Helena Peixoto
Helena Peixoto
11 Dez, 2020 - 10:00

Estilos de decoração: como escolher o perfeito para a sua casa?

Helena Peixoto

Que estilos de decoração se adequam mais a si e à sua casa? Gosta de vários e não se consegue decidir sobre o que fazer? Veja as nossas dicas e deixe os medos de lado – coragem para arriscar!

estilos de decoração

São imensos os estilos de decoração disponíveis para uma pessoa escolher para a casa. Mas, a grande questão que se impõe é: como escolher? Muitas vezes, por medo, mas a maior parte por desconhecimento, acabamos por não conseguir definir o nosso estilo próprio decorativo.

Deve ter em conta que o mais importante é ter um espaço onde se sinta confortável, ao qual queira sempre regressar, por muitos locais incríveis que visite e conheça.

Além disso, ao conhecer estes diferentes estilos de decoração não significa que tem de seguir um deles à letra. Pode retirar ideias e ajustá-las ao seu gosto pessoal e até necessidades.

Venha saber como fazê-lo e não tenha mais dúvidas!

7 estilos de decoração a não perder

Na hora de escolher os estilos de decoração, há uma premissa verdadeiramente essencial: conhecê-los! Deve ler bastante, pesquisar bastante e só assim conseguirá perceber se tem a ver consigo. Aqui deixamos-lhe 7 diferentes estilos para perceber se são do seu agrado.

Rústico

Imagine aquelas casas de campo, com muita madeira à vista, cozinhas tradicionais, muitas flores e plantas e armários rústicos: este é o estilo de decoração rústico. Neste estilo é também feito um grande aproveitamento de materiais como garrafas e latas para vasos, por exemplo, e abundam as almofadas, mantas de crochê para o sofá e acessórios de cozinha como cafeteiras, bules e chávenas de porcelana.

No estilo rústico, a madeira é mesmo e elemento reinante: seja nos acabamento, como base de chão, teto (vigas) ou paredes ou em elementos decorativos, sempre a contrastar com elementos da Natureza e com tecidos bem naturais. Estas casas são sempre bem acolhedoras e com alguma cor.

Retro

O estilo retro é geralmente apreciado pela franja da sociedade mais jovem. Este estilo remete muito aos anos 70 e 80 e tem, por isso, elementos dessa época. Exemplos disso mesmo são frigoríficos SMEG, batedeiras coloridas ou sofás com capas berrantes. E se pensa que é difícil escolher este estilo engana-se: as lojas estão carregadas destes artigos!

Contemporâneo

Este é um dos estilos de decoração mais clean, que é mesmo que dizer simples, elegante e minimalista.

Poucas peças decorativas mas com grande presença: detalhes fortes e cores como o prata, preto, branco e vermelho. É também feito o contraste do branco com o preto, como ter uma parede branca e um sofá preto, e são muito utilizadas as mesas de vidro e candeeiros minimalistas.

Escandinavo

O estilo escandinavo é um estilo bem básico e tem como principais características os ambientes brancos depois salpicados com pequenos apontamentos coloridos (almofadas estampadas ou outros acessórios coloridos). Neste estilo bastante informal há espaço para alguns detalhes de criatividade individual.

Eclético

O estilo de decoração eclético reúne opostos aparentemente impossíveis de juntar: o antigo e o novo, o Oriente e o Ocidente ou o luxo e a simplicidade.

É um dos estilos que exige maior cuidado para não cair numa grande confusão decorativa e ter uma casa que mais parece um local onde depositamos tudo o que encontramos, sem nexo, sentido ou organização.

Ainda assim, este é um dos estilos de decoração que se quer surpreendente sem ser complexo demais.

Industrial

O estilo industrial é um estilo muito dinâmico e muito peculiar.

A começar pelas cores usadas que são, habitualmente, mais escuras do que o habitual e o ambiente é um pouco fabril. Isto deve-se ao uso de materiais crus e mais frios como o ferro, bem como por deixar determinadas estruturas à vista, como vigas e pilares.

Para o estilo industrial, recorre-se ainda ao uso de mobília versátil, que cumpre mais do que um propósito e a pés direitos muito altos.

Minimalista

“Keep it simple”, que é como quem diz: mantenha as coisas simples é o mote do estilo minimalista. Nestas situações é utilizado o mínimo indispensável para manter uma casa agradável e funcional.

Os elementos decorativos praticamente não existem e são substituídos por mobiliário confortável e cómodo. As linhas são simples e retas ou com padrões geométricos e as cores mais utilizadas são o branco, preto, azul, bege, amarelo e as suas variações.

Dicas importante na hora de escolher estilos de decoração

Agora que já conhece os principais estilos de decoração, vamos ajudá-lo a chegar à conclusão de qual gosta mais e qual gostaria de ver aplicado na sua casa.

1

Fazer uma lista do que gosta

Depois de fazer uma pesquisa intensiva de ambientes decorativos, faça uma lista daquilo que gostou mesmo. Quais as cores que mais gostou de ver nos diferentes ambientes? E em termos de linhas, identifica-se mais com linhas simples ou com grandes linhas mais elaboradas? Como gostaria de ver a sua sala: bem cheia de elementos decorativos ou com o mínimo indispensável?

Outro truque a usar é fazer uma lista de 10 peças fundamentais em sua casa e perceber qual a linha comum entre os mesmos.

2

Transporte o que gosta para um “vision board”

Crie um vision board para a decoração da sua casa. É mais simples de fazer do que imagina: em primeiro lugar precisa de um quadro de cortiça e de revistas. Depois, recorte ou imprima imagens de peças de decoração ou ambientes decorativos que verdadeiramente o apaixonam. À medida que vai encontrando o que realmente mais gosta na decoração, coloque-os no quadro. No final, vai ter uma ideia mais específica e real daquilo que verdadeiramente gosta e quer.

3

Não faz mal misturar

Se depois de fazer este exercício chegou à conclusão que gosta de mais do que um estilo de decoração, não há problema nenhum! Não há qualquer proibição em juntar dois estilos de decoração, desde que o faça com o devido equilíbrio e conta, peso e medida. Na verdade, esta junção de ambientes pode tornar a sua casa bem mais interessante e com personalidade.

Veja também