Sónia Santos Pereira
Sónia Santos Pereira
05 Fev, 2018 - 10:21

7 casos de sucesso de empreendedores que começaram tarde

Sónia Santos Pereira

Empreendedores que começaram tarde e fizeram sucesso? Não é um mito. Há inúmeros exemplos que demonstram que a idade não é determinante para o sucesso.

7 casos de sucesso de empreendedores que começaram tarde

A realidade prova que há diversos exemplos de empreendedores que começaram tarde e alcançaram o sucesso – mais precisamente depois dos 40 ou 50 anos. Sonha em iniciar uma nova carreira profissional, desenvolver uma aptidão, apostar naquela ideia em que há anos pensa? Pois, acredite: uma boa ideia de negócio pode mudar a sua vida em qualquer altura.

Os empreendedores que começaram tarde não se deixaram levar pela conversa de que a idade já pesa ou de que já não é jovem para recomeçar. Os fundadores da Coca-Cola, do McDonald’s e da GAP são provas de que isso é mesmo mito. São empreendedores que começaram tarde.

Aqui, em Portugal, podemos falar do escritor José Saramago. Foi jornalista durante várias décadas e só lançou o seu primeiro romance contava já 60 anos. O resultado? Foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1998.

Listamos aqui 7 exemplos de empreendedores de sucesso que começaram tarde. Inspire-se – afinal, nunca é tarde demais para começar.

Sucesso: 7 empreendedores que começaram tarde

Há oportunidades ao virar da esquina. Olhe à sua volta… Foi o que fizeram estes 7 empreendedores.

1. John Pemberton

placeholder-1x1

Fonte: Flickr 

O americano John Pemberton é o criador da fórmula da Coca-Cola. Tinha 55 anos quando tornou o seu sonho realidade. Este farmacêutico queria criar uma bebida refrescante e medicinal e, em 1886, produziu o primeiro lote de Coca-Cola. É, provavelmente, a bebida mais conhecida do mundo.

2. Stan Lee

placeholder-1x1

Fonte: Flickr

O Homem-Aranha, o Incrível Hulk ou Os Vingadores dizem-lhe alguma coisa? São alguns dos super-heróis concebidos por Stanley Lieber, conhecido por Stan Lee. Tinha 39 anos quando o sucesso lhe bateu à porta, com o lançamento da primeira história em BD do grupo “O Quarteto Fantástico”. Hoje, quem não conhece os super-heróis da Marvel Comics?

3. Donald Fisher

placeholder-1x1

Fonte: Wikimedia Commons

Donald Fisher tinha 40 anos quando, em conjunto com a mulher, abriu a primeira loja da marca norte-americana GAP. A GAP é, na atualidade, uma marca de pronto-a-vestir mundialmente conhecida, com lojas espalhadas um pouco por todo o planeta. Em Portugal, também tem presença.

4. Vera Wang

placeholder-1x1

Fonte: Wikimedia Commons

Vera Wang é uma estilista de renome mundial. Trabalhou sempre no mundo da moda – quer como jornalista, quer como criativa. Foi aos 41 anos que o seu nome saiu do anonimato.

Vera Wang, americana de ascendência chinesa, é especialmente conhecida pelos vestidos de noiva. A norte-americana abraçou o seu gosto pela moda e encontrou um nicho de mercado para deslumbrar.

5. Sam Walton

placeholder-1x1

Fonte: Wikimedia Commons

Foi este homem que fundou o Walmart, uma rede gigantesca de supermercados e hipermercados. Sam Walton tinha 44 anos quando, com o apoio do irmão, abriu a primeira loja Walmart, com base no conceito de loja de descontos. Estávamos em 1962. Dois anos depois contavam 24 lojas. A Walmart explora atualmente quase cinco mil espaços comerciais e é uma das maiores empresas do mundo.

6. Ray Kroc

placeholder-1x1

Fonte: Wikimedia Commons

“Cuide do cliente e o negócio cuidará de si mesmo”. Esta frase de Ray Kroc é sinónimo da sua vida profissional. Este norte-americano viu num pequeno restaurante da Califórnia chamado McDonald´s um enorme potencial de negócio. Já contava 52 anos quando concretizou um acordo de franchising com os irmãos McDonald e começou a explorar o seu restaurante. Anos mais tarde comprou a quota dos irmãos McDonald. Sobre os restaurantes McDonald’s não é preciso dizer mais nada.

7. Coronel Sanders

placeholder-1x1

Fonte: Wikimedia Commons

O Coronel Sanders, ou Harland David Sanders, foi o fundador dos restaurantes Kentucky Fried Chicken (KFC). Este empreendedor lançou-se no novo negócio já reformado. A sua imagem é ainda hoje utilizada na publicidade e no logo do KFC.

Não há, assim, empreendedores de sucesso que começaram tarde, há empreendedores. Ponto final.

Veja também:

Artigos Relacionados