Publicidade:

Erros que comete ao lavar as cuecas: descubra quais são

A roupa íntima merece cuidados especiais, por isso conheça já os 9 erros que comete ao lavar as cuecas, provavelmente sem saber, e diga adeus aos enganos.

Erros que comete ao lavar as cuecas: descubra quais são
Tenha cuidados especiais com as suas cuecas

Diariamente, há erros que comete ao lavar as cuecas, sem fazer a mínima ideia de que são erros, e que podem estar a comprometer a sua saúde íntima.

Se lava a sua roupa íntima na máquina, juntamente com a restante roupa e com um detergente comum, então tem mesmo de prestar atenção a este artigo. Comece já hoje a mudar alguns hábitos da forma como cuida da sua roupa interior e, consequentemente, da sua saúde, pois estes erros podem, de facto, estar a comprometê-la sem se dar conta.

9 erros que comete ao lavar as cuecas


 erros que comete ao lavar as cuecas

1.Não lavar separadamente

Evite misturar a roupa interior com outras peças, de modo a poder fazer uma lavagem com um produto específico para roupa íntima e a uma temperatura ligeiramente mais elevada.

2.Usar qualquer sabão ou detergente

Sabemos que após um dia atarefado de trabalho, chegar a casa e ainda ter máquinas de roupa para por a lavar não é a tarefa mais apetecível de sempre. Muito menos se tiver de andar a separar roupa e fazer 2 ou 3 máquinas diferentes. Mas, a verdade é que a roupa íntima requer um sabão ou detergente específico, com ph neutro, de forma a evitar alergias.

Experimente o sabão de coco e dê ainda um aroma delicioso à sua roupa interior. Opte por um sabão líquido (e tente mesmo evitar o detergente em pó!), pois dilui melhor, facilitando a remoção de resíduos.

3. Passar a ferro

Se, por um lado, pode achar que tem mais trabalho por ter de lavar a roupa íntima à parte, por outro a tarefa de passar a ferro deixa de ser necessária.

Todas as bactérias existentes nas cuecas morrerão durante a lavagem. Por isso, deixe de perder tempo a passá-la a ferro, até porque em alguns casos pode danificar o tecido das peças.

4. Torcer demasiado e secar ao sol

As cuecas não devem ser demasiado torcidas e devem secar ao ar livre.  Ainda assim, evite a exposição direta ao sol para evitar que os seus tecidos se danifiquem, percam cor ou vão enfraquecendo.

5. Misturar várias cores

Como qualquer peça de roupa, também as cuecas de cor podem libertar tinta e manchar peças brancas, por exemplo. Portanto, na hora de lavar roupa íntima, deve seguir o mesmo princípio que segue para separar as restantes máquinas de roupa.

Não ignore as etiquetas e, mesmo que as corte, porque podem incomodar, tenho o cuidado de as guardar e ler para saber exatamente como lavar as peças sem as estragar.

6. Não ter em atenção o tipo de tecido

Como na restante roupa, é fundamental ter em consideração o tecido da roupa íntima. Cuecas de renda, por exemplo, devem ser lavadas dentro de sacos protetores e levemente torcidas, pois só assim previne que elas se estraguem irremediavelmente.

7. Não fazer pré-lavagem

Peças com manchas devem ser sujeitas a uma pré-lavagem. Deixe-as de molho numa bacia com água morna, detergente para roupa delicada e tira-nódoas durante 30 minutos. Enxágue e, só depois, coloque na máquina para lavar. Caso contrário, as manchas não sairão.

8. Não secar numa zona ventilada

Pendurar as cuecas, para secarem, no WC não é um bom princípio, pois é, por norma, um local húmido e pouco arejado o que facilita a proliferação de fungos.

Como já foi sugerido anteriormente, o ideal é deixar as cuecas a secar ao ar livre. Mas, na impossibilidade de isso acontecer, porque não tem espaço exterior em casa, por exemplo, mesmo que lave a roupa no WC, tente sempre pendurá-la num espaço ventilado e com entrada de luz.

9. Lavar sempre na máquina

As cuecas devem ser lavadas à mão, se não sempre, pelo menos de tempos a tempos para evitar a acumulação de manchas e, sobretudo, se não seguir todos os cuidados enunciados atrás, quanto à lavagem na máquina.

Surpreendido com alguns destes 9 erros que comete ao lavar as cuecas? Provavelmente, sim. Agora que já os listamos a todos, cabe-lhe a si reajustar as suas práticas de modo a estes erros que comete ao lavar as cuecas serem erros do passado, que não mais voltará a cometer.

Comece já a pôr de parte a roupa íntima que tem para lavar e dê-lhe o tratamento delicado que ela precisa.

Lembre-se que não se trata apenas de cuidados de limpeza, mas também da sua saúde. Por isso, quando pensar que está a ter mais trabalho nesta tarefa, recorde-se que também se está a proteger de maleitas inconvenientes.

Veja também:

Limpeza e Arrumação