Como ensinar o cão onde fazer necessidades

Uma das tarefas mais temidas pelos donos é saber como ensinar o cão onde fazer as necessidades. Fuja aos castigos e fique com as nossas 4 dicas.

“sponsored by fidelidade”
Como ensinar o cão onde fazer necessidades
4 dicas para ensinar ao cão onde fica a sua "casa de banho"

Depois de um longo dia de trabalho, tudo o que podemos desejar é chegar à casa e ter tudo limpo e arrumado – certo? Se estamos a cumprir com as nossas rotinas de organização e não há sequer louça por lavar no dia seguinte, é natural desejarmos que o nosso cão se porte bem e mantenha o chão sem surpresas indesejáveis. Se o seu melhor amigo de 4 patas não está a colaborar, é hora de saber como ensinar o cão onde fazer necessidades.

Ter um cão é ótimo, seja bebé, adulto ou já mais velhinho – afinal, eles são brincalhões, adoráveis e despertam em nós alguns dos nossos melhores sorrisos. Mas, às vezes, nem tudo é um mar de rosas. Se o problema é a indisciplina com as regras da “casa de banho”, há formas de resolver – e de uma vez por todas – o assunto. Fique connosco!

Como ensinar o cão a fazer as necessidades no sítio certo?


Para que o seu cão faça as necessidades no sítio certo é preciso educá-lo. Não há milagres e eles, tal como nós, não nascem ensinados. O segredo está em conseguir fazer a correta associação entre a vontade de fazer chichi ou cocó e o espaço adequado: a rua, o jornal, o quintal ou o tapete higiénico, por exemplo.

Antes mesmo de passarmos para a fase seguinte, das dicas, tenha em conta 4 informações importantes:

  1. deve começar a ensinar o seu cão o mais cedo possível, antes de adquira maus hábitos difíceis de contrariar (especialmente quando os machos, na fase adulta, querem marcar território);
  2. compreenda que os cães não entendem as necessidades como nós e não têm noção de privacidade, ou seja, fazem quando há vontade;
  3. defina um local e mantenha a decisão;
  4. saiba que o processo não acontece de um dia para o outro e que vai levar tempo até que ambos tenham sucesso na tarefa.

Saiba o que faz um treinador de cães >>

Como ensinar o cão onde fazer necessidades: 4 dicas essenciais


ensinar o cão onde fazer chichi e cocó

1. Tenha paciência e seja consistente

Sabemos que o processo de ensinar o cão onde fazer as necessidades pode ser realmente frustrante, mas a verdade é que o segredo do sucesso está em não se deixar abater por este sentimento de fracasso e cansaço. Veja as coisas através de outra perspectiva.

Se é um cachorrinho, lembre que só a partir dos 4 meses é que os pequenotes passam a ter controlo sobre a bexiga e os intestinos. Até esta altura, quem manda na situação é o organismo do patudo. Por volta dos 4 meses, então, já poderá contar que o seu amigo de 4 patas entenda onde é a sua “casa de banho”.

Dica: não esfregue o focinho do seu cão nas suas necessidades, afinal, não fazemos isso com bebés humanos. Esta é uma forma antiga de tratar o problema, adotada por pessoas que não tinham acesso a informações sobre o tema – e não é, de todo, a melhor forma de resolver o assunto.

Se, por outro lado, estamos a falar de um cão adulto que precisa ser educado a fazer as necessidades no sítio adequado, entenda que a culpa de tantos enganos não é do animal – afinal, alguém já o ensinou antes qual é o local certo para ir à “casa de banho”? A culpa, provavelmente, não é do animal. Tenha paciência para corrigir a situação.

Como ensinar o seu cão: dicas e palavras essenciais >>

2. Valorize quando o cão tem o comportamento desejado

O reforço positivo é sempre mais eficaz. Esqueça, portanto, os castigos e o jornal no focinho. Os cães aprendem através da associação, então, devem associar comportamentos adequados a determinadas recompensas. Ralhar com o animal no momento em que está a fazer as necessidades vai deixá-lo inseguro e confuso, mas não vai ter bons efeitos na sua educação. Lembre-se: o patudo está a fazer algo que, para ele, é absolutamente natural.

Recompense-o quando acertar e vai ver que o canino vai querer repetir o bom comportamento.

3. Associe uma frase ou uma palavra

Assim que começar os treinos com o seu cão, associe uma frase ou uma palavra à altura em que ele pode, enfim, fazer as suas necessidades. Ou seja, quando estiver no local certo, por exemplo, repita: “faz cocó”. Quando acabar, diga a frase com alegria, para recompensá-lo.

Descubra 50 incríveis curiosidades sobre os cães >>

4. Crie a rotina

O seu melhor amigo patudo é um animal de hábitos, tal como qualquer outro cão. Estabeleça um horário e uma rotina, para que ele entenda que está na altura de fazer as suas necessidades.

Ensinar o cão onde fazer necessidades é, de facto, uma das tarefas mais temidas pelos donos desses animais tão amigos. O segredo está sempre no compromisso que estabelece consigo e com o seu patudo, e também no tempo. Por isso, seja paciente e lembre-se que, para o seu animal de estimação, aprender corretamente é um processo de condicionamento lento.

Bons treinos!

Veja também: