Publicidade:

DIY: 15 dicas simples para pintar a casa e poupar dinheiro

Para quem gosta de fazer as coisas por si mesmo ou não tem orçamento para contratar quem o faça por si, temos 15 dicas de profissionais para pintar a casa.

DIY: 15 dicas simples para pintar a casa e poupar dinheiro
Antes de pintar, não se esqueça de lavar bem as paredes

Para quem acha que pintar a casa não tem quaisquer segredos, desengane-se. Trata-se de uma verdadeira arte e, por isso, se quer um trabalho bem feito e um resultado final cinco estrelas, deve conhecer algumas técnicas e truques. Para isso, reunimos 15 dicas dos profissionais para pintar a casa que temos a certeza que lhe vão ser da máxima utilidade.

Fique a conhecê-las e ponha em práticas estas dicas dos profissionais para pintar a casa na hora de pegar no balde e no pincel.

15 dicas para pintar a casa: simples, práticas e muito úteis


pintar casa

1. Misture as tintas, antes de pintar

Misture num recipiente a tinta de que vai precisar para fazer a pintura. Isto porque, mesmo tintas da mesma cor, se provierem de lotes diferentes, podem gerar ligeiras variantes de tonalidade. Portanto, o ideal é fundi-las antes de as aplicar na superfície.

2. Forre com cartão

Cubra o chão com cartão. É o material ideal, pois é barato e absorve a tinta, fazendo com que ela seque mais rapidamente.

3. Atente no tempo de secagem

O tempo de secagem varia consoante o clima. Se estiver muito húmido, a tinta terá maior dificuldade em secar, enquanto que com tempo muito seco ou quente, a tinta pode não espalhar convenientemente e deixar manchas na superfície. Evite sempre pintar em dias com humidade inferior a 10%.

4. Lave bem antes de pintar

Limpe a parede com água e detergente e, no caso de manchas de humidade, aplique lixívia. Riscos de caneta saem com álcool ou, em último caso, lixando.

5. Isole o rodapé

Limpe o pó e, com a ajuda de uma régua, aplique fita adesiva no rodapé. Pinte a parede do centro até baixo, de formo ao pincel não chegar tão húmido à fita e ao rodapé.

6. Proteja as dobradiças

Se também vai pintar as portas, tenha cuidade para não encher de tinta as dobradiças. Tal, além de inestético, dificulta posteriormente a abertura e o fecho das portas. A nossa dica é que, antes de pintar, aplique um pouco de vaselina líquida. Elas vão ficar oleosas, impedindo assim que a tinta agarre.

7. Tape as maçanetas

Assim como as dobradiças, também as maçanetas da porta devem ser protegidas da tinta. Neste caso, a sugestão é que as embrulhe em papel de alumínio. Não falha!

8. Raspe os vidros das janelas

Os vidros das janelas não podem ser isolados por isso, ao pintar, passe sempre o rolo na direção oposta à da janela. Se mesmo assim, caírem algumas gotas de tinta nos vidros, só tem de passar uma espátula, de preferência de plástico, e retirar assim a tinta já seca.

9. Utilize o pincel para os pormenores

O rolo é o indicado para superfícies amplas, mas não tão eficaz em detalhes como os cantos. Por essa razão, as zonas que o rolo não alcança, devem ser pintadas recorrendo a um pincel.

10. Use a técnica do W

Para uma pintura uniforme, sugerimos a técnica do W. Divida a parede em parcelas, começando por desenhar um W na vertical. Quando ele desaparecer, siga para outro pedaço de parede. Esta técnica ajuda, entre outras coisas, a não exagerar por excesso ou por defeito na quantidade de tinta aplicada.

 

11. Siga o passo a passo

Comece por passar o pincel nos limites da parede. Ainda antes de secar, preenche a área de parede restante com o rolo. Aguarde três horas e repita a aplicação. A segunda de mão irá eliminar as diferenças entre o que foi pintado a pincel e o que foi passado a rolo.

12. Mantenha a lata limpa

Acha impossível manter a lata de tinta limpa? Olhe que não é. Coloque um elástico a toda à volta da lata e use esse elástico para passar o pincel embebido na tinta.

13. Dê um efeito único à sua pintura

Pinte uma camada mais clara com o rolo e deixe secar. Depois pegue num pedaço de pano, molhe na tinta, torça e bata com ele na superfície. Conseguirá um efeito manchado deslumbrante.

 

14. Crie o efeito triângulo

Pinte a parede de branco e deixe secar bem. Depois coloque fita na parede, formando vários triângulos. Agora, pinte-os noutro tom e deixe secar. Finalmente, pinte outros triângulos ainda com um terceiro tom e espere que seque. Retire as fitas et voilà!

 

 

15. Crie o efeito escova

Depois de dar a segunda de mão de tinta, e antes desta secar, passe uma escova ou vassoura no sentido que quiser (vertical, horizontal ou diagonal). Vai adorar o resultado final!

 

Anote num papel estas preciosas dicas dos profissionais para pintar a casa e guarde-as bem. Quem sabe na próxima renovação de sua casa, elas lhe sejam da máxima utilidade quando quiser refrescar as paredes de sua casa, com novas cores e tons.

Veja também:

Limpeza e Arrumação