Publicidade:

Domiciliação de ordenado: faça as contas e conheça as vantagens

A domiciliação de ordenado nas chamadas contas ordenado veio para facilitar a nossa vida. Saiba como funciona e conheça as vantagens.

Domiciliação de ordenado: faça as contas e conheça as vantagens
Saiba com o que pode contar na altura de assinar o contrato

Hoje em dia, é fácil esquecer que até há poucas décadas era comum o salário ser pago “em mãos”. Atualmente, as contas bancárias vieram facilitar os processos de pagamento de salários através de uma simples transferência.

Domiciliação de ordenado: como funciona?


domiciliação de ordenado

A domiciliação de ordenado é considerada por muitos um dos melhores produtos que os bancos disponibilizam. Sem despesas de manutenção, nem anuidades ou quaisquer cartões, a conta ordenado diferencia-se da conta à ordem pelo facto de disponibilizar uma linha de crédito com um plafond que tem como referência o salário do cliente.

Ou seja, o valor da conta pode “duplicar” ao final do mês numa espécie de reserva financeira para o cliente, em caso de necessidade (a chamada “facilidade de descoberto”). Algumas instituições bancárias chegam até a permitir um crédito até três vezes o valor do salário do cliente, o que pode ser bastante atrativo.

Mas atenção: de acordo com a Associação Portuguesa de Bancos (APB), a utilização desse plafond “é o mesmo que gastar antecipadamente um montante correspondente a ordenados que ainda estão por receber”. Ou seja, se essa utilização não for acautelada, pode tornar-se uma verdadeira armadilha para qualquer orçamento.

Na maioria dos casos, esta linha de crédito pressupõe uma TAEG (que é o valor que vai pagar pelo empréstimo concedido) mais elevada do que num crédito pessoal e, por isso, é importante comparar os valores das diferentes propostas de mercado antes de avançar para a assinatura de um contrato deste género.

Para evitar surpresas, regularize essa dívida o mais rápido possível para, assim, evitar o pagamento de taxas de juro e de comissões de utilização dessa quantia.

Principais vantagens

Além da isenção das despesas de manutenção da conta, a domiciliação de ordenado isenta o pagamento das comissões nas transferências interbancárias e da emissão de cheques. A domiciliação de ordenado permite ainda obter um spread mais baixo na altura de recorrer a um crédito a habitação.

Para atrair e fidelizar novos clientes, alguns bancos também oferecem alguns brindes (é o caso de tablets e máquinas de café, por exemplo). Por isso, não escolha uma conta ordenado com base nos brindes oferecidos pelos bancos. Esteja atento às taxas de juro que são cobradas e escolha a opção mais indicada ao seu perfil.

Como em qualquer situação que exige a assinatura de contratos, “o seguro morreu de velho”. Ou seja, leia todos os pontos da Ficha de Informação Normalizada (FIN) para perceber quais os custos, taxas de juro e vantagens da conta ordenado.

Veja também: