Publicidade:

As 20 empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal

Se está à procura de emprego ou chegou a altura de mudar de trabalho, saiba quais são as empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal.

As 20 empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal
Os portugueses já se informam sobre a reputação das empresas

Para a geração millennial, conciliar o emprego com a vida pessoal é um aspeto que tem uma elevada importância durante o período da procura de emprego. Esta é uma das conclusões do estudo Randstad Employer Brand Research que revela ainda quais as empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal.

A verdade é que todos ambicionamos trabalhar em empresas que tenham alguma reputação perante o mercado, dado que a essa reputação estão ligados uma série de fatores positivos. Falamos de uma boa remuneração, acesso a vários tipos de benefícios, como seguros de saúde, ginásios ou até mesmo a salas de descanso, e ainda a flexibilidade no que diz respeito aos horários de trabalho.

A geração millennial valoriza cada vez mais o equilíbrio entre a sua vida profissional e a vida pessoal e, por isso mesmo, na hora de selecionar as melhores empresas para trabalhar, a reputação que estas têm perante o mercado pode ser um fator decisivo.

O estudo anual da Randstad, intitulado de Randstad Employer Brand Research revela que a reputação das empresas conta realmente para os atuais e futuros colaboradores, sendo que a maioria dos inquiridos (92%) antes de enviar uma candidatura, admite investigar a reputação das empresas para saber com o que contar.

As 20 empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal


Quando o assunto é a procura de informação sobre as empresas e respetivas oportunidades de emprego, os millennials são aqueles que mais optam por recorrer ao Linkedin (50%), enquanto a geração Z (entre os 18 e os 24 anos), tem preferência pelo Facebook para realizar esta pesquisa (42%) .

Além disso, enquanto que para os millennials portugueses se manterem fiéis à empresa onde trabalham precisam de sentir um bom ambiente no local de trabalho (43%), para a geração Z, é mais importante ganhar experiência (35%). O que significa que, uns valorizam o bem-estar no seu dia-a-dia, e outros dão prioridade à capacidade que as empresas têm de criar as condições necessárias para um bom programa de treino.

Saiba o que valorizam os trabalhadores nas suas carreiras >>

Nos lugares cimeiros da lista de empresas mais atrativas para trabalhar em 2019, estão a Microsoft, a TAP e a farmacêutica Hovione. Estes resultados não são uma novidade, com o top 3 a manter-se inalterado face ao ano anterior. No entanto a Farftech, Ikea e os Hotéis Real passaram a fazer parte do top 20.

Tendo em conta o estudo da recrutadora, as 20 empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal são:

  1. Microsoft;
  2. TAP;
  3. Hovione;
  4. ANA – Aeroportos de Portugal;
  5. Siemens
  6. Delta
  7. Nestlé
  8. Farfetch;
  9. Banco de Portugal;
  10. RTP – Rádio e Televisão de Portugal;
  11. Fujitsu Technology Solutions;
  12. OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal;
  13. Ikea Portugal;
  14. Lusíadas Saúde;
  15. Hospital da Luz;
  16. Nokia;
  17. Bosch Termotecnologia;
  18. Volkswagen autoeuropa;
  19. Pestana Hotel Group;
  20. Hotéis Real.

O que leva estas empresas a estarem entre as mais atrativas?


Em questão estão os benefícios e salários atrativos, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional que permitem aos colaboradores manter a capacidade de progressão na carreira, um bom ambiente de trabalho e ainda o facto de permitirem aos colaboradores sentirem-se estáveis e seguros do seu emprego.

Importa ainda salientar que o Randstad Employer Brand Research é um estudo realizado anualmente com o intuito de avaliar a perceção de mais de 200 mil inquiridos sobre a atratividade das empresas em 32 países.

Em Portugal, a recrutadora distingue as empresas mais atrativas para trabalhar com base na perceção que os portugueses têm delas.

Veja também:

Catarina Milheiro Catarina Milheiro

Finalista da licenciatura em Gestão de Marketing, entende a partilha de informação através da escrita, como uma forma nobre da comunicação.

Saiba tudo sobre emprego