Publicidade:

Os 5 principais erros ao preparar bolos

São coisas que, muitas vezes, fazemos por instinto e nem nos apercebemos que não é o indicado... Conheça os 5 principais erros ao preparar bolos

Os 5 principais erros ao preparar bolos
O que não deve fazer

O bolo não cresceu, ficou deformado, tem manchas brancas na massa, está tipo farinha ou afundou no meio? Pois bem, fique a saber que não vale dizer que desta vez “lhe calhou mal”; a verdade é que existe uma série de erros ao preparar bolos que podem ser decisivos no resultado final da iguaria que pretende apresentar. Quer conhecer 5 deles?

5 erros ao preparar bolos: as falhas campeãs


erros ao preparar bolosFonte: Andrajos

1. O bolo não cresceu

Este é um dos principais problemas culinários. Há uma série de coisas que podem estar na base deste pequeno fracasso na cozinha:. temperatura do forno errada, massa mal batida, claras em castelo mal incorporadas ou ingredientes refrigerados podem ser alguns dos erros ao preparar bolos.

2. O bolo saiu do forno sem a forma desejada

Muitas vezes, a principal causa deste problema tem a ver com o facto do forno não ter sido pré-aquecido. Se ele não for aquecido corretamente, o calor não tem tempo de se distribuir uniformemente e o bolo vai cozer mais de uns lados do que de outros. Outra causa possível será o facto de ter o forno muito quente – ele vai queimar numas partes e deixar outras cruas.

3. Foi buscar o bolo ao forno e encontrou um verdadeiro vulcão

Crescido nas bordas e afundado no meio. Isto acontece porque certamente cometeu um dos erros ao preparar bolos: abrir o forno durante a cozedura desta iguaria. Isto vai fazer com que o calor “fuja” e vai interromper o processo de confeção. Outro motivo pode ter a ver com o excesso de fermento, que faz o bolo crescer sem firmeza.

4. Manchas brancas

As manchas brancas na massa do bolo não são assim tão raras quanto isso e a verdade é que muita gente não sabe que isso acontece porque se cometeu um dos erros ao preparar bolos. A massa do bolo, muito provavelmente, não foi misturada corretamente e ficam, assim, uns pontos brancos que correspondem ao excesso de farinha.

5. O bolo esfarela

Ao cortar o bolo, parece que o mesmo esfarela todo? O que aconteceu nesta situação foi que ele esteve tempo a mais no forno e perdeu toda a sua humidade. Pode, ainda, ter colocado porções de ingredientes diferentes das que estavam na receita: convém seguir sempre a fórmula!

Preparado para nunca mais cometer um destes 5 erros ao preparar bolos?

Veja também: