Publicidade:

13 dicas para escolher a carreira certa

Tem dúvidas quanto a escolher a carreira certa para si? Então, esta informação poderá ser mesmo muito útil. Temos 13 dicas para facilitar a tarefa.

13 dicas para escolher a carreira certa
Saiba como saber se um curso é o certo para si

Há alturas na vida, como o momento em que tem de escolher o curso a seguir no ensino superior, que se podem constituir como desafiantes e complicadas, pois as dúvidas podem ser muitas quanto ao saber escolher a carreira certa.

Na verdade, há dicas que pode seguir e que podem ajudar a encontrar o rumo profissional que o realizará e fará feliz no futuro. Confira esta informação de seguida e voe em direção à sua carreira de sonho!

Como escolher a carreira certa? 13 dicas


escolher a carreira

1. Siga a sua vocação

Pensar em seguir uma carreira apenas porque pensa que lhe poderá trazer muito dinheiro no futuro e lhe vai dar estabilidade financeira, pode ser um erro pelo qual pagará caro. Imagine passar o resto da sua vida a fazer algo de que não gosta! Soa a horrível, concorda? Siga, pois, a sua vocação, aquilo que o fará feliz todos os dias e que o motive.

2. Tenha a última palavra a dar

Há pais que, não por mal, mas porque pensam estar a fazer o melhor para os seus filhos, projetam nestes os seus sonhos profissionais e quase que os forçam a seguir carreiras para as quais não têm vocação. Por isso, se vai para o ensino superior, fale com os seus pais, exponha os seus motivos e tenha a última palavra a dar sobre o curso que quer seguir.

3. Saiba que nenhuma decisão é irreversível

Ainda que venha a dar-se conta de que, afinal, aquele caminho não era o mais indicado, pode sempre voltar a escolher a carreira certa, mudando de curso. É certamente melhor isso do que continuar com um percurso que não faz sentido para si.

4. Tenha consciência daquilo que faz muito bem

Um dos segredos do sucesso é fazer algo em que é exímio. E se isso pode nascer consigo de forma natural, se quiser estar a par dos seus colegas, terá de treinar para ser ainda melhor, aprender mais e mais, pois mesmo que uma carreira possa parecer difícil de alcançar, os excecionais têm sempre lugar!

5. Seja resiliente

Ao escolher a carreira certa, pode, por vezes, fraquejar no meio do caminho, ter dúvidas. Mas não pode desistir! Se essa é a sua carreira de sonho e se já ponderou os prós e contras da mesma, vá em frente e seja resiliente na luta pelos seus objetivos!

6. Conheça relatos de pessoas que seguiram essa carreira

Recolher relatos em primeira pessoa de que seguiu essa carreira, poderá ser ótimo para si. Poderá, assim, ouvir, ao vivo ou através de vídeos, testemunhos reais de pessoas com experiência nessa área, o que será benéfico.

7. Conheça bem a sua personalidade

Para escolher a carreira certa, tem de conhecer a sua personalidade e saber o que se adequaria a si. Por vezes, por mais que gostássemos de seguir algo, sabemos, no nosso íntimo, que não se adequaria à nossa personalidade.

8. Faça testes de orientação vocacional

Em caso de dúvidas que persistem, procure um bom psicólogo e faça testes vocacionais, para procurar saber quais seriam as áreas mais indicadas para si.

9. Faça uma pesquise sobre essa carreira

Antes de escolher um determinado curso superior, pesquise primeiro sobre essa carreira, descobrindo mais pormenores sobre essa função e o que será esperado de si no futuro.

10. Visite uma faculdade que tenha esse curso

Ao visitar uma faculdade que tenha o curso que pensa seguir, poderá ter uma ideia mais concreta das aulas que terá e se essa área será motivadora para si.

11. Responda à seguinte questão: qual a carreira dos seus sonhos?

Como se imagina a viver nos próximos anos? O que o apaixona? O que quer fazer da sua vida? A sua profissão deverá ir ao encontro do que pretende para si. Procure um estilo de vida, em vez de optar por escolher um cargo e, obviamente, não opte por uma área que não lhe diga nada e/ou não lhe vá dar prazer.

12. Experimente trabalhar em diversas áreas

Uma boa forma de acertar na sua escolha é através da experimentação. Faça um estágio profissional e/ou voluntariado em diferentes áreas, de modo a avaliar qual a área que o apaixona e a qual se pretende dedicar com afinco. Esta é, sem dúvida, a melhor forma de descobrir qual a carreira certa para si.

13. Recompensa monetária

Mesmo que o que faça o satisfaça pessoal e profissionalmente, é necessário que os seus esforços tenham também um reconhecimento económico, de modo a que atinja uma realização completa. A falta de recompensa monetária adequada pode levar a uma falta de motivação profissional para o futuro.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.