Publicidade:

Conheça 26 dicas para poupar no verão

Aprenda dicas para poupar no verão e economize em casa e fora dela. Se estiver de férias, verá como estas deixarão de ser sinónimo de gastos elevados.

Conheça 26 dicas para poupar no verão
Saiba o que fazer para gastar menos dinheiro

Se está de férias e não pode gastar muito dinheiro, conheça várias dicas para poupar no verão, altura em que muitos trabalhadores tiram uns dias para descansar.

Verá que, ao colocá-las em prática, esta época deixará de ser sinónimo de gastos elevados, pois é possível divertir-se à mesma em família ou com amigos de uma forma mais económica. Aproveite o bom tempo sem gastar muito.

26 dicas para poupar no verão


1. Faça piqueniques

dicas para poupar no verão

Se quer comer fora com a sua família, mas não pode gastar dinheiro em restaurantes, prepare um piquenique no parque. Caso tenha crianças na família, estas irão adorar e poderão ainda aproveitar o espaço para jogar à bola ou fazer outro tipo de atividades.

Basta preparar uma lancheira com pequenas refeições saudáveis e rápidas de fazer, o que não lhe fará gastar muito dinheiro nem impedirá de desfrutar do bom tempo. Esta é uma das dicas para poupar no verão que a família irá adorar.

2. Vá à praia

Ir à praia é uma atividade relativamente barata de que todos gostamos. Para manter os custos baixos, vá preparado com comida, muita água e protetor solar, para não ter de comprar nada quando lá estiver.

3. Aproveite os eventos gratuitos

dicas para poupar no verão

Outra das dicas para poupar no verão é aproveitar as atividades gratuitas para ter momentos de lazer sem gastar dinheiro. Informe-se dos espetáculos realizados na localidade onde reside através dos sites das câmaras municipais, onde costuma haver uma agenda com todas as atividades previstas.

Existem cada vez mais programas que pode fazer sem gastar dinheiro, como concertos gratuitos, cinema ao ar livre sem cobrança de entrada e visitas a museus que são gratuitas aos domingos ou, regra geral, no primeiro domingo de cada mês.

4. Peça livros emprestados nas bibliotecas públicas

Aproveite as férias para colocar a leitura em dia, podendo conciliá-la com o bom tempo, ao ir ler para um jardim ou parque em vez de ficar fechado em casa. Para não gastar dinheiro em livros, peça um emprestado numa biblioteca pública, caso não tenha livros em casa que ainda não tenha lido.

Estes empréstimos são gratuitos e existe muita variedade de escolha. No entanto, só pode pedir um livro emprestado se tiver um cartão de utilizador. No entanto, este demora pouco tempo a fazer e não costuma ter custos associados.

5. Cuidado com as saídas à noite

dicas para poupar no verão

É normal que queira sair com os amigos e beber alguns copos, que podem saber ainda melhor devido às temperaturas elevadas. No entanto, não abuse nessas saídas, pois muitos estudos demonstram que este é um dos fatores que fazem derrapar os orçamentos das férias.

Por isso, outra das dicas para poupar no verão é não abusar nas bebidas mesmo que saia algumas vezes à noite. Pode comprar antes uma garrafa e fazer a sua bebida em casa, por exemplo, pois no verão os bares costumam exercer preços muito caros.

6. Desligue o ar condicionado

Sabemos que agosto vai ser um mês de temperaturas bastante elevadas e que não será fácil aguentar os dias em que se registam 40ºC ou mais de temperatura. No entanto, deve evitar o uso do ar condicionado, tendo como alternativa as ventoinhas, para não pagar uma fatura elevada no final do mês.

7. Reveja os filtros do ar condicionado

dicas para poupar no verão

No entanto, se não quiser abdicar do ar condicionado, pelo menos recorra a um técnico para fazer a revisão do mesmo, nomeadamente aos filtros que devem ser substituídos periodicamente. Filtros com sujidade acumulada dificultam a passagem do ar, o que força o sistema de ar condicionado e aumenta o consumo de energia.

8. Reduza os vapores

A humidade dos vapores aquece muito a sua casa. Opte por banhos mais curtos e com a água menos quente, e evite ter os tachos ou panelas sem a tampa enquanto está a cozinhar.

9. Use água fria para lavar a loiça

dicas para poupar no verão

Mais uma das dicas para poupar no verão é que não é necessário lavar sempre a loiça com água quente, pois o detergente conseguirá tirar a gordura dos utensílios domésticos mesmo com água fria. E, como está bastante calor, não será difícil para si mexer em água fria nesta altura do ano.

10. Não use a máquina de secar

Aproveite as temperaturas altas para poupar no uso da máquina de secar roupa. Substitua a máquina de secar por um estendal ao ar livre.

