Publicidade:

6 escapadinhas de Carnaval em Portugal: de norte a sul

Aproveite o fim de semana festivo que aí vem e faça uma escapadinha de Carnaval em Portugal. Temos 6 sugestões irresistíveis.

6 escapadinhas de Carnaval em Portugal: de norte a sul
Não faltam destinos animados

O Entrudo é uma óptima altura para fazer a mala e partir, de forma a desligar-se do quotidiano e retemperar corpo e alma. Este ano, faça uma pausa em território luso, num lugar onde o espírito carnavalesco prometa contagiar ou, simplesmente, num sítio que o fará respirar novos ares e vivenciar novas sensações. Aqui, deixamos-lhe 6 sugestões de escapadinhas de Carnaval em Portugal para que se deixe encantar pela imensa beleza deste pequeno país plantado à beira-mar.

6 escapadinhas de Carnaval em Portugal a não perder


1. Aveiro

Também na região centro de Portugal, Aveiro é uma cidade cujo imaginário está inequivocamente ligado ao mar, à ria e ao sal. Com os seus pitorescos canais, edifícios impressionantes de Arte Nova e praias irresistíveis a poucos quilómetros do centro, é um destino feliz para se evadir no Carnaval. Aventure-se num passeio de moliceiro, prove os tradicionais ovos moles e aproveite para espreitar, a uma distância simpática, os famosos Carnavais de Ovar e Estarreja, onde folia é a palavra de ordem e não faltarão concertos, desfiles nocturnos de escolas de samba e, claro, os tão esperados grandes corsos.

2. Aldeias do Xisto

As Aldeias do Xisto são um território único em Portugal e no mundo, onde as gentes e as tradições se rendem também ao Carnaval. No dia 3 de Março, parte de Aigra Nova a famosa “Corrida do Entrudo”, que convida foliões e folionas a passar pelas aldeias da PenaCerdeira, Esporão e Ponte Sotão, sem esquecer a tradição de, pelo percurso, declamarem quadras jocosas sobre os habitantes das diferentes povoações. À tarde, uma vez de regresso ao ponto de partida, serão muitas as actividades que prometem garantir a diversão dos participantes, como o Jogo do Pau e o Desfile do Entrudo.

Sugerimos que procure ficar alojado numa das Aldeias do Xisto de Góis – Aigra Nova, Aigra Velha, Pena e Comareira –, sítios dotados de uma beleza natural extraordinária e povoados por uma tranquilidade inequívoca, perfeita para abraçar após um dia imerso na folia do Entrudo.

3. Sesimbra

Com o encanto palpável de uma terra ligada ao mar, Sesimbra é um destino para se perder por entres as ruas estreitas e parar para contemplar a paisagem onde repousam casas decoradas com motivos piscatórios. Também aqui o ritmo de Carnaval toma conta da vila e de quem nela mora ou se passeia. Com desfiles à beira-mar, populares corsos de palhaços, as Cegadas – tradição centenária das zonas rurais – e o Enterro do Bacalhau, os festejos carnavalescos, tão enraizados nos costumes locais, acrescentam encanto a uma terra já plena dele.

4. Sines

Como não poderia deixar de ser, também o Alentejo tem o seu lugar nesta lista de escapadinhas de Carnaval em Portugal. Sines, orgulhoso berço de Vasco da Gama, é um território de uma beleza ímpar que espelha o melhor da Costa Alentejana. A Praia de Porto Covo, eternizada na voz de Rui Veloso, é uma das povoações mais pitorescas do país, sendo ideal para visitar agora que se encontra despida de gente. Aproveite ainda para dar um salto a Vila Nova de Milfontes ou à Zambujeira do Mar, plenas de encanto, e deixe-se contagiar pelo Carnaval de Sines, que traz à rua samba, sátira política e, claro, muita alegria.

5. Carvoeiro

Vila piscatória, aninhada numa das mais bonitas falésias calcárias do Algarve, o Carvoeiro é o destino ideal para retemperar energias junto ao mar. Com casas caiadas de branco poisadas ao longo da água azul-turquesa, é uma vila pitoresca e de imenso encanto natural, onde a tradição é ainda palpável e as gentes movidas a hospitalidade. E, claro, também aqui haverá alegria carnavalesca espalhada pelas ruas.

6. Funchal

Capital e anfitriã do arquipélago da Madeira, a cidade do Funchal é um destino verdejante e perfumado e, por isso, uma das escapadinhas de Carnaval em Portugal aqui sugeridas. Com mais de cinco séculos de história, é uma cidade onde não só são muitos os monumentos, museus, igrejas e fortalezas que merecem uma visita mas também as provas de que se tem vindo a reinventar. Exemplo disso é o projecto cultural “Arte de Portas Abertas”, na rua de Santa Maria, que preencheu de cor e vida espaços outrora caídos no abandono.

Na época carnavalesca, a cidade move-se a um ritmo festivo. São muitas as actividades – oficiais e espontâneas – que, enraizadas na tradição madeirense, enchem as ruas por esta altura. Dia 2 de Março, sábado, terá lugar o famoso cortejo alegórico, em que participam mais de mil foliões e folionas com trajes coloridos e uma dezena de carros alegóricos enfeitados com engenho e imaginação. Já na terça-feira, dia 5, realiza-se o Cortejo Trapalhão, palco de criatividade imensa e sátira social e política, que promete contagiar quem se avizinha.

Veja também: