Inês Silva
Inês Silva
19 Jul, 2022 - 12:00

9 dicas para ser reconhecido no trabalho que deve aplicar já

Inês Silva

Saiba como ser notado pelo seu chefe e ser reconhecido no trabalho com 6 sugestões simples.

happy at work

O mundo laboral assenta, cada vez mais, no trabalho em equipa. Mas, o trabalho que é feito através de várias contribuições individuais, dificilmente será notado no meio de tantos. No entanto, com algumas dicas para ser reconhecido no trabalho, é possível se destacar profissionalmente.

Como já dissemos, é difícil que as suas conquistas lhe sejam atribuídas e pode ser complicado ser notado, mesmo que exerça arduamente o seu trabalho.

Mas temos uma boa notícia para si: pequenos gestos e mudanças de atitude podem tornar o seu trabalho mais visível para chefes e colegas, e ajudá-lo a ter reconhecimento profissional.

O melhor de tudo, é que pode conseguir este efeito sem parecer que está em modo “autopromoção” desenfreada! Tome nota das nossas sugestões e brilhe mais no trabalho.

9 dicas para ser reconhecido no trabalho e se destacar

trabalho equipa sucesso

Assumir a liderança

Conhecer todos os aspetos de um processo, bem como assumir todas as responsabilidades desse mesmo processo, significa para o seu chefe que está preparado para assumir funções de responsabilidade.

Isso quer dizer que ele pode sentir-se à vontade para concentrar-se noutros assuntos, porque saberá que todas as medidas necessárias vão ser tomadas para garantir o sucesso das tarefas. Seja um líder no trabalho.

Fazer perguntas

Nem sempre os chefes comunicam da melhor forma com as suas equipas e, por vezes, novos projetos, novas metas e prazos não são percebidos de forma eficaz pelos colaboradores.

Perguntar e questionar acerca de tudo o que é necessário para cumprir os objetivos é uma forma de demonstrar coragem, interesse e determinação. Ter dúvidas não é sinal de fraqueza no trabalho, mas sim de cuidado.

Lembre-se: o conhecimento sólido da estratégia empresarial permite chegar a soluções inovadoras e criativas.

Admitir que não sabe

Admitir que não sabe não subtrai pontos no trabalho. Este é um sinal de que o seu chefe poderá confiar em si e na sua honestidade diante dos assuntos da empresa. Muitas vezes, sorrir e avançar é o primeiro passo para falhar.

“Não sei, mas aprendo” é a melhor resposta a dar quando não domina um assunto. É mais honesto pedir ajuda.

Mostrar entusiasmo

Esta é mais uma das dicas para ser reconhecido no trabalho: demonstrar paixão pelo que faz, ser simpático e afável influencia positivamente todos os que o rodeiam.

Esta atitude funcionará como motivação para o trabalho em equipa, será notado pelos chefes e pelos colegas e terá o reconhecimento profissional que deseja.

Comprometer-se com o sucesso da empresa

Demonstre que também tem interesse no crescimento da empresa. Ser leal e mostrar o seu empenho nesse crescimento é algo que qualquer chefe adora. Pode questionar e desafiar as decisões do seu chefe em privado, mas defender a sua empresa em público. É assim que se constroem as relações de confiança.

Ter sempre vontade de aprender

A vontade de aprender faz parte das dicas para ser reconhecido no trabalho. São vários os empregadores e recrutadores a considerar que os mais bem sucedidos e respeitados profissionais têm esta característica em comum: a constante fome de conhecimento, que alimenta a evolução.

Trabalhe a inteligência emocional e mostre o domínio das soft skills

A inteligência emocional é a capacidade de lidar com emoções e sentimentos, esta possibilita que mantenha a calma em situações de stress, por exemplo, e encontre soluções criativas para a o problema que tem à frente.

As soft skills estão relacionadas com inteligência emocional. O mercado de trabalho pede, atualmente, profissionais que, além das capacidades técnicas para a atividade profissional, demonstrem também características como, por exemplo, boa comunicação, empatia, criatividade e ética profissional. Encare-as como dicas para ser reconhecido no trabalho.

Lembre-se do marketing pessoal

O marketing pessoal pode ser definido como um conjunto de estratégias que o vão ajudar a atribuir um maior valor à sua imagem pessoal.

Muito mais do que apenas se autopromover, estas estratégias vão fazer com que as pessoas o vejam de uma maneira muito mais positiva.

O marketing pessoal não envolve roupas bonitas, envolve a sua forma de comunicar, criatividade, postura, autoconhecimento e até mesmo a forma como se apresenta nas redes sociais.

Demonstre uma postura sempre ética e atue com profissionalismo com todos os seus colegas, desta forma conseguirá destacar-se e ser reconhecido profissionalmente.

Trate do networking

O networking traz inúmeros benefícios e vantagens para quem se quer destacar no mercado e ser reconhecido profissionalmente.

Ter bons contatos profissionais externos à sua empresa, ou seja, ser reconhecido por outros profissionais da área é uma mais-valia para o seu trabalho ser reconhecido pelos seus colegas.

Agora que já sabe quais as dicas para ser reconhecido no trabalho, só falta aplicá-las ao seu dia-a-dia para obter o resultado desejado.

Veja também