Publicidade:

6 hábitos que lhe podem causar dor nas costas

Sentir dor nas costas pode ser muito incómodo. Descubra os hábitos que pode mudar para melhorar esta condição e os tratamentos mais adequados.

6 hábitos que lhe podem causar dor nas costas
Descubra pequenos hábitos que lhe podem causar dor nas costas

Dor nas costas é uma das principais queixas entre pessoas adultas. Embora sentir dor nas costas seja desagradável e desconfortável, na maioria dos casos, este sintoma não está associado a um problema grave.

Apesar de poder afetar qualquer pessoa em qualquer idade, as dores nas costas são significativamente mais comuns nos adultos entre 35 e 55 anos de idade. Os médicos e especialistas afirmam que estas dores estão associadas à forma como os nossos ossos, músculos e ligamentos se conectam.

Por isso, sentir dor numa parte específica das costas pode significar coisas diferentes: dores na parte superior das costas podem estar ligadas a problemas na aorta, distúrbios no peito ou alguma inflamação na coluna; enquanto dores na metade inferior podem significar problemas entre os discos intervertebrais, inflamação nos nervos ou até distúrbios nos órgãos do abdómen e da pelve.

6 hábitos que podem estar na origem da sua dor nas costas


Má postura

ma postura

Sentado ou em pé, estar sempre encurvado pode danificar os discos intervertebrais e trazer muito desconforto.

Colchão inadequado

dor nas costas

O colchão perfeito deve ser firme o suficiente para apoiar as costas, mas macio que baste para adaptar-se ao formato do corpo. Para ser o colchão ideal, tudo vai depender dos seus hábitos de sono e se apresenta ou não dores nas costas.

Dormir com a barriga para cima (ou para baixo)

dormir

Se já tem dores nas costas, dormir dessa maneira pode piorar a condição. O melhor é tentar dormir de lado, com uma almofada entre os joelhos para aliviar a pressão nos joelhos e na região lombar.

Ficar sentado muito tempo

dor

Ficar muito tempo na mesma posição acaba por irritar os músculos, o pescoço e a coluna. Se tiver má postura, ainda pior. Procurar uma cadeira com um bom suporte para as costas é essencial, mas ainda assim, tente fazer pequenos alongamentos durante o dia.

Vida sedentária

sedentarismo

Ser sedentário é meio caminho para sentir dor nas costas no futuro. A coluna precisa de músculos fortes para ter suporte. Exercícios que trabalhem os músculos, mesmo em pequenas atividades diárias, como carregar os sacos das compras ou subir escadas, já ajudam muito. Exercícios de baixo impacto como caminhadas e natação ajudam a proteger os discos intervertebrais e, consequentemente, as vértebras da coluna.

Carregar muito peso na bolsa ou mochila

dor nas costas

Mochilas excessivamente pesadas são a maior causa de reclamação de dores nas costas entre crianças em idade escolar. O ideal é que uma mochila pese apenas 20% do peso da criança e que seja transportada com o uso das duas alças. Este último detalhe vale também para os adultos.

Tratamentos para a dor nas costas


As dores nas costas podem ser divididas em dois grupos: as dores crónicas e as dores pontuais. As dores crónicas são aquelas que crescem de maneira gradual durante alguns meses e depois acabam por tornar-se constantes. As dores pontuais acontecem de repente e não duram mais do que três meses.

Nos casos mais extremos, o único tratamento possível é a cirurgia. No entanto, alguns dos tratamentos mais comuns são:

  • Medicação específica;
  • Fisioterapia;
  • Injeções de cortisona;
  • Terapia cognitivo comportamental;
  • Ioga;
  • Acupuntura;
  • Quiropraxia;
  • Osteopatia;
  • Shiatsu.

 

Veja também: