Publicidade:

5 sinais de que encontrou o emprego ideal

Sabe como pode ter a certeza de que encontrou o emprego ideal? Existem alguns sinais que podem confirmar que esse é o seu emprego de sonho. Descubra quais.

5 sinais de que encontrou o emprego ideal
O seu trabalho permite-lhe dar uso aos seus pontos fortes?

Existem alguns sinais que indicam que encontrou o emprego ideal e que está realmente a fazer aquilo que o deixa feliz e a sentir-se concretizado. Na verdade, todos nós ambicionamos encontrar o emprego perfeito, com que sempre sonhamos e através do qual conseguiremos atingir o ponto de equilíbrio nas nossas vidas.

Para isso, é comum estabelecermos algumas características às quais o emprego deve obedecer, como horários, boas energias no trabalho, equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, salário, tarefas, alguns benefícios ou até mesmo cargos.

Se está animado com o seu trabalho e com as responsabilidades a ele associadas, com os resultados que a sua equipa tem vindo a alcançar e com o impacto que eles têm nos clientes e na própria empresa, então, muito provavelmente sente que encontrou o emprego mais adequado para si.

Mas até que ponto tem mesmo a certeza de que se trata do emprego ideal? Fizemos uma listagem com alguns sinais que indicam que finalmente encontrou o emprego perfeito para si, tome nota.

Emprego ideal: atente nestes 5 sinais


emprego ideal

1. O seu trabalho permite-lhe realçar os seus pontos fortes

É muito importante que reconheça os seus pontos fortes e os seus pontos fracos. Isto é, que seja capaz de saber quais são as áreas para as quais tem de trabalhar mais para conseguir atingir os resultados pretendidos, e quais as áreas em que é capaz de desenvolver um bom trabalho de forma quase inata.

Por isso, se o seu emprego lhe permite fazer uso de todos os seus pontos fortes, esse pode ser um sinal de que encontrou o emprego ideal.

Isto acontece porque, o emprego de sonho (ou ideal) é aquele em que consegue desenvolver todas as suas tarefas, aproveitando os seus pontos fortes (como conhecimentos técnicos, responsabilidade, capacidade para gerir equipas ou criatividade, por exemplo), ao mesmo tempo que há espaço para crescer tanto a nível profissional, como pessoal.

Portanto, se conhece bem os seus pontos fortes, deve procurar oportunidades de forma a que os consiga aproveitar.

2. Encontrou equilíbrio entre a vida profissional e pessoal

A verdade é que nem sempre é fácil encontrar equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. No entanto, quando finalmente consegue encontrar esse “ponto perfeito” na sua vida, muito provavelmente é um sinal de que se encontra no emprego perfeito para si.

Quando sente que a sua carreira profissional está na sua melhor fase, consegue encontrar uma energia positiva e harmoniosa que lhe permite interligar todos os seus esforços e atividades rumo ao sucesso.

Assim, vai conseguir sentir-se bem a desenvolver o seu trabalho diariamente e fará com que aquilo que faz “nem pareça trabalho”. Como diz o ditado: “faz o que gostas e não terás de trabalhar um único dia na vida”.

3. Está a aprender e crescer constantemente

É possível que, muitas vezes, o trabalho cubra algumas das nossas aspirações profissionais, como o facto de querermos ter horários flexíveis ou um salário mais alto. Contudo, se o seu emprego não lhe permitir uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal, é natural que não se sinta totalmente completo.

Por isso, se sente que está a aprender e a crescer constantemente com o trabalho que desenvolve diariamente, então significa que, muito provavelmente, encontrou o emprego ideal, aquele que lhe permite aperfeiçoar as suas habilidades.

O facto de aprender novas coisas faz com que se sinta a crescer profissionalmente e, consequentemente, mantém-se envolvido e feliz no trabalho.

De um modo geral, é essencial que procure momentos no seu trabalho que sejam capazes de o desafiar e encorajá-lo a assumir alguns riscos calculados.

4. Mesmo sendo um trabalho stressante e difícil, gosta do que faz

O emprego ideal envolve muito esforço e dedicação por parte do profissional, não se trata apenas de experiências tranquilas e gratificantes.

É importante relembrar que o stress faz parte de qualquer tipo de trabalho. A chave para o sucesso está em aprender a lidar com ele de uma forma positiva.

Por isso mesmo, se tem um trabalho stressante e difícil e mesmo assim sente que gosta do que faz, muito provavelmente está a desempenhar as funções certas e com as quais se identifica.

A partir do momento em que se encontra num emprego que o deixa feliz, estas situações de stress deixam de ser obstáculos na sua carreira e passam a ser meros desafios que o fazem sentir-se útil e estimulado.

5. Está animado com o trabalho e procura ser criativo

Quando se sente animado com o trabalho que está a desenvolver, torna-se muito mais fácil ir trabalhar.

Todos nós sabemos que os domingos são talvez os dias mais complicados para muitos profissionais, pois sentem-se angustiados e em stress por terem de ir trabalhar no dia seguinte. No entanto, quando se trata de um profissional que gosta realmente daquilo que faz, o pensamento acaba por ser um pouco diferente.

Se vê inspiração ao longo dos seus dias de trabalho e muitas vezes pensa em novas maneiras de alcançar resultados fora do seu ambiente de trabalho, então este pode ser um sinal de que finalmente encontrou o emprego “perfeito”.

Quando este processo de procura de resultados e de ideias criativas começa a surgir de forma completamente natural no seu dia a dia fora do escritório, é significado de que está realmente a fazer aquilo que gosta sem que tenha de se esforçar e olhar para esse aspeto de uma forma negativa.

Veja também:

Catarina Milheiro Catarina Milheiro

Finalista da licenciatura em Gestão de Marketing, entende a partilha de informação através da escrita, como uma forma nobre da comunicação.

Saiba tudo sobre emprego