Publicidade:

Procura um emprego de verão? 4 sugestões a ter em conta

Ter um emprego de verão pode ser a escolha acertada para quem pretende ganhar algum dinheiro extra ou enriquecer o CV- particularmente, para os jovens estudantes.

Procura um emprego de verão? 4 sugestões a ter em conta
Conheça algumas opções de emprego nesta estação do ano

Ter um emprego de verão pode ser importante para todas as pessoas que desejem enriquecer o currículo, consolidar competências em áreas diversas, e que estejam disponíveis para abdicar de uma parte dos seus tempos livres e férias em prol de um objetivo concreto, que lhe possa trazer outros benefícios. Mas que opções pode encontrar para um emprego de verão? Confira as nossas sugestões e escolha aquele que se adequar mais à sua personalidade e expectativas.

Emprego de Verão: para quem?


Para todas as pessoas que desejem enriquecer o currículo, consolidar competências em áreas diversas e disponíveis para abdicar de uma parte dos seus tempos livres e férias.

babysitting

Quais os setores que mais procuram mão-de-obra no Verão?

Naturalmente, os setores profissionais com mais demanda de mão-de-obra para trabalhos de verão são o da Hotelaria, da Restauração, do Turismo e do Entretenimento. O setor da Educação, mediante a organização de atividades de tempos livres e de colónias de férias para crianças e jovens, também poderá oferecer oportunidades de trabalho na época estival.

Muitos hotéis, restaurantes e serviços turísticos reforçam as suas equipas nas épocas média e alta. Assim, o ideal será começar a procurar o seu emprego de Verão em Abril ou Maio de cada ano.

O desafio que se põe às pessoas que querem trabalhar nestas áreas é que os empregadores exigem, cada vez mais, pessoal qualificado, com cursos técnicos ou superiores nas áreas do serviço de mesa e bar, da cozinha ou da Gestão e Animação Turística.

Imprescindíveis são também os conhecimentos de línguas estrangeiras, uma excelente imagem e competências de comunicação muito bem consolidadas. A disponibilidade de horários é um fator eliminatório para a maioria dos empregadores, visto que nos setores em análise os períodos de acréscimo de trabalho são os fins de semana, os feriados e os períodos de férias.

Emprego de verão: algumas opções a ter em conta


empregos de veraoFonte: Pixabay/Pexels

1. Nadador Salvador

Este é um emprego de verão frequentemente procurado. Contudo, nem todos o conseguem, pois há vários requisitos necessários. Afinal de contas, estamos a falar de pessoas que poderão vir a ter de salvar vidas, o que é uma enorme responsabilidade.

Assim, um aspirante a nadador salvador terá de prestar provas e ser aprovado, além de possuir robustez física. Para se candidatar, terá de estar atento ao site do Instituto de Socorros a Náufragos, pois as datas dos cursos e as condições de ingresso são publicadas com a devida antecedência.

2. Monitor em colónias de férias

Este trabalho pode ser muito cativante para quem goste de lidar com jovens e crianças. Terá de ser uma pessoa dinâmica e ativa, com bastante responsabilidade e paciência. A função de um monitor passa por organizar atividades lúdicas, culturais, e também desportivas. Para se tornar monitor, consulte a sua autarquia local ou dos concelhos em redor, que lhe indicará o que deve fazer.

3. Empregado de mesa

No verão, há muitos turistas e muita gente está de férias. Por esse motivo, os estabelecimentos da área da restauração contratam frequentemente mais pessoal nesta altura. Pode encontrar emprego num bar da praia, num restaurante, num café, num hotel, entre outras opções.

4. Festivais de verão

Os festivais de verão costumam contratar jovens para diversas funções. É uma excelente oportunidade de conhecer de perto artistas e, ao mesmo tempo, conhecer imensas pessoas diferentes e provenientes de várias partes de Portugal ou mesmo do mundo!

Alguns sites de emprego de verão em diversos países


  • anyworkanywhere – trabalhos na área do voluntariado e turismo
  • bestadventurejobs – trabalhos na área de atividades de lazer e desporto
  • summerjobs – oferta de trabalhos de verão em todo o mundo
  • Au Pair – já conhece os programas “au pair”? São oportunidades para viver, estudar, estagiar ou trabalhar num país estrangeiro, a viver em casa de uma família de acolhimento que requisita as suas funções como cuidador das crianças.

Que tal pensar em criar o seu próprio negócio? Babysitting, dog ou cat sitting, produção de conteúdos em regime freelancer, confeção de alimentos para os seus amigos e familiares, participação em flea markets para venda de artigos usados e vintage, entre outras opções, são algumas das atividades em que pode apostar para ganhar algum dinheiro extra e conquistar um emprego de verão.

Como vê, opções não faltam e basta escolher o emprego de verão certo. Vai ver que, além de ganhar dinheiro, a experiência poderá ser muito interessante do ponto de vista humano. Conhecerá muitas pessoas e ficará com contactos que poderão vir a ser úteis no futuro.

Preparado para abraçar este desafio?

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.