Publicidade:

E-commerce: o que é e que oportunidades de emprego oferece

Várias marcas apostam no e-commerce e, por consequência, aumenta também a procura de profissionais especializados. Que saber mais? Fique atento!

E-commerce: o que é e que oportunidades de emprego oferece
Conheça algumas das profissões desta área

O e-commerce ou, em português, comércio eletrónico, é, basicamente, a compra e venda realizada através Internet. É tudo o que podemos comprar, desde roupa, tecnologia, alimentação, entre outros itens, recorrendo a meios digitais.

O comércio eletrónico tem vindo a transformar a economia mundial, permitindo às marcas alargar os seus canais de venda e de comunicação e, assim, alcançar novos clientes sem aumentar custos, por vezes, até reduzindo, e sem necessidade de uma loja física para vender os seus produtos ou serviços.

Com a evolução deste conceito de venda eletrónica, grandes negócios à escala mundial têm surgido como, por exemplo, a Amazon, Alibaba, Aliexpress, Ebay, entre outros.

O crescimento dos dispositivos móveis, a massificação da inteligência artificial e as mudanças nas gerações de consumidores, vão mudando radicalmente o comércio online. A ACEPI – Associação da Economia Digital, no estudo Economia Digital em Portugal, prevê que, em 2020, mais de metade da população mundial utilizará a Internet e, em 2025, dos 7 mil milhões de pessoas do mundo, 68,4% estarão online e destas, 36,7% vai fazer compras na Internet.

O que é o e-commerce?


O e-commerce refere-se às vendas pela Internet, realizadas por uma determinada empresa ou marca através de uma plataforma virtual própria.

Mais do que uma tendência, a transação eletrónica de bens e serviços cresce a olhos vistos, sendo vista pelos consumidores digitais como uma oferta mais privilegiada. Apesar deste crescimento, existem ainda muitas dúvidas sobre este conceito, quer da parte dos consumidores, duvidando da segurança da compra e pagamento online, quer da parte das empresas que ainda não se consciencializaram dos benefícios que podem conseguir através da compra e venda online dos seus produtos e serviços.

Existem casos de sucesso como, por exemplo, a Amazon, o maior retalhista online que tem dominado o comércio eletrónico nos Estados Unidos e, em Portugal, o caso da Farfetch que continua a ganhar quota de mercado e ser a plataforma digital que lidera a indústria da moda de luxo.

Que oportunidades de emprego oferece o e-commerce?


E-commerce

Há cada vez maias marcas e empresas a apostar no comércio eletrónico, criando, assim, uma grande procura de profissionais especializados. Conheça algumas das profissões desta área.

Marketing Manager / Gestor de Marketing

Os sites de comércio eletrónico procuram profissionais que possuam capacidades organizacionais e de liderança para garantir a implementação e execução das estratégias de marketing em toda a empresa. Para ser Gestor de Marketing é, a maior parte das vezes, necessário ter alguma experiência. No entanto, para dar o primeiro passo, é importante ter formação académica na área de Marketing.

Content Creator / Criador de Conteúdos

O consumidor, para comprar, procura conteúdo rico em informações sobre o produto e também sobre a forma como se desenvolve a compra e, se necessário, como se processam as trocas, devoluções e o apoio ao cliente ou assistência na compra.

Nas lojas virtuais, estas informações são essenciais para evitar que os clientes procurem outro website de vendas online. Por isso, os escritores técnicos e criativos são bastante importantes neste processo, pois um conteúdo rico pode gerar receitas e manter a vitalidade da marca e do produto.

As áreas de formação podem ser variadas, tudo dependerá do tipo de conteúdo, mas dá jeito saber e gostar de escrever para este tipo de plataformas.

Web designer

Esta é óbvia, é importante ter um website que atraia potenciais clientes, criando anúncios e imagens criativas para dar suporte a campanhas e promoções ao longo do ano. O papel do trabalho é vital para todas as empresas de comércio electrónico como design gráfico e web são fundamentais para o marketing online.

A formação destes profissionais deverá ser nas áreas do Design Gráfico, Design e Multimédia, etc.

Project Manager / Gestor de Projeto

Esta oportunidade de trabalho abrange uma série de responsabilidades, que começam com a recolha de toda a informação necessária para um determinado projeto e, depois, escolher a equipa adequada para realizá-lo com sucesso. As etapas seguintes incluem a análise das atividades, criação de cronograma, monitorizar a progressão e garantir que tudo o que está a ser feito é suficiente para o site ficar pronto a carregar os novos produtos.

Se o website oferecer produtos mais personalizados, será necessário que o Project Manager vá interagindo com o cliente para garantir que ele esteja satisfeito. Embora não sendo obrigatório, é importante que este profissional tenha formação na área das Tecnologias da Informação.

Programador C#

C# é uma linguagem de programação orientada a objetos que permite criar uma variedade de aplicações seguras e robustas, sendo fortemente utilizada para o desenvolvimento de aplicações tradicionais em Windows, Web e também para dispositivos móveis.

Um ótimo Programador de C# é capaz de lidar com muitos aspetos do desenvolvimento de uma aplicação que podem ser executados nos vários dispositivos ou até mesmo processos sofisticados de backend que potencializam as aplicações de comércio eletrónico.

Social Media Manager / Gestor de Redes Sociais

O Social Media Manager pesquisa o mercado, planeia e projeta as estratégias que serão usadas nas redes sociais para uma campanha de marketing. Este profissional pode ser do Marketing ou Comunicação com especialização na área do Marketing Digital.

Veja também:

Inês Silva Inês Silva

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e com uma pós-graduação em Assessoria de Comunicação pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, o seu percurso profissional foi sempre na área da comunicação com a criação dos mais diversos tipos de conteúdos.

Saiba tudo sobre emprego