Publicidade:

Dificuldade em acordar? Há um chá que pode ajudar

Acordar de manhã pode ser um pesadelo e as tarefas do dia ficam ameaçadas pela dificuldade em sair do aconchego dos lençóis. Mas há um chá que pode ajudar.

Dificuldade em acordar? Há um chá que pode ajudar
Conheça os benefícios do Panax Ginseng

Bom dia (!)”. Nem sempre é um dia bom, nem sempre é literal. Muitas vezes, não passa do cumprimento da regra de boa educação que marca o arranque do dia. Mas este dia, estes dias, todos os dias… têm um início tão difícil!

O despertar é árduo, cada membro pesa uma tonelada, a vontade de sair do quentinho é nenhuma e o sono apodera-se do corpo como um ataque de inércia. Este cenário é comum em muitas pessoas e se tem contornos menos problemáticos quando não há compromissos matinais, o mesmo não se pode dizer quando existem obrigações imperiosas a cumprir pela manhã.

Os dias frios e chuvosos do outono e inverno pioram a apatia matinal. Esta fase do ano é mais propícia à apatia, à melancolia e ao abatimento do humor que se manifesta mais no início do dia.

As pessoas que têm traços depressivos ou com mais propensão para depressão sentem, pela a altura da queda da folha no outono, uma falta de forças para enfrentar o dia que está a começar. Sentimentos negativos de incapacidade de lidar com as responsabilidades podem ser um manifesto de uma possível recidiva, que deve ser encarada e tratada devidamente.

Panax Ginseng: o chá que combate a dificuldade em acordar

Uma das plantas mais antigas da medicina natural e das mais estudadas em investigações científicas no mundo inteiro é o Panax Ginseng ou Ginseng Coreano, sendo que é utilizada a sua raiz.

As suas propriedades terapêuticas são tão ricas e com destaque tão diferenciado na medicina que é também chamada da planta da longevidade.

As suas principais propriedades estão relacionadas com o facto de ser um revigorante físico e psíquico, pelo aumento de energia do organismo, ao mesmo tempo que reduz o stress, potencia um melhor desempenho e uma maior capacidade de exercício físico, trabalho, concentração e combate doenças cancerígenas, infeciosas e cardiovasculares.

Melhora e aumenta o sistema imunitário, tem ação adaptogénica, ou seja, ação sobre o eixo hipotálamo-hipófise-supra-renais, diminuindo a produção de cortisol e adrenalina, hormonas responsáveis pelo stress e associadas à dificuldade em dormir e descansar.

cha Ginseng

Benefícios do Panax Ginseng

O consumo diário de chá de Ginseng Coreano, especialmente pela manhã:

  • Reduz a fadiga e o cansaço crónico;
  • Aumenta a força muscular e a performance física;
  • Melhora a função cognitiva na atenção e memória;
  • Diminui o stress e aumenta a concentração de seretonina, combatendo o humor deprimido;
  • Tónico da energia física e mental.

Esta planta (raiz) medicinal, também pode ser tomada sob a forma de extrato líquido ou suplemento alimentar, disponível em ervanárias ou dietéticas.

Outras propriedades do Ginseng Coreano:

  • Previne o envelhecimento cerebral;
  • Protetor cardiovascular;
  • Coadjuvante na quimioterapia com redução dos efeitos adversos;
  • Diminui o risco de desenvolver cancro;
  • Melhora a função sexual;
  • Usado no tratamento de infertilidade masculina;
  • Aumenta a resistência à fome;
  • Diminui a hipersensibilidade ao frio.

 

Veja também:

Ana Luisa Santo Ana Luisa Santo

Enfermeira especializada em acupuntura e medicina tradicional chinesa. É uma apaixonada pela saúde natural e terapias alternativas, explorando ativamente formas seguras de cuidar a saúde e o bem-estar. Trabalhou no Serviço de Cuidados Intensivos do Hospital Geral Santo António, Porto. Atualmente trabalha na consulta de acupuntura do Hospital da Lapa. Docente no Instituto Jean Piaget. Enfermeira voluntária na AMI.