoas ou entidades a quem deva algum pagamento.

4. Lembretes

Se é uma pessoa muito esquecida, crie lembretes no telemóvel, no e-mail ou onde lhe der mais jeito, para garantir que no dia em que deve fazer os pagamentos não se esquece deles.

5. Aplicações

A tecnologia faz parte das nossas dicas para pagar as contas a tempo. Utilize aplicações como o MBway, que permitem fazer pagamentos de forma rápida e eficaz.

Às vezes pode estar num sítio onde não possa aceder ao multibanco e, em algumas situações, este tipo de pagamento pode ser uma solução muito prática e fácil de usar em qualquer lado, desde que tenha acesso à internet.

6. Pagamento imediato

Quando recebe uma conta, caso tenha o valor em dívida disponível, pague-a logo. Desta forma não há margem para esquecimentos.

7. Datas

Uma das dicas para pagar as contas a tempo está relacionada com as datas em que estas serão pagas. Algumas entidades permitem que se escolha quando as prestações são debitadas. No caso das despesas mensais em que tenha esta opção, tente aglomerá-las nos mesmo dias. Assim é quase como se tivesse um “dia dos pagamentos” e é mais difícil de se esquecer de algum.

8. Vencimento

A data em que recebe o seu ordenado também entra nas nossas dicas para pagar as contas a tempo, no sentido em que esta é a altura em que tem mais dinheiro disponível. E, na sequência da sugestão anterior, tente agendar os seus pagamentos para os dias a seguir a receber o seu vencimento, para garantir que ainda tem dinheiro para liquidar todas as dívidas.

9. Separe

Nos casos em que não seja possível pagar as contas assim que recebe o ordenado, ponha algum dinheiro de lado para ter a verba disponível assim que a conta ou os dados de pagamento estejam na sua posse.

10. Juros

Para além das dicas para pagar as contas a tempo, é importante que o alertemos para contas que com o tempo podem acabar por crescer, caso não lhes dê prioridade. Falamos de contas que, se não forem pagas atempadamente, aumentaram, por lhes serem acrescidas juros de mora.

Estas devem ser as contas que deve pagar em primeiro lugar, se não as quer ver aumentar.

Veja também: