Publicidade:

A entrevista de emprego correu mal e agora?

A entrevista de emprego correu mal, e agora? Arregace as mangas e tente fazer o possível para remediar essa situação. Fique com as nossas dicas.

A entrevista de emprego correu mal e agora?
Saiba como agir quando enfrenta o insucesso numa entrevista

A sua entrevista de emprego correu mal e agora? O que deve fazer a seguir? Será que ainda tem hipóteses de remediar a situação e deixar os recrutadores com uma boa imagem de si?

Na verdade, ter uma má entrevista pode acontecer a qualquer um, até mesmo aos candidatos com mais preparação, pois basta o nervosismo para bloquear perante uma pergunta que não esperava e para a qual não tinha preparado uma resposta. Contudo, saiba que ainda vai a tempo de fazer algo para tentar remediar a situação.

A entrevista de emprego correu mal e agora? Será verdade?


Será que aconteceu mesmo ou ficou apenas com a impressão errada? Na verdade, há sinais que pode procurar para verificar se fez uma avaliação correta do seu desempenho ao longo da entrevista de trabalho.

entrevista de emprego correu mal

1. O recrutador não parece muito interessado em colocar questões

Quando o recrutador vê uma mais-valia no candidato, revela interesse em colocar-lhe questões, para o conhecer melhor. Assim, se reparar que a conversa não flui de forma natural e a entrevista foi muito curta, talvez isto seja um sinal de que a mesma não correu da forma esperada.

2. Arruinar a entrevista antes mesmo de se sentar

Sim, isso pode mesmo acontecer. Chegar atrasado, por exemplo, pode arruinar as suas chances de uma entrevista de sucesso, mesmo se pedir desculpa pelo sucedido. Por outro lado, usar a roupa e estilo inadequados também jogará contra si. São erros que não pode mesmo cometer, pois passam uma imagem negativa ao entrevistador.

3. O recrutador acelera a entrevista e termina-a abruptamente

Este é um claro sinal de que as coisas correram mal. De facto, se o entrevistador acelera o ritmo da entrevista e deixa de lado questões fundamentais sobre o seu percurso profissional, terminando a entrevista quando esta parece que ainda agora começou, pode significar que não terá chances de passar à próxima fase. Ou repara nisso e tenta captar a atenção do entrevistador, ou mostre-se disponível para prestar informações adicionais numa outra entrevista.

4. Disse aquilo que não devia

Quando está a ser entrevistado, tem de pensar antes de falar. Chegou ao final e pensou: a entrevista correu mal, e agora? Mas, então, antes de chegar a esse ponto, pense e não diga aquilo que não deve! Frases como “Não conheço esta empresa”, “Não concordo com a forma como vocês trabalham”, ou “Os meus empregadores anteriores eram terríveis” devem ser evitadas a todo o custo, sob pena de ser excluído do processo de seleção.

E agora? O que pode fazer?


Se a entrevista correu mesmo mal, então confira o que pode fazer para tentar remediar esta situação.

entrevista de emprego

1. Envie uma nota de agradecimento

Mostre o seu interesse pela posição a que se candidatou e consideração pelos recrutadores e envie uma nota de agradecimento. Com esta atitude, mostrará respeito pelo tempo dispensado.

2. Reflita sobre a entrevista e aprenda com os erros

No final da entrevista, analise-a e aprenda com os erros cometidos, para que não volte a cair nas mesmas armadilhas numa próxima vez.

3. Solicite feedback por parte dos recrutadores

Se recebeu um não e quer saber a opinião com que os recrutadores ficaram em relação a si, solicite feedback da sua entrevista e reflita, para que perceba onde errou.

A entrevista de emprego correu mal, e agora? Siga em frente, aprenda com os erros que cometeu e não volte a fazer o mesmo da próxima vez.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.