Publicidade:

10 erros a evitar quando vai às compras

Quando vai às compras tem a sensação de que gastou e comprou mais do que o que precisava? Saiba quais os erros a evitar quando vai às compras e poupe.

10 erros a evitar quando vai às compras
Como poupar e comprar apenas o que precisa

Fazer compras e ser racional e poupado nem sempre andam de mãos dadas. É comum que, depois de uma ida ao supermercado ou ao centro comercial, tenhamos a sensação de que gastamos demais. Saber os erros a evitar quando vai às compras vai, seguramente, ajudá-lo a poupar.

Há formas simples de não desperdiçar dinheiro e aprender a controlar os instintos consumistas, evitando comprar mais do que o que realmente precisa. Assim, não acumula coisas desnecessárias e a sua carteira agradece.

10 erros a evitar quando vai às compras

erros a evitar quando vai às compras

1. Ir às compras com fome

Ir ao supermercado com fome é um dos erros a evitar quando vai às compras. O facto de estar a sentir vontade de comer vai fazer com que se sinta tentado a pôr mais do que precisa no cesto e, muitas vezes, a comprar comida menos saudável.

2. Compras diárias

Ao fazer compras de supermercado todos os dias pode estar a desperdiçar dinheiro. Consegue controlar melhor que percentagem do seu orçamento gasto em alimentação se, uma vez por mês, adquirir bens não perecíveis (detergentes, produtos de higiene, congelados, massa e arroz, etc.) e deixar as compras semanais apenas para alimentos mais frescos (carne, peixe, fruta, legumes, pão). Aproveite as promoções dos bens duráveis para comprar em quantidade e veja os folhetos com descontos para as compras semanais.

3. Limitar-se às promoções publicitadas

Claro que deve aproveitar todas as promoções possíveis, mas certifique-se que, de facto, está a levar o mais barato. Não se deixe tentar pelas promoções que encontra logo na entrada das grandes superfícies. Se for aos corredores comparar com outros, provavelmente vai encontrar mais barato. Verifique as quantidades, preço por unidade e validade para ver se compensa.

4. Desprezar as marcas brancas

Não comprar produtos de marca branca, mais baratos, por achar que são de fraca qualidade é um erro. A maior parte dos produtos são feitos nas mesmas fábricas, com os mesmos ingredientes e processos que as marcas mais caras. Simplesmente, não está a pagar a marca. Dê o benefício da dúvida e experimente.

5. Comprar por impulso

As compras emocionais arruínam-nos a carteira! Entre em várias lojas, compare preços, avalie a qualidade dos produtos, leia opiniões de outros compradores, pesquise os preços online para ter a certeza de que compra o produto com a melhor relação qualidade/preço.

6. Pagar a crédito

Usar exclusivamente o cartão de crédito é outros dos erros a evitar quando vai às compras. A ilusão de que não está a gastar dinheiro não passa disso, uma ilusão. A conta vai chegar e se não tiver regra pode perceber, tarde demais, que gastou para além do que podia. Se o seu cartão de crédito tiver vantagens, como acumular milhas, então use-o mais, mas sempre com controlo e moderação.

7. Não estabelecer um orçamento

Ir às compras sem estabelecer um valor máximo para o que quer gastar é meio caminho andado para desperdiçar dinheiro. Estabeleça um orçamento para poder controlar quanto pode gastar em cada produto. Ter critério é uma ajuda enorme para fazer compras inteligentes.

8. Comprar peças parecidas às que já tem

É um erro comum, sobretudo, nas compras de roupa. Não raras vezes, existe a tendência para comprar peças parecidas às que já têm no armário. No entanto, para manter um estilo não tem que comprar tudo igual. Deve, sim, comprar peças que combinem entre si.

9. Ignorar cartões de fidelidade

Se vai com frequência a uma determinada loja não há razão para continuar a ignorar o cartão de fidelidade que lhe oferecem. A maioria deles é gratuita e serve apenas para acumular pontos, convertíveis em futuras compras, ou para lhe enviarem informação com descontos.

10. Não usar os cartões de desconto e cupões

Eles andam perdidos algures dentro da carteira e, na hora de pagar a conta, nem se lembra deles. Não usar os cartões de desconto e cupões é um erro. Use-os e vai, com certeza, poupar dinheiro. Se deixou o cartão em casa dê o número de telefone associado ao cartão para que o operador de caixa possa aceder à sua conta e aplicar os descontos.

Veja também:

Alexandra Nunes Alexandra Nunes

Alexandra Nunes é jornalista com experiência em imprensa e rádio. Depois de quase uma década a trabalhar na Rádio TSF partiu rumo ao Médio Oriente. A sede de conhecer novos mundos levou-a até ao Dubai, onde vive atualmente. Por lá, tem-se dedicado a explorar novas áreas da Comunicação e escreveu a biografia “Uma Mulher no Topo do Mundo” sobre a primeira portuguesa a chegar ao topo do Monte Evereste. É apaixonada por viagens, pessoas e as suas estórias.