Publicidade:

Conheça a Escola da Ponte: uma escola diferente

A Escola da Ponte nasceu da necessidade de se repensar a escola. Saiba tudo sobre este projeto inovador na área da educação.

Conheça a Escola da Ponte: uma escola diferente
Conheça melhor este projeto

Já ouviu falar da Escola da Ponte, mas não sabe bem do que se trata? Este projeto inovador na área da educação em Portugal reflete uma visão muito particular de se olhar o ensino, olhando cada aluno como ser individual, cujo ritmo de aprendizagem deve ser respeitado, fomentando-se a autonomia de cada estudante.

Esta escola localiza-se em São Tomé de Negrelos, concelho de Santo Tirso e distrito do Porto. Afasta-se do modelo tradicional de ensino, estando organizada segundo uma lógica de projeto e de equipa, partindo de interações que se estabelecem entre os seus membros. Alunos e professores participam ativamente no processo de ensino-aprendizagem, o que inclui o planeamento das atividades e a avaliação.

Se já está curioso sobre como esta nova forma de educar está a transformar antigos modelos, está coberto de razão – porque até lá fora de fronteiras, a Escola da Ponte é referência e chama a atenção de educadores. Descubra mais sobre o projeto inovador que tem o selo português.

5 pressupostos essenciais da Escola da Ponte


escola da ponte

1. Quais os valores e princípios desta escola?

Assenta em valores como a democraticidade e a solidariedade, tendo vários princípios que conduziram à existência de vários dispositivos pedagógicos e a uma dinâmica de grupo que, simultaneamente, fomenta uma autonomia solidária e responsável, sendo a palavra vista como um instrumento autónomo de cidadania.

2. Os Pais e Encarregados de Educação participam ativamente?

Claro que sim, estando fortemente envolvidos no processo de aprendizagem dos alunos e também na direção da Escola. Assim, há uma porta permanentemente aberta ao contacto com o tutor, que é aquela personalidade que orienta, acompanha e avalia de forma diária as atividades que os alunos a seu cargo realizam.

escola da ponte

3. Como é constituída a equipa docente?

A equipa docente é composta por elementos com formação muito diversificada, desde educadoras de infância, psicóloga, e também professores do 1º ciclo, 2º e 3º ciclos. Esta equipa reúne todas as quartas-feiras, e sempre que é necessário, para debater problemas da escola, assim como para planificar todo o trabalho a ser desenvolvido.

4. Qual a filosofia subjacente a esta escola?

A filosofia desta escola é inclusiva e cooperativa, baseando-se no pressuposto de que todos precisam de aprender e todos podem aprender uns com os outros, exercendo a cidadania.

5. O horário é igual para todos os alunos

Sim, todos os alunos cumprem o mesmo horário.

Já há vários movimentos que se têm baseado nos princípios desta escola, procurando alargar a sua abrangência no plano nacional. A Escola da Ponte é, de facto, inovadora em Portugal, devendo todos conhecer melhor este projeto pioneiro numa área tão nobre e importante, como a educação, e que merece a atenção de todos.

Veja  também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.