Publicidade:

Earbuds: o que são e como funcionam

Se procura os melhores fones  sem fios, tenha também em consideração os earbuds - um modelo que pode ser uma ótima opção.

Earbuds: o que são e como funcionam
Auscultadores de outra dimensão

Talvez conheça um dos modelos de earbuds mais famosos, e talvez esses o ajudem a situar se não conhecer esta nova gama de fones: os AirPods, os auscultadores mais recentes da Apple (sem fios). Existem modelos para diferentes preços, dependendo das características e da marca de cada um.

Earbuds: descubra se são a melhor opção para si


airpods

Em primeiro lugar, importa perceber aquilo que difere uns earphones de uns earbuds. Para além das características e da qualidade de som, existe outro fator que facilmente distingue uns de outros: a forma de “encaixe” no ouvido é diferente.

Enquanto que os earphones são inseridos na parte interna do ouvido, os earbuds apoiam-se na parte externa do mesmo, algo que não é tão prejudicial para a saúde auditiva.

Por isso, se procura uns fones para praticar exercício físico, por exemplo, os earbuds podem não ser a melhor opção – já que, na sua maior parte, são universais (não adaptáveis a cada pessoa) e podem cair facilmente.

Earbuds vs. fones wireless

Existem diferenças ao nível de características, como acontece com qualquer dispositivo eletrónico. Mas existe um outro fator que pesa na diferença destes tipos de auscultadores. Existem muitas opções que, por não se conectarem, através de fio, ao seu telemóvel (ou leitor de música), são considerados wireless (sem fio).

No entanto, a sua maior parte (se não todos) incluem um fio (mais pequeno) que conecta um fone a outro e que, por vezes, tem até incluído um dispositivo mais pequeno que permite controlar o volume/troca de música e até um sistema de encaixe que permite fixar na roupa.

Por outro lado, os earbuds são dispositivos que, efetivamente, não têm qualquer fio, conectando-se a 100% um com o outro e com o dispositivo que está a emitir o som pretendido. São, por isso, independentes e dependem de uma bateria que tem de ser carregada quando se esgota.

airpodsFonte da Imagem: Unsplash/Divulgação

As desvantagens deste tipo de auscultadores também existem e podem pesar na sua decisão. Uma das principais é a autonomia da bateria, que ainda é curta face às necessidades que os utilizadores têm. Outra das desvantagens a ter em conta é, sem dúvida, o preço, existindo modelos que podem mesmo ultrapassar os 300€.

Contudo, os earbuds são uma excelente opção se estiver disposto a fazer um investimento maior e se, de facto, procurar fones que não tenham qualquer conexão através de fios e que se conectem facilmente ao Bluetooth de um telemóvel ou leitor de música – reproduzindo som de qualidade e sem falhas.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.