11. Beba água da torneira

dicas para poupar no verão

No verão consome-se muito mais água do que em qualquer outra estação do ano, devido ao calor. A água, sempre necessária para a saúde, principalmente quando as temperaturas estão elevadas pois combate a desidratação, não necessita de ser sempre engarrafada.

Poupe alguns trocos ao beber água da torneira filtrada, podendo encher jarros ou garrafas com a mesma e colocá-los no frigorífico, se preferir beber água fresca.

12. Mantenha os estores fechados

É importante manter as persianas e toldos para baixo quando o sol está a incidir diretamente nas janelas em questão. Se não o fizer, a casa ficará demasiado quente e irá obrigá-lo a arranjar maneira de se arrefecer, o que significa gastar em eletricidade.

13. Invista no isolamento

dicas para poupar no verão

O bom isolamento de portas e janelas de uma casa e mais uma das dicas para poupar no verão. Se não é o caso da sua habitação, então comece a pensar investir nessa área, pois a poupança será grande. Janelas e portas bem protegidas impedem a entrada de calor a mais, o que fará com que a ventoinha deixe de ser tão necessária.

14. Evite ter as luzes ligadas

No verão, os dias são mais longos, o que significa que o sol nos faz companhia durante mais tempo. Aproveite esse facto para evitar ligar as luzes enquanto ainda tem luz natural.

Além disso, normalmente, os fins de tarde/inícios de noite são mais frescos, por isso, pode abrir as janelas e levantar os estores evitando ligar as luzes nestes períodos. Poupa eletricidade e, ao mesmo tempo, refresca a casa.

15. Livre-se de canais premium

dicas para poupar no verão

Estando bom tempo lá fora, não precisa de canais especiais para o animar quando não pode sair porque está a chover. Por isso, poupe no verão ao ver-se livre de canais premium e limite-se a ver televisão quando já está a chegar ao final do seu dia. Assim, poupará também na eletricidade.

16. Faça os seus próprios gelados

Comer gelados em dias quentes é uma tentação irresistível e deliciosa. No entanto, se o fizer muitas vezes, acabará por gastar um bom dinheiro. Por isso, faça-os em casa, pois o que não falta na Internet são receitas.

Deixamos-lhe aqui a receita de gelado caseiro de chocolate, um dos vários exemplos retirados da Internet:

Ingredientes
1 barra de chocolate negro
1 c. de sopa de chocolate em pó
200ml de leite (pode ser leite de soja, se gostar mais)
2 gemas
75g de açúcar
1 pacote de natas

Modo de preparação

  1. Junte, num tacho, as natas, o açúcar e o leite e aqueça em lume brando, até começar a ferver, mexendo sempre.
  2. Quando levantar fervura deve retirar do lume e adicione a barra de chocolate, partida em pedaços, devendo mexer bem até o chocolate derreter.
  3. Depois junte as gemas e mexa bem até verificar uma mistura homogénea.
  4. Coloque o preparado no frigorífico até ficar completamente frio.
  5. Quando estiver frio, coloque na máquina de gelados e proceda de acordo com as instruções. Caso não tenha máquina, coloque o gelado no congelador até solidificar, mexendo de vez em quando, para evitar que se formem cristais de gelo.

17. Compre comida da época

dicas para poupar no verão

Esta sugestão encontra-se entre as dicas para poupar no verão, pois permite-lhe poupar nas compras de supermercado. Compre comida da época e aproveite sempre os descontos e promoções dos bens alimentares que necessitar.

18. Faça exercício ao ar livre

Mais uma das dicas para poupar no verão é largar o ginásio, que tem de pagar mensalmente, e aproveitar o bom tempo para fazer o seu exercício ao ar livre. Além de poupar dinheiro, continuará a manter a sua forma física sem gastar dinheiro.

19. Troque o carro pela bicicleta

dicas para poupar no verão

Aproveite o bom tempo para passear ou ir à praia de bicicleta e deixe o carro em casa. A bicicleta é um ótimo meio de transporte, amiga do ambiente, e ajuda-o a poupar no verão ao não precisar de combustível.

20. Faça as férias em Portugal

Apesar de haver muitos sítios giros lá fora, existem outros imperdíveis em Portugal. Poupar no verão escolhendo o seu país não só contribui para a economia do local que escolher, como também o ajuda a descobrir a beleza do país.

21. Vá de férias na altura certa

dicas para poupar no verão

Se, por exemplo, tentar ir de férias para o Algarve em agosto, é provável que tenha de pagar bastante pela estadia, visto toda a gente querer ir para lá ao mesmo tempo. Mas se for em julho ou no início de setembro, é provável que ainda apanhe bom tempo, mas sem pagar tanto.

