Publicidade:

8 escapadinhas para o Dia dos Namorados: em Portugal e na Europa

Quer celebrar o dia 14 de fevereiro longe do burburinho da rotina? Aqui, sugerimos-lhe 8 escapadinhas para o Dia dos Namorados, em Portugal e na Europa.

8 escapadinhas para o Dia dos Namorados: em Portugal e na Europa
Não perca estas 8 sugestões para um 14 de fevereiro inesquecível

A cumplicidade é algo a ser celebrado todos os dias, nas pequenas coisas, que tornam as pessoas únicas e o quotidiano feliz. Há, no entanto, ocasiões que merecem uma celebração mais palpável. Faça as malas e parta numa das 8 escapadinhas para o Dia dos Namorados, em Portugal e na Europa, que aqui lhe sugerimos.

4 escapadinhas para o Dia dos Namorados em Portugal


Portugal é um país de paisagens românticas não sendo, por isso, difícil encontrar no mapa ideias de escapadinhas para o Dia dos Namorados. Aqui, deixamos-lhe 4 sugestões – 3 em território continental e uma na belíssima Região Autónoma da Madeira.

1. Vila Pouca de Aguiar

vila pouca aguiarFonte: Wikimedia/Nicolás Boullosa

Aninhado entre as Serras do Alvão e da Padrela, o concelho de Vila Pouca de Aguiar é um lugar de paisagens retemperadoras e tradições vivas, integrado no Caminho Português Interior de Santiago e ideal para uma escapadinha a dois. Uma vez neste canto da Região Norte do país, vá até à Lagoa do Arvão, aproveitando para percorrer trilhos pedestres sinalizados; visite o Castelo de Aguiar, apoiado numa imensa fraga granítica; e faça-se ao Parque Termal de Pedras Salgadas onde, entre uma fauna e flora impressionantes, foram erguidos o Balneário Termal, renascido pelas mãos de Siza Vieira, o antigo Casino e várias fontes termais.

2. Óbidos

óbidos

Óbidos é um belíssimo destino luso para uma viagem a dois. O Castelo, construído no século XIII, e as muralhas que circundam o casario antigo fazem da vila medieval um local mágico. Viaje no tempo ao subir à fortificação, conheça as igrejas e capelas, espreite as pequenas lojas que se estendem pelas ruelas típicas e contemple tranquilamente o pôr-do-sol numa esplanada solarenga.

3. Aljezur

aljezur

Aljezur é uma vila pequena, afastada do turismo de massas, onde são vários os encantos. Localizado no Algarve, mas com paisagens alentejanas, é um refúgio com história, percursos na natureza, praias belíssimas e delícias gastronómicas. Quando no centro da vila, suba até ao castelo mourisco, onde a vista é de cortar a respiração e espreite a Igreja da Misericórdia, construída no século XVI. Para acrescentar aventura à escapadinha, experimente surfar nas praias da Arrifana e do Amado e passeie a cavalo ou de bicicleta pelas montanhas e colinas.

4. Funchal

Funchal

Não é segredo que a Madeira guarda em si imensos lugares-tesouro, sendo o Funchal um deles. Com paisagens naturais deslumbrantes e ruelas pitorescas, esta é uma das cidades mais românticas do país, perfeita para uma aventura no Dia dos Namorados. Descubra a fauna e a flora de diferentes cantos do planeta no Jardim Tropical Monte Palace; conheça a Igreja de Nossa Senhora do Monte, erguida no século XVIII; aventure-se num carro de cesto; e perca-se pela Rua de Santa Maria, onde a street art se espalha por vários edifícios. Não se esqueça ainda de provar o famoso bolo do caco e fazer um brinde com vinho da Madeira.

4 escapadinhas para o Dia dos Namorados na Europa


Se está à procura de um destino fora de território luso, eis 4 sugestões de lugares mágicos no Velho Continente que servem de escapadinhas para o Dia dos Namorados absolutamente inesquecíveis.

1. Paris, França

Paris

Paris, cidade-luz, é, inevitavelmente, um dos destinos mais românticos da Europa e, por isso, uma das 8 sugestões para passar o Dia dos Namorados. Perca-se por entre as ruas de elegantes edifícios e monumentos com história, compre bilhetes para a Ópera e termine o dia com um piquenique no Parc du Champ-de-Mars, em frente à Torre Eiffel, em que não falte uma generosa fatia de queijo e um copo de vinho.

2. Castelluccio di Norcia, Itália

Castelluccio di Norcia

Itália é um país de atmosfera romântica, sendo muitas as cidades ideais para se refugiar numa ocasião especial a dois. Para fugir, porém, aos roteiros mais conhecidos, sugerimos que parta rumo a Castelluccio di Norcia, na região italiana da Umbria. No mês de fevereiro, poderá fazer algum frio, mas facilmente se esquecerá dele ao vislumbrar os imensos campos que em maio se cobrirão de flores, tornando mágica a paisagem. Pousada no interior do Parco Nazionale dei Monti Sibillini, Castelluccio é o lugar perfeito para escapar ao burburinho da cidade e embrenhar-se na natureza. Parta em caminhadas pelo parque; faça um passeio a cavalo; ou sente-se apenas entre os locais, a degustar produtos típicos da região, como as famosas lentinhas de Castelluccio di Norcia.

3. Dubrovnik, Croácia

dubrovnik

Classificada como Património Mundial pela UNESCO, Dubrovnik é uma cidade croata no Mar Adriático, de beleza extraordinária. Com ruas pavimentadas a mármore branco e muralhas que se estendem ao redor de toda a Cidade Antiga, este é um destino que respira história e inspira romance. Para os fãs da série Guerra dos Tronos, um passeio pelas muralhas, construídas entre os séculos XIII e XVI, é também um passeio com vista para os telhados de King’s Landing. Espreite, na extremidade norte da Cidade Antiga, a famosa torre medieval de Minčeta e percorra sem pressa a rua principal – Stradun –, onde não faltam pequenos cafés e restaurantes para apreciar sabores locais. Passe pelo Mosteiro Franciscano e aprecie a Coluna de Orlando, erigida no ano de 1418. Veja também a Grande Fonte de Onofrio, logo a seguir ao portão de Pile, e faça ainda uma visita ao Palácio do Reitor, ao Palácio Sponza, de arquitectura renascentista, e à catedral da cidade, erguida após o terramoto de 1667.

4. Bled, Eslovénia

bled

Bled é uma pequena e encantadora vila, na Eslovénia, no sopé dos Alpes Julianos, onde as águas do lago homónimo refletem de forma mágica as colinas verdejantes que o rodeiam. Conhecido por albergar uma das residências oficiais de Tito, quando presidente da Jugoslávia, e considerado um dos mais bonitos resorts alpinos, Bled é há muito um destino que parece enfeitiçar quem o visita. Percorra os trilhos marcados nas florestas envolventes e alugue um pequeno barco para passear nas águas calmas, deixando-se deslumbrar pelo castelo poisado no coração do lago.

Veja também: