Paula Carvalho
Paula Carvalho
22 Jun, 2018 - 00:00

3 perguntas que deve fazer antes de escolher o lugar do avião

Paula Carvalho

Para assegurar que desfruta de uma viagem confortável e descontraída, indicamos-lhe o melhor lugar do avião para si, em função dos seus gostos e personalidade.

3 perguntas que deve fazer antes de escolher o lugar do avião

Quer seja um viajante frequente ou esporádico, é importante saber escolher o lugar do avião para si. Isto porque todos sabemos que o espaço para esticar as pernas, a possibilidade de nos movermos livremente, a ausência de “vizinhos” perturbadores, entre outros fatores, podem influenciar a qualidade da viagem e, em última análise, o nosso humor no final da mesma.

No entanto, o mais importante é mesmo que adeque a escolha à sua personalidade e aos seus gostos pessoais. Afinal, tudo depende da experiência que pretende ter no voo em questão. Para o ajudar a selecionar, indicamos-lhe qual o melhor lugar do avião, em função de determinadas características ou desejos. Assim, você só tem de ver o que mais se adequa a si!

Saiba qual lugar do avião deve escolher: 3 perguntas que vão ajudar

melhores lugares no avião

1. Qual é a sua preocupação mais comum durante um voo?

“Gosto de me sentir seguro.” – lugar na traseira do avião
Vários estudos indicam que quem viaja nestes lugares tem 40% mais de probabilidades de sobreviver a uma queda. Se conjugar a escolha com um lugar de corredor assegura que, em caso de evacuação de emergência, poderá sair do avião com maior facilidade.

“Quero sair daqui o mais rápido possível!” – lugar do lado esquerdo, na frente do avião
Este é o melhor lugar do avião para quem pretende desembarcar com rapidez (ex.: em caso de transbordo). Isto porque os passageiros da frente tendem a sair primeiro, além de que, na maior parte dos aviões, a porta principal de saída costuma estar localizada à esquerda.

“Não gosto nada quando isto abana!” – lugares na zona entre as asas
Se a turbulência o assusta, então este é o melhor lugar do avião para si: as próprias leias da física asseguram que é o mais estável e aquele em que sentirá menos o balanço do avião.

Nota: pelas razões óbvias, estes são também os lugares indicados para quem enjoa com facilidade.

2. Quais são as suas necessidades?

“Vou passar o voo todo a dormir…” – lugar de janela, do lado esquerdo, a meio do avião
Os viajantes frequentes indicam que as janelas do lado esquerdo estão ligeiramente descentradas, o que possibilita encostar a cabeça de forma mais cómoda; estando no centro do avião, evita a confusão das casas de banho e “espaços de convívio”.

“Eu só quero poder esticar as pernas.” – lugar de corredor, na fila junto à saída de emergência
Os lugares na fila junto à saída de emergência prevêem aproximadamente mais 20% de espaço – no entanto, prepare-se para pagar um extra pelo privilégio. No caso específico sugerido, vai ainda poder esticar as pernas em direção ao corredor.

Nota: tal como a primeira fila, esta está reservada a crianças e a passageiros com necessidades especiais, pelo que só pode ser reservada no próprio dia da viagem.

“Silêncio, sim. Barulho, não.” – lugar entre as filas 5 e 9
Este é o melhor lugar para evitar o barulho, uma vez que estão longe das asas, da cozinha e das casas de banho. Agora é só rezar para que os seus “vizinhos” tenham os mesmos gostos…

“Espero que ninguém me chateie!” – lugares de corredor
Se o que deseja é ficar sossegado ao longo de todo o voo, pode experimentar uma de duas coisas: reserve um lugar de corredor, rezando para que ninguém queira os outros dois; verifique com a sua companhia aérea de pode bloquear a cadeira do meio na altura do check in (algumas permitem esta opção).

3. Quais são as suas prioridades?

“Eu levo a casa atrás de mim.” – lugar na traseira do avião
Se viaja sempre carregadíssimo e com a bagagem de mão a atingir os limites, então este ´o lugar certo para si: as 10 últimas filas são as primeiras a embarcar, pelo que vai encontrar ainda imenso espaço livre.

“Ando sempre à procura de um WC…” – lugar de corredor
Para evitar estar sempre a pedir licença a quem se encontra ao seu lado, opte logo por um destes lugares: assim, pode levantar-se e correr para a casa de banho sempre que desejar, sem ter de incomodar ninguém.

“O mais importante é apreciar a paisagem.” – lugar na frente do avião, junto à janela
Esta é óbvia: sem janelas, não há vistas; por outro lado, há que evitar a zona das asas, que perturbam a contemplação que pretende levar a cabo. A ideia é obter o maior ângulo desimpedido possível.

“Em primeiro lugar, estão os miúdos.” – lugar “bulkseat”
Estes lugares atrás das divisórias têm bastante mais espaço para as crianças se mexerem e estão localizados bem perto das casas de banho; além disso, como não tem passageiros à sua frente, não precisa de se preocupar que estes se sintam incomodados.

E, então, já descobriu o melhor lugar do avião para si? Tendo em conta o número de alternativas apresentadas, estamos certos que sim. Esperando ter ajudado, resta-nos desejar-lhe uma excelente viagem!

Veja também: