Publicidade:

Como aumentar a eficiência energética de sua casa: 10 dicas

Faça da sua casa um exemplo de eficiência energética. Consuma menos, seja amigo do ambiente e tudo com o máximo conforto.

Como aumentar a eficiência energética de sua casa: 10 dicas
Isolamento térmico é uma das principais medidas

O tema da eficiência energética está na ordem do dia, num momento em que todos temos de consumir menos e precisamos de soluções práticas e funcionais para alcançar esse propósito, mantendo o conforto e a comodidade das nossas casas. Felizmente, já são muitas as opções disponíveis no mercado para o ajudar nesta tarefa e, algumas, nem requerem qualquer intervenção ou obra. Por isso, anote o que fazer para aumentar a eficiência energética de sua casa.

Eficiência energética: 10 dicas práticas para aumentar para sua casa


eficiencia energetica

1. Instale painéis solares

Os painéis solares e/ou um sistema geotermal são soluções que permitem usar a temperatura do solo de modo a reduzir a energia utilizada para aquecer ou arrefecer a casa tornando-se, por isso, uma opção ótima para tornar a sua casa mais eficiente.

Conheça os painéis fotovoltaicos >>

2. Crie telhados verdes

A vegetação é uma ótima forma de isolamento. Logo, deixá-la crescer sobre o telhado, pode ser uma maneira de conseguir proteger a sua casa do calor e do frio.

3. Adquira chuveiros inteligentes

A poupança de água durante os banhos, pode passar também pela compra destes chuveiros que, em comparação com os tradicionais, podem poupar até 40% da água que habitualmente consome.

4. Escolha pisos de massa térmica

Estes materiais são usados para manter a temperatura, o que evita o recurso a eletrodomésticos de combate ao calor ou ao frio.

5. Crie reservatórios de água

Esta é uma medida essencial e muito simples que permite reutilizar as águas das chuvas na rega do jardim ou nas descargas das sanitas.

6. Invista no isolamento térmico

Comece por isolar bem a sua casa. Coloque um novo isolamento nas paredes, sobretudo nas laterais, assim como no teto e no telhado. Verifique se há brechas ou fendas em casa que possam ser uma fonte de infiltrações ou fugas de calor. As janelas, portas, chaminés, lareiras, condutas de ar e sótãos são locais propícios ao aparecimento destas brechas. Não menospreze o isolamento das paredes, garagens e sótãos.

O seu isolamento contribui para uma maior eficiência energética de toda a casa. Nos sótãos, é costume o uso de fibra de vidro e de celulose para o seu isolamento. Já nas paredes, pode preencher as fendas com reboco ou gesso.

7. Substitua os eletrodomésticos antigos

Mal lhe seja possível, substitua os seus eletrodomésticos antigos. Esta é uma das medidas que mais o vai fazer poupar na fatura da eletricidade. Apesar dos eletrodomésticos eficientes serem mais caros, rapidamente receberá o retorno do investimento através da redução do consumo de energia. Quando usar as máquinas da roupa e da loiça, não se esqueça de as encher ao máximo.

8. Renove as janelas e as portas

As janelas e as portas são uma grande fonte de perda de calor numa casa, por isso, deve calafetá-las e colocar vidros duplos nas janelas.

energia

9. Troque as lâmpadas incandescentes

No lugar das lâmpadas incandescentes, coloque fluorescentes. Estas últimas são mais caras sim, mas a poupança energética é notória, mesmo que não mude toda a iluminação de sua casa.

10. Plante uma árvore

Se a sua casa tiver espaço exterior, plante uma árvore e faça uso dela para criar sombra sobre a área da casa mais exposta ao sol durante o Verão. Tal irá ajudar a refrescar a sua casa e, no inverno, quando a árvore estiver sem folhas, ela permitirá a entrada da luz solar, aquecendo a habitação.

E, já agora, já ouviu falar do Casa Eficiente 2020? Este é um programa que promete melhorar a qualidade e eficiência das casas que forem selecionadas no concurso. Por isso, fique a saber mais, consultando o regulamento e candidatando-se, aqui.

Se ainda não fez nada para melhorar a eficiência energética de sua casa, comece pelo mais básico: troque as lâmpadas incandescentes e crie reservatórios de água. Verá como estas pequenas iniciativas já irão produzir efeitos bem notórios e que o farão querer continuar a aumentar a eficiência energética do seu lar. Passo a passo, terá uma casa 100% eficiente, amiga do ambiente e da sua carteira e, sempre, com o máximo conforto e comodidade.

Veja também:

Limpeza e Arrumação