Publicidade:

Esquemas com bitcoins: esteja atento às fraudes

Não se iluda, os esquemas das bitcoins estão aí para lesar os investidores. Para evitar perdas irremediáveis, conheça as fraudes mais comuns do momento.

Esquemas com bitcoins: esteja atento às fraudes
Faça transações seguras e não corra riscos desnecessários

Os esquemas com bitcoins, ou criptomoedas, são uma realidade e devem preocupar todos os eventuais investidores. Se quer aventurar-se neste mercado, não se entusiasme demasiado e esteja atento aos perigos. Apontamos aqui alguns.

Esquemas com bitcoins a evitar

esquemas-das-bitcoins

A bitcoin anda nas bocas do mundo. No final do ano passado foi notícia nos quatro cantos do planeta e, ao que parece, a popularidade desta criptomoeda parece não esmorecer. No mês de dezembro atingiu recordes de valorização e, claro, chamou a atenção de diversos investidores. Ainda assim, existem riscos neste universo ainda desconhecido.

O “lado negro” desta nova realidade começa a dar frutos. Recentemente, nos Estados Unidos da América, duas empresas (do mesmo proprietário) foram condenadas a pagar 12,4 milhões de euros por terem montado um esquema fraudulento. Tenha atenção a todas as transações feitas e garanta a sua segurança cibernética.

Transações falsas

esquemas-das-bitcoins

Este é um dos esquemas das bitcoins mais comuns. Depois de ser “atacado”, descobrir o responsável pelo ataque é uma tarefa bem difícil, já que o sistema é baseado no anonimato. Sem regulação, sites falsos que prometem estes serviços começam a surgir com grande regularidade. O objetivo é levar o dinheiro, provocando grandes perdas aos investidores. Por isso, tenha muita atenção aos sites onde investe.

Esquema piramidal

esquemas-das-bitcoins

Existem várias moedas virtuais que mais não são do que um esquema de fraude em pirâmide. Prometem lucros rápidos e avultados onde os investidores pagam um valor para recrutar novas pessoas que, por sua vez, também pagam para validarem a sua participação, numa lógica de esquema em pirâmide. Existem empresas que entram neste mercado, mas que não dispõem da tecnologia que está na base da bitcoin. No fundo, recrutam investidores para uma moeda que não existe.

Este é mais um dos esquemas das bitcoin mais comuns e têm preocupado as autoridades de todo o mundo. Nunca aceite convites via Facebook ou e-mail para investir numa “oportunidade única” que garante lucros astronómicos através do recrutamento de novos investidores.

Criptomoedas Falsas

esquemas-das-bitcoins

Chegam como “the next big thing” a seguir à bitcoin, a criptomoeda mais popular e valiosa do mercado. Uma simples pesquisa no Google vai mostrar dezenas de artigos sobre criptomoedas falsas e que, em questão de minutos, lesaram os respetivos investidores em milhares de euros.

Malware

esquemas-das-bitcoins

Se, no início dos tempos cibernéticos, o malware era uma forma dos hackers conseguirem acesso aos dados de crédito dos utilizadores, agora também serve para um dos esquemas de bitcoins mais “famosos” do momento. Um dos mais recentes malware substitui o endereço na área de transferência do dispositivo, ou seja, o utilizador envia as criptomoedas diretamente para os hackers. Portanto, se quer investir, faça-o com segurança.

Veja também: