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5 dicas para ultrapassar os erros no trabalho

Errar é humano. No entanto, há dicas essenciais que pode seguir para dar à volta aos erros no trabalho e, assim, tirar algo positivo de algo não tão bom.

5 dicas para ultrapassar os erros no trabalho
Saiba como agir quando comete erros do foro profissional

Todos os seres humanos erram ao longo da sua vida. No entanto, os erros no trabalho podem ser suficientes para hipotecar uma possível evolução na carreira, deixando uma má imagem junto aos quadros superiores. Na verdade, errar pode ser uma oportunidade de reflexão e de construção de um caminho mais seguro. Efetivamente, é como uma chamada de atenção, um alerta para o facto de que pode e deve fazer muito melhor, superando os obstáculos que se colocam no seu caminho.

O facto é que há alguns erros no trabalho que são realmente complicados de superar e de emendar, afetando não só a si como toda uma equipa e uma empresa ou instituição. A boa notícia é que, apesar de tudo isso, é sempre possível superar estes percalços. Confira, de seguida, algumas dicas para levar o barco a bom porto, mesmo perante os erros cometidos.

Como superar os erros no trabalho? 5 dicas


erros no trabalho

1. Que aprendizagem retirar do erro?

O mais importante de tudo, na verdade, é aprender com o seu erro, para que não o volte a cometer numa situação futura. Assim, esteja em aprendizagem contínua, evoluindo profissionalmente a partir dos erros que ocorrem. Com efeito, pior do que errar é repetir o erro, nada aprendendo com ele!

2. O que fazer após cometer um erro?

Em primeiro lugar, deve refletir de forma racional sobre o erro cometido e analisar quais as consequências do mesmo. Já diz a sabedoria popular que “não adianta chorar sobre o leite derramado”. Por isso, arregace as mangas e crie um plano de ação para consertar o erro da melhor forma possível. Deve, para tal, avisar todos os afetados do erro que cometeu, procurando minimizar o impacto causado pelo mesmo. Seja, pois, honesto e frontal, enfrentando a situação e assumindo responsabilidades.

3. Com quem deve falar em primeiro lugar?

Mal tenha noção do erro que cometeu, procure falar de forma reservada e particular com o seu superior direto, procurando orientação e assumindo o erro. Com isto, poderá evitar burburinhos desnecessários e que a notícia chegue ao seu superior da forma errada. Nunca se esqueça de que “conta um conto acrescenta um ponto”, por isso, não permita que tal aconteça, antecipando-se a histórias mal contadas e a maledicências.

4. Deve alimentar um sentimento de culpa?

Mais importante do que alimentar um sentimento de culpa dentro de si e martirizar-se por causa disso, é procurar encontrar as razões pelas quais cometeu esses erros no trabalho e pensar em como poderia ter feito de forma diferente, para que essas situações não se voltem a repetir.

5. Deve valorizar o julgamento dos seus colegas de trabalho?

Na verdade, desvalorize comentários maldosos e que o possam magoar. Quanto mais rápido a situação cair no esquecimento, melhor será. Claro que haverá sempre alguém que não perderá a oportunidade de o tentar atingir e procurar rebaixar, mas terá de se mostrar forte e superior a isso!

Siga estas dicas para lidar com erros no trabalho e verá como será mais fácil ultrapassar essas situações menos positivas do seu percurso profissional.

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Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.