22. Tenha atenção antes de viajar

Se vai passar mais do que 2 ou 3 dias fora de casa, é fundamental que tenha cuidado com pequenas coisas antes de sair de casa para não ter surpresas desagradáveis nas contas mensais. Proceda a estas importantes dicas para poupar no verão:

  • Desligue todos os aparelhos elétricos que não precisam de ficar ligados à corrente (televisão, computadores, microondas, máquina de café, ar-condicionado…);
  • Não deixe comida no frigorífico, pois quando quiser comê-la será provável que já esteja estragada (se tiver muita comida, leve-a consigo);
  • Verifique se nenhuma luz ficou ligada, para evitar uma conta da luz elevada;
  • Veja as contas que podem ter data limite de pagamento durante o tempo que vai estar ausente, para que possa realizar o pagamento antecipado das mesmas ou levá-las consigo e pagar antes do prazo;
  • Não diga que se vai ausentar, pois nesta altura costuma haver muito assaltos.

23. Aproveite os festivais de verão sem gastar muito

Se adora os festivais de verão e não quer perdê-los, então economize enquanto lá estiver. Existem muitas maneiras de fazê-lo, como:

Compre bilhetes com antecedência

A primeira coisa a fazer é adquirir antecipadamente os bilhetes, pois se estes forem comprados vários dias antes da data do festival serão sempre mais baratos do que quando comprados perto do evento.

Pode aproveitar ainda as promoções ou os pacotes na altura da compra dos bilhetes para poupar assim um bom dinheiro. Quando estes são postos à venda, por vezes, costuma ter a opção de adquirir um pacote de 3 ou 4 bilhetes por um preço inferior ao que pagaria se os adquirisse individualmente. Divida esta despesa com o seu grupo de amigos e todos pouparão.

Estabeleça um orçamento

Para evitar chegar a meio do festival já sem dinheiro, deve fazer um orçamento onde esteja bem definida a quantia que quer usar por dia. Coloque o montante, em dinheiro, na sua carteira, uma vez que é mais difícil controlar os gastos através do uso de cartões de débido ou crédito.

Não se esqueça de guardar sempre bem a sua carteira para que não a roubem. Opte por levar uma pequena, para dar menos nas vistas, e coloque nela apenas o essencial.

Vá de transportes

Esta é a melhor maneira de chegar ao recinto do festival sem gastar muito dinheiro. Alguns festivais oferecem transporte gratuito de determinadas zonas até ao recinto, por isso aproveite.

Faça campismo

São muitos os festivais que oferecem campismo grátis nas imediações do recinto do festival. Caso esteja indeciso entre alguns festivais, pesquise quais têm campismo grátis e elimine os que não tiverem, para não ter gastos extra.

Leve comida

Não gaste dinheiro a comer fora, sendo esta uma das maiores despesas nos festivais de verão, pois a comida vendida nas barracas no recinto dos concertos tem sempre custos elevados.

Leve comida que não se estrague ao calor, como arroz, massa, enlatados e cereais, por exemplo, sendo estes alimentos fáceis e rápidos de preparar. Não se esqueça ainda de ter um fogão portátil a gás para confecionar a sua comida. Coma sempre bem antes de ir para os concertos, de forma a resistir comprar comida nas barracas.

24. Faça carpooling

carpooling

Partilhe o carro com os seus amigos quando forem todos sair juntos, em vez de se encontrarem no local. Ao irem todos num único carro, estão a poupar dinheiro e a poupar o planeta. Além disso, todos podem contribuir para pagar a gasolina, fazendo da viagem uma pechincha.

25. Lave peças grandes de roupa

Aproveite-o para pôr em dia a sua faxina. Se é certo que as “limpezas de Primavera” são as mais famosas, as de verão são as mais eficazes. Lave aquelas peças grandes de roupa – sobretudos, cortinas, edredões, capas e tapetes – e beneficie dos dias de calor e de Sol para secar mais rápido e clarear os tecidos brancos.

E como vai utilizar a máquina, aproveite para a regular durante esta época de modo a suprimir a centrifugação, se a máquina o permitir, ou pelo menos reduzi-la ao mínimo, poupando assim um pouco mais de energia e facilitando o trabalho ao ferro de engomar.

26. Aproveite as promoções

dicas para poupar no verão

Entretanto, está aí a nova época de saldos (vai de 15 de julho até meados de Setembro) e é outra das dicas para poupar no verão. Embora não seja tão forte como a de Janeiro, estas promoções podem significar um cabaz de pechinchas. É uma boa altura para começar a pensar nas roupas de inverno, nos incontornáveis produtos para a escola dos miúdos ou até mesmo nos presentes de Natal.

Aproveite as promoções de última hora em viagens e hotéis. Se precisa de mais uns dias de descanso, até para ultrapassar a assustador síndroma pós-férias, faça uma pesquisa pelos sites de viagens e de booking para ver as promoções. Voos e quartos vazios é algo que o sector dispensa e as oportunidades surgem nestas alturas.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro e não é responsável pelos produtos apresentados. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se quiser sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].