Publicidade:

Entrevista por videoconferência: 6 dicas para o sucesso

Este tipo de recrutamento apresenta especificidades que devem ser atendidas. Eis as nossas dicas para se preparar adequadamente para uma entrevista por videoconferência.

Entrevista por videoconferência: 6 dicas para o sucesso
Saiba como se preparar para uma entrevista por videoconferência

Participar numa entrevista de emprego causa sempre algum stress e ansiedade. Quando a mesma acontece à distância, ou seja, quando se trata de uma entrevista por videoconferência, há aspetos a ter em conta que não seria necessário atender numa entrevista dita “normal”. Saiba tudo sobre o assunto aqui.

Saiba como se preparar para uma entrevista por videoconferência


Se vai ter a sua primeira entrevista por vídeoconferência saiba como agir para se sair bem. Ajudamos com 6 dicas essenciais para ter sucesso.

entrevistaFonte: Pexels/startup-stock-photos

1. Entenda as diferenças entre estar fisicamente presente ou não

Não encare uma entrevista por videoconferência da mesma forma que encara uma entrevista realizada cara a cara. Dito isto, e estando consciente de que a interação presencial jamais pode ser igual à interação por intermédio de uma câmara, passaremos às dicas seguintes.

2. Elimine os elementos de distração

Se a entrevista por videoconferência estiver a decorrer em sua casa, certifique-se de que consegue evitar todas as interrupções antes de começar a entrevista. Se o seu cão tem tendência para invadir a sala de vez em quando, certifique-se de que isso não irá acontecer. Da mesma forma, se tem filhos que por vezes fazem barulho, isso fará com que a sua concentração se possa perder a meio da entrevista – além de transmitir uma imagem menos profissional.

Aconteça o que acontecer, é boa ideia estar sozinho em casa no momento da entrevista e, já agora, com o telemóvel longe de si ou com as notificações desligadas.

3. Teste o equipamento antes da entrevista

É muito comum haver problemas técnicos em entrevistas por videoconferência. Antes de perder a cabeça, lembre-se de que normalmente o material tem sempre razão. Certifique-se de que a internet está a funcionar corretamente. Teste também a câmara e o microfone.

4. Vista-se bem para a entrevista

Esta é a parte em que a entrevista por videoconferência funciona exatamente da mesma forma do que uma entrevista cara a cara. Certifique-se de que está vestido de forma correta para o contexto e jamais descure as regras de etiqueta numa entrevista por videoconferência. Este é um fator importante também para que o entrevistado se sinta “na pele” de um profissional.

Evitar o branco é uma boa ideia, pois esta cor tem tendência para brilhar demasiado no vídeo, especialmente se estiver num lugar com bastante luz natural ou artificial. Evite que apareçam focos de luz no vídeo, como candeeiros acesos e lâmpadas. Evite também usar vermelho, pois poderá tornar-se excessivo. Opte por maquilhagem e acessórios discretos.

5. Escolha um fundo limpo e neutro

Evite posicionar-se num local onde ao fundo se vejam muitos objetos, como quadros, livros ou outros objetos de decoração. Isto causará um grau maior de distração por parte do entrevistador. A posição da câmara também é importante. Posicione-a perto o suficiente de si para que a maior percentagem de área da imagem seja ocupada pela parte superior do seu corpo, desde o peito até à cabeça.

5. Seja pontual

É de grande importância estar disponível à hora marcada, por isso, sente-se à frente da sua webcam 15 minutos antes da hora da entrevista. Isso dar-lhe-à algum tempo para repassar os detalhes que possam causar maiores dificuldades, e avisar no chat o entrevistador que já está disponível para começar.

6. Tenha tudo à mão

Tenha no seu desktop toda a documentação que possa ser de utilidade para a entrevista, como o seu CV, carta de motivação, certificados de habilitações, entre outros. E, claro, aprenda de antemão a fazer “partilha de ecrã” com o interlocutor para poder mostrar estes mesmos documentos.

Boa sorte!

Veja também:

Catarina Reis Catarina Reis

Consultora de carreira com mais de 10 anos de experiência, possui formação superior em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. É naturalmente curiosa, desenvolvendo múltiplos projetos paralelos que envolvem a Fotografia, a Música, o Marketing Digital e o Cinema.