Publicidade:

Dificuldade de aprendizagem: 4 dicas para superar

O seu filho revela dificuldade de aprendizagem? Há estratégias que pode usar para o ajudar a superar esses obstáculos e ter melhores resultados.

Dificuldade de aprendizagem: 4 dicas para superar
Saiba como pode ajudar o seu filho a superar dificuldades

Há vários alunos que revelam dificuldade de aprendizagem ao longo do seu percurso escolar. Para os pais, esta situação pode parecer um obstáculo muito difícil de contornar, no entanto, há boas notícias. Há, na verdade, estratégias que pode usar para ajudar o seu filho a superar a sua dificuldade de aprendizagem, alcançando melhores resultados nos desafios que a escola lhe apresenta diariamente. Saiba como pode, então, ajudar o seu filho nesta direção.

Como contornar a dificuldade de aprendizagem do seu filho?


dificuldade de aprendizagem

1. Não o torne demasiadamente dependente de si

Os alunos devem aprender a ser autónomos do estudo. É essencial que os pais estejam lá para tirar dúvidas e apoiar, mas não podem fazer as tarefas pelo seu filho. Isto significa que cada aluno deve aprender a refletir sobre o que lê, a selecionar a informação mais importante, a fazer os seus próprios resumos, numa linguagem que entenda quando for estudar.

2. Verifique se o seu filho não tem dificuldade de concentração

Muitas vezes, um dos problemas que estão por detrás da dificuldade de aprendizagem é a falta de concentração. Existem técnicas que pode ensinar ao seu filho, de modo a que ele consiga ter mais concentração. Se não for suficiente, deverá consultar o pediatra do seu filho, de modo a poder ser aconselhado sobre o que mais poderá fazer relativamente a esse problema.

3. Esteja atento às dificuldades do seu filho

Há alunos muito fechados, tímidos, que não conseguem expressar as suas próprias dificuldades. Por esse motivo, deverá estar sempre muito atento às dificuldades do seu filho, de modo a traçar um plano de ação.

4. Peça ajuda a um profissional

O que acontece muitas vezes, é que os alunos não sabem estudar. Assim, marque uma consulta de aconselhamento de métodos e técnicas de estudo, com alguém especializado, que possa ajudar o seu filho a organizar os conteúdos e a aprender a estudar, tornando-se mais autónomo e seguro.

Estas são 4 dicas essenciais sobre como pode superar a dificuldade de aprendizagem, dando-lhe as ferramentas necessárias para atingir um maior sucesso escolar. No início, pode parecer algo muito difícil de atingir, mas verá que, com o tempo e as estratégias adequadas, conseguirá ver resultados marcantes.

Comece já hoje a fazer a diferença na educação de quem mais ama e surpreenda-se com aquilo que o seu filho será capaz de alcançar em termos escolares e de aprendizagem de conteúdos.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.