Publicidade:

7 ideias para uma escapadinha romântica no norte de Portugal

Portugal guarda destinos verdadeiramente memoráveis. Surpreenda e parta à descoberta com as nossas sugestões para uma ótima escapadinha romântica no norte.

7 ideias para uma escapadinha romântica no norte de Portugal
7 destinos para um dia dos namorados perfeito

Por vezes, quando achamos que encontrámos o plano perfeito para surpreender a nossa cara-metade e tornar a efeméride mais memorável que o habitual, somos tomados por um assombro de realidade que nos abana e diz que, afinal, aquela ideia genial que julgávamos ter tido não vai ser assim tão inesquecível. E é aí que voltamos à estaca zero que nos faz querer desistir e fazer pouco mais do que levar o nosso mais-que-tudo a jantar fora e oferecer aquele presente muito aborrecido, igual a todos os outros.

É precisamente aqui que nós entramos, com as nossas sugestões para uma escapadinha romântica no norte do país. Porque, por vezes, os destinos mais marcantes estão já aqui ao dobrar a esquina.

7 destinos para uma escapadinha romântica no norte de Portugal


1. Porto

porto

Comecemos pelo princípio: o Porto, a capital do norte e a segunda maior cidade de Portugal. Atualmente, um dos destinos mais visitados da Europa, com turistas de todo o mundo, o Porto oferece uma lista infindável de locais a visitar: monumentos, jardins, restaurantes, cafés, praças, avenidas, ruas e arcadas que não vai querer perder. Explore a cidade desde as ruas e arcadas pitorescas da Ribeira até às grandiosas avenidas e praças, dos Aliados aos Clérigos, seguida da merecida subida até à praça dos Poveiros, ao lado do Coliseu.

Deixe-se perder pelas ruas emblemáticas e pelo comércio tradicional, pois é a melhor forma de conhecer o Porto na sua verdadeira essência. Nesta primeira sugestão para uma escapadinha romântica no norte do país, não deixe de visitar a Foz e caminhar pela marginal, lado a lado com a sua cara-metade. Suba desde a Ribeira até à Sé pelo funicular dos Guindais e desfrute da assombrosa vista sobre o rio na esplanada do Guindalense. Prepara-se, vai ser memorável!

2. Guimarães

Guimarães

Por vezes, vale mesmo a pena tentar descobrir a origem das coisas e Guimarães, a cidade berço da nação, é o local ideal para descobrir Portugal. Com um centro histórico que remonta à época medieval, edifícios góticos, ruas estreias e praças largas repletas de pequenas esplanadas, cada artéria da cidade conta-lhe uma história diferente. Entre os principais pontos de interesse, destacam-se as ruínas do castelo que defendeu Guimarães e o condado portucalense das invasões dos mouros e normandos.

Outro ponto interessante que fará, com toda a certeza, desta escapadinha romântica no norte de Portugal uma memória inesquecível, é uma viagem no teleférico até ao Parque da Penha, onde poderá perder-se pelos seus trilhos infindáveis.

3. Braga

braga

Braga, a cidade dos Arcebispos, guarda um património histórico único e é considerada o maior centro religioso do país. Apesar de ser uma das mais antigas cidades portuguesas, Braga é também uma das mais animadas, principalmente devido à sua Universidade. Localizada no Minho, a poucos quilómetros da fronteira com a vizinha Espanha, Braga sempre foi uma cidade muito proeminente. Durante os tempos romanos, Braga (Bracara Augusta) foi a capital da província de Gallaecia e, mais tarde, tornou-se a primeira diocese portuguesa.

A Catedral de Braga foi erguida durante o século XII pelos pais do primeiro rei de Portugal, D. Henrique e D. Teresa, que mais tarde viriam a ser sepultados no interior da mesma. Esta catedral é a mais antiga de Portugal e é conhecida por “o museu do tesouro”. Uma das coisas mais agradáveis que poderá fazer em Braga, durante a sua escapadinha no norte, é passear pelo centro histórico para visitar as todas as igrejas e santuários, admirar as casas e os edifícios históricos. Aproveite para visitar o imponente Santuário do Bom Jesus do Monte e termine no Palácio dos Arcebispos ou num local não religioso, como a Torre de Santiago, na antiga muralha da cidade.

4. Amarante

amarante

Amarante é uma pequena e pacata cidade localizada na margem do rio Tâmega. A pitoresca ponte de São Gonçalo e a bela igreja e convento com o mesmo nome são as caraterísticas mais imponentes do centro histórico, enquanto o parque/jardim junto ao rio concede a Amarante o toque e magia verdejante que faz deste lugar um dos mais belos de Portugal.

Os pequenos becos de paralelepípedos e as casas com varandas exaltam os traços medievais e românticos de Amarante. Caminhar pelo centro da cidade é a melhor maneira de descobri-la, mas como nem só de passeios se faz o homem, aproveite para desfrutar das melhores receitas de vitela, cabrito assado, os típicos doces conventuais e o vinho verde da região.

5. Chaves

chaves

Chaves fica localizada em Trás os Montes, mesmo ao lado da fronteira com Espanha. A região de Chaves é conhecida desde o período romano como uma das melhores estâncias termais e, atualmente, oferece vários banhos e spas. Chaves era também famosa pela sua localização estratégica, uma das maiores defesas contra os invasores. O castelo medieval, a fortaleza e todo o centro histórico encontram-se dentro de muralhas datadas da época, que mostram bem a importância defensiva desta cidade.

Algumas das maiores atrações a visitar nesta escapadinha romântica pelo norte são a ponte romana de Trajano, as belíssimas varandas florais no centro histórico e o palácio ducal. Em Chaves, não poderá deixar de provar as melhores especialidades desta região: o pastel de Chaves e os maravilhosos enchidos.

6. Vale do Douro

Vale do Douro

O Vale do Douro é uma grande região onde o rio Douro serpenteia pelas colinas de vinhas, criando paisagens incrivelmente cénicas. Um dos aspectos mais fascinantes deste vale é a quantidade de diferentes formas como o poderá visitar e explorar. Pode fazer um cruzeiro pelo rio, uma viagem de carro ou ir de comboio desde o Porto até à Régua. Cada visita é diferente, mas é sempre uma experiência maravilhosa.

As vinhas do vale do Douro produzem o famoso vinho do Porto e toda a região é património da UNESCO, desde 2001. Ao visitar o vale do Douro, não poderá deixar de conhecer o Pocinho, o Pinhão, o Peso da Régua e Miranda do Douro. Não deixe de visitar uma herdade para perceber o processo de produção do vinho numa das mais antigas regiões vínicas de todo o mundo.

7. Lamego

lamego

Lamego é uma antiga aldeia barroca na região do Douro, famosa pelos seus vinhos do Porto, onde poderá e deverá experimentar alguns durante a sua escapadinha romântica no norte de Portugal. Uma cidade (mais antiga que o próprio país) repleta de histórias para contar. Foi aqui, em Lamego, que o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, subiu ao trono no século XII. O Rei mandou construir a magnífica Igreja da Sé (Sé de Lamego).

Outras atrações incluem um castelo do século XII e uma Torre do século XIII que guarda a cidade do alto de uma colina. No interior da cidade, encontrará ainda o que sobrou do domínio árabe no norte de Portugal. O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios é a principal atração de Lamego. Com duas grandes torres no topo da colina da cidade, este santuário é hoje o seu principal ponto turístico.

Parta à descoberta, surpreenda e deixe-se surpreender com a riqueza cultural nesta escapadinha romântica no norte de Portugal.

Veja também: