Publicidade:

Os 10 principais erros que deve evitar na compra da casa

Estes são os erros que deve evitar na compra de casa e, assim, garantir que não há surpresas más. São os 10 mandamentos do que não deve fazer.

Os 10 principais erros que deve evitar na compra da casa
Garanta um processo transparente

Ter mais olhos do que barriga, em termos de empréstimos, ler só as letras gordas e não estabelecer um orçamento à partida são alguns dos principais erros que deve evitar na compra de casa. Se está num processo semelhante, espreite este artigo e não tenha surpresas desagradáveis.

10 erros que deve evitar na compra de casa


1. Não estabelecer orçamento

Tem de estabelecer um orçamento. É absolutamente fundamental! Faça as suas contas, mesmo antes de começar a pedir pré aprovações de crédito e simule até quanto pode pagar. E deixe sempre uma margem de manobra, pois não vai querer ficar com a ‘corda ao pescoço’ caso haja subidas de Euribor.

Transferir o crédito habitação: como e porquê?

2. Não ter o crédito pré-aprovado antes de ir visitar os imóveis

Este é um dos erros mais importante que deve evitar na compra da casa. Até porque, sem isto não há casa… Garanta primeiro que consegue um crédito habitação. E depois disso sim, pode começar a marcar as visitas aos imóveis. Assim tem a garantia de que é possível obter financiamento.

3. Visitar casas que não pode comprar

Nunca, mas nunca faça isto. Se na pré aprovação verificou que o máximo que pode pagar é uma casa de 100 mil euros, porque é que vai ver uma de 150 mil? Isto só vai criar expectativas e o perigo de se ‘apaixonar’ por uma casa que depois não vai conseguir pagar.

4. Ler apenas as condições gerais dos empréstimos

O mercado dos empréstimos habitação está a voltar a entrar em ebulição. Mas tenha cuidados com as ‘letrinhas’ pequenas. Não verifique apenas a taxa de spread. As outras taxas e condições necessárias para garantir esse spread podem acabar por ser menos benéficas do que noutro banco que tenha um spread um pouco maior.

5. Deixar-se enganar por condições temporárias especiais de empréstimos

Este é outro dos erros que deve evitar na compra da casa: deixar-se ‘levar’ por condições temporárias: ‘pague apenas 200€ durante os primeiros 6 meses’. Muito bem, mas e depois destes 6 meses? Faça bem as contas e garanta que consegue cumprir.

6. Não verificar as condições habitacionais do imóvel

Comprar uma casa própria é uma decisão quase “para a vida” e deve, por isso, ter atenção a todos os detalhes. Faça mais do que uma visita, leve os especialistas que entender, peça a documentação que achar necessária. Quanto mais informação, melhor!

Descubra aqui os bairros mais caros de Lisboa >>

Saiba quais os bairros mais caros do Porto >>

7. Não verificar a documentação do imóvel

Outro erro crasso: não verificar a documentação do imóvel. Isto pode trazer surpresas desagradáveis que não vai querer para si. Antes de fechar negócio certifique-se que toda a documentação do imóvel está atualizada e livre de ónus ou dívidas.

8. Ignorar gastos burocráticos

Tem ideia de quanto custa um escritura? Não é barata… Garanta que tem um pé de meia de lado para conseguir comportar a burocracia.

Como funciona o crédito habitação?

9. Não considerar o ano de construção

Quer queiramos quer não, uma casa mais antiga vai exigir mais manutenção. E não tem mal nenhum comprar uma casa já usada e com alguns anos. Simplesmente tem de ter a noção de que à partida vai exigir mais esforço financeiro posteriormente do que uma por estrear.

10. Não se informar sobre o espaço envolvente

Antes de avançar para a compra, garanta que a zona onde o imóvel está inserido é do seu agrado. Veja se tem acessibilidades, zonas comerciais, parques para os pequenos… Tudo isto deve pesar na hora de escolher.

Veja também: 

Limpeza e Arrumação