Sofia Ramos
Sofia Ramos
08 Ago, 2023 - 20:45

Escapadinhas em Espanha: 6 sugestões com muito salero

Sofia Ramos

Tem dias de férias por marcar e falta-lhe destino? Temos sugestões de escapadinhas em Espanha para lhe propor!

Procura destinos para um fim de semana ou umas miniférias? O país aqui ao lado tem muitos destinos à sua espera. O bom tempo está aí e há que aproveitá-lo, por isso fomos à procura de escapadinhas em Espanha, para que possa começar já a pensar na sua próxima pausa.

6 escapadinhas em Espanha para fugir à rotina

Salamanca

Catedral de Salamanca

A cerca de quatro horas de automóvel do Porto, Salamanca é uma cidade recheada de história, com um património de arquitetura antiga difícil de igualar. Nos dias em que aqui estiver, esqueça o carro ou os transportes públicos: não vai precisar! A partir da incontornável Plaza Mayor – a mais antiga e mais bonita de Espanha – percorra as ruas da cidade e prepare-se para encontrar um monumento a cada passo: Catedral, Universidade, Casa de las Conchas, Huerto de Calisto y Melibea, Casa Lis e tantos outros lugares que vai gostar de conhecer.

Em Salamanca não falta sequer um rio – o rio Tormes, afluente do Douro – e uma bonita ponte romana sobre o mesmo.

Barcelona

Barcelona entre as cidades para visitar em Espanha

Nesta lista de escapadinhas em Espanha não podia faltar a portentosa cidade de Barcelona. Este é daqueles destinos a que se regressa vezes sem conta, tal a sua dinâmica e vasta oferta cultural, da arte à arquitetura, do entretenimento à gastronomia.

Museus, palácios, jardins, praças, catedrais, mercados, frente marítima: são tantos os locais icónicos da cidade que é difícil enumerá-los. A nossa dica: intercale as visitas com pausas para degustar as tapas e as especialidades catalãs e recuperar as energias: esta é uma cidade fervilhante e envolvente!

Marbella

Sol, mar, esplanadas… Em duas palavras: boa vida. É assim Marbella, uma estância balnear no sul de Espanha que é tão popular quanto charmosa. Todos os trunfos que fazem da Costa del Sol uma área turística de excelência, desde logo o clima e as praias maravilhosas, estão à sua espera em Marbella.

As eficientes infraestruturas de apoio e as atividades de lazer disponíveis levam a que seja um destino muito procurado por famílias, que aqui encontram um pouco de tudo: dias de praia, visitas culturais, passeios na natureza e deliciosas propostas gastronómicas.

Cádiz

Cádis é uma das cidades a visitar em Espanha

Não muito longe de Marbella, Cádiz é outra boa opção quando o tema são escapadinhas em Espanha. A sua identidade andaluz é omnipresente e essa é uma das características que torna esta cidade um destino tão atrativo. Para além dos árabes, por aqui passaram fenícios, cartagineses, gregos e romanos, sendo uma das mais antigas cidades da Europa.

Para além de poder visitar vestígios arqueológicos com mais de três mil anos, lembre-se de que estamos no Sul de Espanha e que isso significa poder contar com ótimas praias, meteorologia favorável a dias felizes, animação noturna e, não menos importante, peixe e marisco fresquíssimo para uma experiência culinária inesquecível.

Granada

Vista do Alhambra em Granada

Já que falamos acima da forte herança andaluz no Sul de Espanha, por que não equacionar uma escapadinha a Granada, testemunho maior da presença árabe no país vizinho? Emoldurada por montes e montanhas, incluindo a mítica Sierra Nevada, Granada oferece uma mescla de paisagens naturais e cenários edificados de rara beleza.

O centro das atenções é, com todo o mérito, Alhambra. Esta colossal construção árabe constituída por vários palácios e jardins, está classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. De visita obrigatória é também o centro da cidade, Albaicin, e a sua acolhedora Plaza de San Nicolas, onde a vista sobre Alhambra é de tirar o fôlego.

Valência

Terminamos este roteiro por apetecíveis destinos para escapadinhas em Espanha com mais um destino a Sul. Afinal, com a primavera e o bom tempo, sabe bem passar uns dias em lugares onde se sente a maresia. E se for em Valência, as suas miniférias serão ainda sinónimo de enriquecimento cultural.

Cosmopolita e airosa, esta é uma cidade que soube nos últimos anos reinventar-se. História e modernidade caminham de mãos dadas pelas ruas, praças e avenidas que nos recebem de braços abertos. Junte-lhe um programa intenso de eventos e acontecimentos desportivos de relevo, e ainda uma fantástica cozinha regional, que apetece conhecer.

Veja também