Publicidade:

Emprego na Alemanha para portugueses: o que precisa de saber

Se pensa em emigrar dentro da Europa damos-lhe a conhecer as possibilidades de emprego na Alemanha para portugueses. Tome nota.

Emprego na Alemanha para portugueses: o que precisa de saber
Bons motivos para apostar no mercado germânico

A fama ou popularidade do mercado de trabalho alemão é alta e por bons motivos. A Alemanha continua a ser um dos melhores países da União Europeia para trabalhar, visto ter uma taxa de desemprego baixa e um alto crescimento económico. Se está a pensar em emigrar ou explorar mercados laborais estrangeiros, conheça as possibilidades de emprego na Alemanha para portugueses.

Em terras germânicas, atualmente, o leque de ofertas de emprego é vasto. Se há alguns anos, as ofertas estavam concentradas na restauração, hotelaria e construção civil, procura-se agora mão-de-obra qualificada e bastante específica. Algumas regalias especiais que existem também atraem muitos possíveis emigrantes portugueses, assim como a presença forte de comunidades lusas neste país.

Emprego na Alemanha para portugueses: guia essencial


A Alemanha tem um dos salários mínimos mais altos da Europa (1498 euros mensais), e este é desde logo um dos fatores mais atrativos. Claro que os custos de vida são proporcionalmente mais elevados, no que toca a rendas, por exemplo, o que não é de todo um fator impeditivo.

É sempre aconselhável dominar o inglês e se não dominar o alemão também, ter pelo menos noções básicas. É algo apreciado pelos recrutadores e empresas germânicas, sendo claro uma ajuda preciosa no dia-a-dia.

A Alemanha é considerada o motor económico europeu, muito graças à indústria automóvel e mecânica, mas também ao sector farmacêutico, tecnológico e da saúde.

trabalhar

Onde procurar emprego na Alemanha para portugueses

Além da construção civil ou restauração (os suspeitos do costume), também as áreas de gestão, marketing, direito, tecnologia ou saúde constituem boas possibilidades de emprego para portugueses. Também existem oportunidades em multinacionais que garantem apoio a empresas do sector tecnológico entre outras. E é aqui que os conhecimentos da língua (o nível B1 é aconselhado pela Embaixada de Portugal na Alemanha), têm uma importância significativa.

Pode encontrar alguns apoios neste sentido e que entidades contactar para tratar dos aspetos mais legais de trabalho na página da Embaixada. A Embaixada também recomenda que os trabalhadores portugueses comecem por entrar em contacto e até procurar emprego junto da Agência Federal do Trabalho alemã. Esta é a entidade responsável pela colocação e recrutamento no país.

Sites de ofertas de emprego na Alemanha:

Cuidados a ter

Antes de partir, verifique se o seu diploma profissional ou certificado de habilitações académicas é reconhecido na Alemanha. Pode fazê-lo ao consultar o guia de reconhecimento de qualificações da Comissão Europeia.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.