Publicidade:

Os essenciais para equipar a cozinha

Sim, equipar a cozinha compromete uma boa fatia do seu orçamento. Por isso mesmo, não compre tudo de uma vez e planeie bem as novas aquisições.

Os essenciais para equipar a cozinha
Tudo o que não pode faltar na sua cozinha

Tem uma casa nova e precisa de equipar a cozinha? Ou será que a sua cozinha antiga está a precisar de uma repaginada? A cozinha é, muitas vezes, o coração de um lar e por isso mesmo é a divisão onde vai ver mais dinheiro aplicado. Entre tachos e panelas, eletrodomésticos e utensílios, cada compra deve ser bem planeada ou, caso contrário, vai gastar mais do que pode (ou do que deveria). A boa notícia é que estamos aqui para o ajudar.

O que será mais importante na altura de equipar a sua cozinha? É, antes de mais, fundamental que pense sobre a utilização que lhe vai dar. Quem vai cozinhar? Que tipo de cozinheiro é? Uma boa cozinha para quem gosta de cozinhar é feita à medida e nunca é montada de forma aleatória – ou seja, bons gadgets, bons materiais e boa disposição dos equipamentos vão simplificar toda e qualquer tarefa diária. Por outro lado, uma cozinha para quem come fora regularmente vai necessitar apenas do básico para funcionar.

Tudo o que não pode faltar para equipar a cozinha sem erros


Ideias de cozinhas para todos os casos e estilos

1. Os 5 grandes eletrodomésticos que vão facilitar a sua vida

Para começarmos mesmo pelo início, a dica é colocar os olhos nos grandes eletrodomésticos. Isso, claro, se a sua cozinha está a ser equipada pela primeira vez e não tem essenciais como frigorífico, fogão, forno, microondas e máquina de lavar.

A nossa recomendação é que faça o seu investimento a pensar no futuro – ou seja, não poupe demasiado agora, pois vai ter os seus utensílios por mais tempo se apostar na qualidade. Desta forma, privilegie aqueles eletrodomésticos que têm classe energética superior.

Dentro destas compras essenciais, o frigorífico é, sem dúvida, o eletrodoméstico que vai custar mais caro, mas no qual vale a pena investir. Escolha um equipamento com boa capacidade e evite ter de repetir a compra em pouco tempo.

Cozinhar é a sua verdadeira paixão? Então, considere adquirir uma placa de fogão mista, que inclui aquecimento a gás e por indução (via mais económica e rápida).

Aposte ainda na compra de um bom exaustor e não descuide na altura de escolher a máquina de lavar louça. Um forno com limpeza automática e um microondas básicos são, também, compras obrigatórias.

2. Os pequenos eletrodomésticos que não podem faltar

Um dos grandes problemas que muitas pessoas ignoram quando estão a equipar a cozinha é: não planear cada compra. Quando não estabelece um bom plano de gastos, o mais certo é que compre mais (ou menos) do que deveria. O resultado é uma cozinha com dezenas de instrumentos desnecessários ou com nada que dê jeito em alturas essenciais.

Para não gastar mais do que precisa e ter exatamente aquilo que é fundamental, atente nos 5 pequenos eletrodomésticos essenciais que não podem faltar na sua cozinha.

  1. Um robot de cozinha: um robot de cozinha vai ser aquela ajuda extra para acelerar as tarefas diárias na cozinha, como preparar um arroz branco ou uma massa rápida, fatiar vegetais em instantes, fazer sumos, triturar as sopas sem esforço e confecionar molhos.
  2. A batedeira: sim, é verdade que pode utilizar a função de batedeira do seu robot de cozinha… Mas, também é verdade que não e, de facto, a mesma coisa. Se aí em casa não podem faltar sobremesas e bolos, é indispensável que invista numa boa batedeira ao equipar a cozinha.
  3. O aspirador: migalhas pelo chão? Farinha espalhada? Tenha sempre à mão aspirador vertical ou um mini-aspirador e tenha tudo sempre limpo.
  4. A cafeteira elétrica: esta é mesmo das melhoras compras que vai querer fazer ao equipar a sua cozinha. Tenha sempre água quente em segundos, seja para o chá ou para juntar ao tacho enquanto prepara os seus cozinhados.
  5. Uma balança digital: para aqueles cozinheiros que não passam bem sem medidas exatas, não há nada como ter à mão uma balança na cozinha.

Sabe qual é o melhor robot de cozinha? Descubra aqui >>

3. Utensílios

Se já anda a espreitar a secção dos utensílios de cozinha no supermercado, já reparou que é constantemente bombardeado com gadgets que prometem executar mil e uma tarefas. Certo? Não se deixe enganar, pois grande parte deles só vai roubar dinheiro ao seu orçamento e ocupar espaço lá em casa. Prefira, por exemplo, apostar num bom robot de cozinha e selecione apenas os utensílios essenciais e indispensáveis.

Utensílios para cortar: não poupe ao comprar uma boa faca de legumes, de cozinheiro e de pão, uma outra boa faca para descascar e, claro, um cutelo. Acrescente à lista de corte (pelo menos) duas boas tábuas (de madeira, que não estragam as suas facas). Não esqueça ainda de comprar um bom ralador e um descascador de legumes.

Aprenda aqui todos os truques para organizar a cozinha >>

Utensílios para mexer: taças de melamina ou de metal são para comprar sem medos, tal como colheres de pau, espátulas de silicone e um batedor de arame. Varie sempre nos tamanhos.

Utensílios para cozinhar: compre um bom trem de cozinha que inclua panelas e tachos de variados tamanhos. Não esqueça, também, de equipar a cozinha com sertãs antiaderentes e travessas para ir ao forno de tamanhos diferentes.

Utensílios para servir: quando for escolher o serviço de pratos, aposte na compra de um que seja branco e tenha boa qualidade. Cansam menos, duram mais e servem para misturar com outras peças e “refrescar” a decoração da mesa. Compre um serviço para 12 pessoas e receba convidados sem fazer contas aos pratos que tem.

Outros utensílios essenciais para equipar a cozinha: não esqueça de comprar formas para bolos, normais e amovíveis, um passador (para ajudá-lo a escorrer as massas e os legumes) e duas peneiras (que sejam de tamanhos diferentes). Um caixote do lixo é, também, indispensável (escolha um com separação integrada).

Com a nossa lista de essenciais, ninguém o vai parar na cozinha!

Veja também:

Luana Freire Luana Freire

Estudou Jornalismo e Assessoria de Imprensa no Brasil, transferindo a paixão, bagagens e coração para o Porto, onde estudou Ciências da Comunicação na UP. Mãe, simpatizante do feminismo, devoradora de novidades, louca por viagens, boa música, boa conversa e boa comida. Mulher das letras, é adepta da escrita criativa e acredita que a palavra, com todas as suas máscaras e possibilidades, é infinita e capaz de mudar o mundo de quem a lê, ouve, toca, espalha e constrói.

Limpeza e Arrumação