Publicidade:

6 sugestões de escapadinhas de Páscoa: fuja à rotina

Espreite os 6 destinos de escapadinhas de Páscoa que aqui lhe deixamos para que se inspire e viva esta quadra de forma inolvidável.

6 sugestões de escapadinhas de Páscoa: fuja à rotina
Destinos dentro e fora de Portugal com praia, história e diversão garantida

Quer aproveitar a quadra pascal para fugir à rotina e passar férias num sítio diferente? Não espere mais. Espreite os destinos para escapadinhas de Páscoa que aqui lhe sugerimos – em Portugal e fora – e comece já a planear a sua viagem.

3 escapadinhas de Páscoa em Portugal


São muitos os destinos em território português a ter em conta para as férias da Páscoa. Aqui, sugerimos-lhe 3 que o farão escapar ao quotidiano e aproveitar o melhor que Portugal tem para oferecer.

1. Mesão Frio

escapadinhas de Páscoa

Poisada na margem direita do Rio Douro, a cerca de 40 quilómetros de Vila Real, Mesão Frio é uma vila de paisagens belíssimas e plenas de história. Conhecida como a “Porta do Douro”, é a região vinícola demarcada e regulamentada mais antiga do mundo, actualmente reconhecida como Património Mundial pela UNESCO. Aqui, onde o património arquitectónico e a hospitalidade das gentes locais deixam qualquer um boquiaberto, o segredo para uma férias felizes é apreciar, sem pressa, o encanto de Mesão Frio. Saboreie pratos típicos, prove os famosos vinhos da região, explore miradouros que fazem a delícia de todos os amantes da natureza, espreite os majestosos edifícios com raízes – como o Convento de São Francisco – e respire fundo.

2. Ilha da Madeira

escapadinha de Páscoa

Porque não fazer-se a uma das nossas belíssimas ilhas esta Páscoa? A ilha da Madeira, com a sua imensa paisagem verdejante, é uma aposta feliz para umas férias em língua portuguesa onde as novidades não deixam de ser muitas. Para que possa descansar e apreciar a autenticidade local, sugerimos que passe algum tempo a explorar o Funchal, onde as aventuras de um viajante passam, primeiramente, por subir de teleférico à zona alta da capital e perder-se no Jardim Tropical Monte Palace, onde coabitam a fauna e flora dos quatro cantos do mundo. Perto deste espaço encantando, encontram-se a famosa Igreja de Nossa Senhora do Monte, construída no século XVIII, e os carros de cesto, utilizados no passado como meio de transporte para o centro pelos moradores. Aventure-se monte abaixo e perca-se pela zona histórica em torno da rua de Santa Maria – onde a street art salta à vista – e termine o dia com um brinde com Poncha da Madeira, Terá, aqui, umas férias a não esquecer.

3. Vila Nova de Milfontes

escapadinhas de Páscoa

Fonte: VisualHunt.com/Portuguese_eyes

Encaixada no Concelho de Odemira, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Vila Nova de Milfontes é uma pequena vila pesqueira habitada por gentes do mar. Com vastas praias – algumas desertas – e planícies douradas, típicas da região, é um sítio com história onde recomendamos a descoberta do estuário do Mira. Explore a Cascata das Furnas, escondidas por entre a vegetação, a Praia do Malhão, óptima para os amantes de surf, e, ao sul da vila, a Praia de Almograve, uma das mais bonitas de toda a Costa Alentejana.

3 escapadinhas de Páscoa pelo mundo


4. Fez, Marrocos

escapadinhas de Páscoa

Fonte: Visual Hunt/fotopamas 

Fazer uma escapadinha de Páscoa fora da Europa é cada vez mais fácil. Coloque-se num avião rumo ao Norte de África, que fica tão perto, e visite Fez, uma das quatro cidades imperiais de Marrocos, a par com Rabat, Meknes e Marraquexe.

Situada na parte norte do país, é uma cidade extraordinária, com milhares de edifícios históricos e fontes, portas e arcos esculpidos e pintados à mão. Aqui, ao passear pela Medina de Fez (Fes el Bali), respira-se história. viaja-se no tempo. São muitos os mercados, as velhas mesquitas e madraças, as praças que vibram com a agitação humana, os pormenores deslumbrantes da arquitectura árabe que assaltam os sentidos e nos fazem querer ficar em silêncio a contemplar o mundo em torno de nós – por sinal, considerado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Explore ainda as tinturarias de Fez, onde se trabalham os curtumes com métodos ancestrais, espreite a madraça Bou Inania, escola religiosa fundada em meados do século XIX, e caminhe dos portões da cidade até ao Fonte Norte (Borj Nord), passando por um cemitério que pode também ser visitado.

5. Tenerife, Espanha

escapadinhas de Páscoa

Fonte: Visual Hunt/Al-Benzino

Para uma escapadinha de puro relaxamento, eis que surge Tenerife na lista. A maior ilha do arquipélago das Canárias é um destino de contrastes, onde poderá dedicar-se a mil e uma actividades felizes, como caminhadas e surf, ou, simplesmente, deitar-se nas areias brancas e render-se aos sabores locais.
Aqui, faça o que fizer, não deixe apenas de explorar o Parque Nacional do Teide, declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 2007, onde se encontra o pico mais elevado de Espanha. Para subir, pode apanhar um teleférico até perto do cume e, depois, com uma autorização que deverá requisitar antes, escalar o restante. A subida não é fácil mas a vista sobre Gran Canaria, La Palma, La Gomera e El Hierro faz, sem dúvida, valer a pena.

6. St. Anton am Arlberg, Áustria

escapadinhas de Páscoa

Fonte: VisualHunt/gruetter

Há sempre quem prefira passar a Páscoa na neve. Pois bem, eis um destino para os amantes dos desportos de Inverno: St. Anton am Arlberg fica em Tirol e é um dos mais populares ski resorts da zona. Com pistas fabulosas e instalações renovadas recentemente, é o sítio perfeito para desfrutar da neve e repousar depois de um dia agitado em descidas fantásticas.

Veja também: