Publicidade:

5 estilos de liderança Star Trek: qual é o seu?

É mais um fã dos capitães desta série? Inspire-se nos vários estilos de liderança Star Trek adotados pelos diferentes capitães da Enterprise.

5 estilos de liderança Star Trek: qual é o seu?
Veja com qual deles é mais parecido

Fonte: startrek.com

A frase “Space, the final frontier” diz-lhe alguma coisa? Se sim, é claramente um fã da série e dos filmes Star Trek e vai adorar saber que pode adotar estilos de liderança baseados na série famosa.

Star Trek – em Portugal “Caminho das Estrelas” – tem como pano de fundo as aventuras no espaço de uma equipa de exploradores a bordo da nave USS Entreprise.O primeiro episódio foi para o ar a 8 de Setembro de 1966, tendo a série criada por Gene Rodenberry acabado de completar 50 anos e dado origem a vários filmes.  A cada série, um novo capitão exibia uma nova personalidade e uma nova forma de agir e de resolver conflitos, dando origem a diferentes estilos de liderança Star Trek.

É fã do capitão Kirk, do Picard ou de Kathryn Janeway? Quer saber o que os carateriza? Veja com qual se identifica.

Estilos de liderança Star Trek: qual é o seu?


 1. James T. Kirk

star trek

Aventureiro e explorador, lidera pelo exemplo e foi o capitão mais jovem da Frota Estelar. Tem um forte sentido de justiça e tem a lealdade da sua equipa, incentivando-a sempre a encontrar uma hipótese diferente de resolver os problemas. Definido como astuto, corajoso e confiante, acredita que os fins justificam os meios.

2. Jean-Luc Picard

star

Diplomata, mas também bom em batalha, lógico e muito inteligente. Sabe motivar a equipa e dar-lhe poder através do conhecimento. Visionário, sabe lidar com questões complexas e resolver problemas aparentemente insolúveis entre múltiplas partes, definindo novas direções. As soluções que encontra são, sobretudo, pacíficas. Tem, também, habilidades técnicas.

3. Kathryn Janeway

star

É uma líder capaz de criar harmonia junto das pessoas com quem trabalha e de resolver conflitos entre diferentes grupos. Cientista, respeita as regras, mas também sabe quebrá-las em prol do grupo.

4. Jonathan Archer

archer

É um capitão que ajuda a sua equipa a reconhecer quais os seus pontos fortes e fracos. Cria relações de proximidade com os elementos, é capaz de ultrapassar relações conflituosas e protege a equipa acima de tudo. É independente e tem um forte sentido de dever. Além disso é charmoso, corajoso e um explorador nato.

5. Benjamin Sisko

sisko

Capaz de passar por cima das regras, se preciso, é um comandante mais diplomata do que explorador. Valoriza os contributos dos seus colegas e está sempre pronto para ouvir boas e más notícias. Face a situações de incerteza é o tipo de líder a escolher.

Agora que já sabe quais os estilos de liderança Star Trek diga-nos qual é o seu.

Veja também: