Catarine Martins
Catarine Martins
21 Jun, 2018 - 11:54

Entrevistamos a criadora da marca israelita “Gamila Secret” e ficamos inspirados!

Catarine Martins

Os produtos Gamila Secret são mundialmente famosos e apreciados por anónimas e celebridades como Madonna ou Rihanna. Falámos com a Gamila e contamos-lhe tudo.

Entrevistamos a criadora da marca israelita "Gamila Secret" e ficamos inspirados!

Encontrámos a dona Gamila, serena, vestida de verde, com um lenço branco a cobrir-lhe os cabelos à nossa espera. Sim, a criadora dos produtos Gamila Secret esteve em Portugal e nós estivemos à conversa com ela.

A história de Gamila é uma história única como tantas outras escritas com as letras do sucesso. Nascida numa aldeia da Galileia, em Israel, Gamila – pronuncia-se Jamilah – desde cedo teve contacto com a natureza e com as ervas. É ela própria quem o diz, por intermédio de uma tradutora que, encarregue de nos fazer chegar as palavras sábias desta senhora, o faz no seu melhor português:

“Tudo começou quando vivia com a minha mãe, que curava pessoas com as ervas. Ou seja, desde pequena que vi e acompanhei a minha mãe na apanha das plantas. Naquela altura, não havia médicos nem hospitais e as pessoas recorriam à minha mãe para se curarem”.

Gamila Secret: Conheça a criadora por trás da marca

gamila secret produtos

Como tudo começou

De onde surgiu a ideia de fazer sabonetes? Gamila assume, com um sorriso cúmplice, que sempre quis fazer algo diferente. Com o poder das ervas ela queria, acima de tudo, curar a pele. E a verdade é que tudo começou, segundo ela “numa barraca pequenina, a fazer experiências com ervas, a tentar encontrar a fórmula perfeita”. Foram 40 anos a tentar encontrar as ervas e produtos naturais que resultavam juntos. Até que, um dia, Gamila teve ainda mais razões para sorrir: tinha finalmente encontrado o seu produto perfeito.

Na época, conta-nos ela “nem sequer pensava em comercializar o produto, só queria que as pessoas o experimentassem. Por isso, enviei-o para toda a gente, para médicos, dermatologistas, farmácias, enfim… Queria que toda a gente o experimentasse”, admite.

O produto de que falamos, ou seja o primeiro da linha Gamila Secret, é a barra de limpeza, um sabonete famoso entre anónimos e famosos, feito integralmente com produtos naturais como o azeite ou a lavanda. Aliás, Gamila conta-nos, orgulhosa que recebeu “a visita de uma das primeiras clientes em Portugal, uma senhora de 73 anos com uma pele bem sensível em que nem os produtos mais caros resultavam. Depois de experimentar a barra de limpeza, tornou-se fiel à marca e não mais a largou. Já lá vão 13 anos”, acrescenta.

O que torna a barra de limpeza Gamila Secret num produto único?

Gamila, que não esconde a sua satisfação com o produto que criou, conta-nos que não é ela quem diz que o seu produto é especial. São as clientes, espalhadas um pouco por todos os cantos do globo que, após experimentar a barra de limpeza, se tornam fiéis à marca.

O sabonete é único e feito à base de ingredientes 100% naturais como os óleos de frutos, sementes de uva, abacate e azeite. Gamila diz-nos que “até a água usada para produzir os sabonetes é pura”, o que permite criar “um produto único e de excelência”. E, remata com um desafio “desafio qualquer pessoa a usar a barra de limpeza durante 28 dias e a contar-me depois as diferenças que sentiu na pele”. A comprová-lo tem o apoio de figuras como Madonna, Rihanna e Bar Raffaeli que se renderam aos poderes desta senhora árabe que virou o mundo do avesso.

E, isto deu-nos o mote para fazer a pergunta que não queria calar: Como é que uma senhora, já perto dos 80 anos, vê o facto de celebridades mundiais usarem e recomendarem os produtos que criou? Gamila, sorridente, responde-nos sem hesitar:

“senti um grande orgulho, aliás, sinto sempre um grande orgulho quando alguém coloca a sua confiança nos meus produtos, porque o que eu ofereço é totalmente natural e especial, feito com muito carinho. É claro que é uma alegria enorme ver tanta gente a usar o meu produto e a gostar. Mas, o que realmente me deixa orgulhosa é ter conseguido, com este projecto, dar vida à aldeia que me viu nascer e empregar mulheres de diferentes religiões que trabalham em paz na produção dos produtos. O respeito é um valor que impera na nossa fábrica e, para além disso, emprego pessoas com deficiências ou limitações. Ali, todas somos iguais, apesar das nossas diferenças”.

Uma marca com a aceitação global e muita influência local

Olhando para trás, hoje o negócio está consolidado e pode até parecer que a aceitação do projecto de Gamila foi fácil, por parte da comunidade local. Não foi. Muitos olhavam-na de lado, sobretudo por ser mulher e querer trabalhar. Mas, graças a ela e ao seu projecto que muitos apelidaram de “maluco”, aquela zona da Galileia já não é pobre e dá emprego às mulheres da região, o que constitui uma oportunidade única de independência para a maior parte delas.

Sim, a persistência leva ao sucesso

Se perguntarmos a Dona Gamila a resposta é óbvia: claro que sim. Foram 40 anos a tentar criar um produto único sem nunca desistir. Ou seja, quase uma vida. E, isso é quase como uma lufada de ar fresco, num mundo apressado onde toda a gente quer resultados para ontem.

Perguntamos por isso à Gamila, o que diria a uma mulher que tem um projecto hoje. Ela responde-nos, franca e decidida “em primeiro lugar, as mulheres têm que acreditar nelas próprias e no seu projecto com convicção. E, é importante não desanimar perante palavras desmotivadoras. Quando começamos algo diferente, haverá 80% de pessoas a dizer-nos que vai correr mal. Mas nós, em vez de ficarmos a remoer nessas palavras devemos antes sentir pena de quem não compreende os nossos sonhos e amparar-nos na nossa força e nas palavras de quem nos motiva”.

Se dúvidas houvesse que a tentativa erro leva à perfeição, Gamila é a prova viva de que quando persistimos acabamos por conseguir. Mesmo que isso leve 40 anos.

Os produtos Gamila Secret estão há 13 anos em Portugal

Com efeito, os produtos Gamila Secret aterraram em Portugal há 13 anos. E dizemos produtos porque hoje a linha cresceu e não se resume apenas à barra de limpeza: há também um óleo para o rosto, um óleo de corpo, um creme de mãos e um creme de pés. Mas, o ex libris da marca é mesmo o sabonete, que assenta em duas premissas: a hidratação e a cura. Ou seja, tem uma acção de limpeza que purifica e hidrata a pele e tem também um efeito curativo sobre a mesma, ideal para peles que apresentam problemas como o acne ou rosáceas.

Para produzi-lo são precisos mais de nove meses porque é tudo feito à mão, artesanalmente. Ou seja, pode imaginar a quantidade de mulheres que Gamila emprega na sua pequena aldeia da Galileia.

Embora já tenha recebido várias propostas para introduzir um processo de produção com máquinas, Gamila recusa. O que torna os seus produtos únicos é isso mesmo, serem feitos à mão, com os melhores ingredientes. Hoje, apesar de todo o sucesso, Gamila continua a ir apanhar as ervas que servem de base aos seus produtos.

Onde se vendem no nosso país?

Toda a comercialização dos produtos Gamila Secret está a cargo dos dois filhos e apenas eles conhecem a fórmula secreta do tão adorado sabonete, que catapultou a mãe para as luzes da ribalta, mas não lhe tirou a humildade.

Em Portugal, a linha de produtos Gamila Secret está disponível, em exclusivo, na Perfumes e Companhia. Espreite abaixo os produtos que vai querer ter, e deixe-se inspirar por esta mulher que mais do que uma empresária é um verdadeiro exemplo de empowerment feminino.

Os produtos Gamila Secret que vai querer ter

Sabonete

O primeiro e principal produto da marca, que acredite, vale cada cêntimo.

 

Preço: 19,25€ Ver produto>>

Óleo de rosto

Para purificar e nutrir a pele, este é o óleo que vai querer ter. Aconselhado mesmo para quem tem peles oleosas.

 

Preço: 60,06€ Ver produto>>

Pode ver todos os produtos existentes aqui.

Como vê, além de excelentes, todos os produtos Gamila Secret são feitos com muito amor e respeito, pensando sempre no impacto social da marca, na cliente final e nas suas necessidades. Se ainda não experimentou nenhum, tem mesmo que o fazer.

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