Ekonomista
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18 Mar, 2021 - 15:19

As 10 estradas nacionais mais perigosas de Portugal

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Saiba quais são as estradas nacionais mais perigosas de Portugal. Conheça, também, os números se sinistralidade rodoviária referentes ao ano passado.

uma das estradas nacionais mais perigosas de Portugal

O trânsito caótico, o mau estado do piso, o descuido dos condutores e uma má sinalização bastam para uma combinação desastrosa. Antes de sair em viagem, conheça as 10 estradas nacionais mais perigosas de Portugal e evite acidentes.

As estatísticas comprovam que o problema da sinistralidade em terras portuguesas é grave. Ainda que o asfalto tenha sido alvo da preocupação pública e apresente melhorias em grande parte do país, a verdade é que os indicadores apontam a existência de verdadeiros “pontos negros” nas vias nacionais, o que se traduz em vias mortíferas.

Conheça os números referentes a 2020 e fique a par de uma dezena de estradas nacionais onde deve ter atenção redobrada.

Descem os números de vítimas nas estradas portuguesas

De acordo com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), o progresso que se tem vindo a comprovar nos últimos anos é positivo, apresentando uma diminuição significativa no número de vítimas do trânsito, com uma redução notória no que toca a feridos.

Ainda assim, entre janeiro e novembro de 2020, registaram-se 23.630 acidentes no território continental e 360 vítimas mortais.

Segundo o relatório da ANSR, a colisão entre veículos foi a principal natureza de acidentes em 2020 e a maior parte das incidências registadas associam-se a automóveis ligeiros.

Quando comparado com o período homólogo do ano passado, regista uma diminuição dos números gerais (acidentes, vítimas mortais, com ferimentos graves e feridos ligeiros).

A lista negra do trânsito nacional

No relatório da ANSR pode ler-se que todos os indicadores apresentaram uma diminuição nos 11 meses analisados de 2020. Isto deve-se, em parte, ao Estado de Emergência e medidas associadas que vigoravam, à data, no país.

Ainda assim, há ocorrências a registar. No topo dos distritos com maior aumento de vítimas mortais nas estradas aparecem, por ordem, Leiria (com +8), Viana do Castelo (com +7), Lisboa (com +4) e Santarém (com +2).

Coimbra e Beja foram os distritos que apresentaram maior redução (-16).

Mas, nem só a distribuição geográfica define o número das tragédias no trânsito, sendo o tipo de estrada também relevante na análise.

Apesar de a diminuição de incidências se ter verificado em todo o tipo de vias, foi em arruamentos que se registaram o maior número de acidentes. As maiores reduções verificam-se nos Itinerários Principais.

Para além destas conclusões, o relatório de 2020 inclui, também, uma análise às ações de fiscalização realizadas nesse período. Neste tema destaca-se um aumento de infrações por excesso de velocidade.

Por outro lado, verificou-se uma diminuição nas infrações relacionadas com excesso de álcool no sangue, utilização do telemóvel, ausência de cinto de segurança e falta da inspeção periódica obrigatória.

Fique a conhecer mais sobre o problema e saiba quais as estradas nacionais mais perigosas de Portugal.

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Top 10 das estradas nacionais mais perigosas em Portugal

1

Estrada Nacional 1

Antes de ser construída e de ver a migração de grande parte do tráfego para a A1, esta era a principal ligação com o Norte de Portugal.

Trânsito conturbado, excesso de veículos, peões e má sinalização são alguns dos factores perigosos que transformam alguns pontos da desta estrada em verdadeiras armadilhas.

2

Estrada Nacional 125

Longitudinalmente, esta via atravessa o litoral sul do Algarve, fazendo a ligação entre Vila do Bispo e Vila Real de Santo António. É sabido que a EN125 mostra uma exagerada taxa de acidentes rodoviários, contando com diversos “pontos negros”.

É uma alternativa gratuita às portagens na A22, pelo que se registou o aumento do tráfego e, consequentemente, o aumento na sinistralidade.

3

Estrada Nacional 2

Essa é a maior estrada em extensão do país e atravessa o nosso território de Norte a Sul. Inicia em Chaves e termina no Km 738, em Faro. Passa por 11 distritos, quatro serras, oito províncias, 32 concelhos e 11 rios.

Pela grandeza, não é difícil imaginar quantos troços necessitam de manutenção e anunciam acidentes.

4

Estrada Nacional 10

Por ligar muitos concelhos bastante povoados entre a margem sul e norte, comunicando com a A1, a A2, a A12 e a A9, esta é uma via muito concorrida e há perigos a evitar.

A zona mais perigosa da EN10 está no quilómetro 128, margem norte, entre Alhandra e Forte da Casa.

5

Estrada Nacional 118

Pensada para ser a Marginal esquerda do Tejo, da fronteira a Lisboa, esta estrada funcionava como uma alternativa perfeita à N3, que funciona com o mesmo objetivo da N118, neste caso, na margem oposta do Rio Tejo.

É uma das Estradas Nacionais mais simples por ter um traçado quase sempre retilíneo e plano. No entanto, o pequeno troço que fica na zona do Tramagal, em Abrantes, é particularmente sinuoso.

Entre 2010 e 2015 fez 44 mortos e marcou a sua presença na lista negra das estradas mais perigosas e mortais do país.

6

Estrada Nacional 13

Até passar a funcionar a A28, era a EN13 a via principal de ligação entre o Porto e o Minho, sendo ainda uma importante comunicação rodoviária com o nosso país vizinho.

Com a abertura da A28, essa estrada nacional passou a ser adaptada para o tráfego local, sendo parte de uma área urbana relevante. E é mesmo nas zonas mais povoadas que o perigo acontece.

7

Estrada Nacional 109

A Estrada da Costa da Prata começava no Porto, junto da Ponte Luiz I, e rumava para Leiria. Passava, entretanto, por praias como Valadares, Esmoriz, Espinho, Mira, Ovar, Figueira da Foz e Termas de Monte Real.

É o mau estado do seu piso que anuncia os muitos acidentes, especialmente quando esta condição é combinada com velocidade em excesso nas ultrapassagens, que contam com pouca visibilidade. Faz uso dessa via? Já sabe: atenção redobrada.

8

Estrada Nacional 18

De Ervidel à Guarda, atravessando o Rio Tejo na zona da Ponte de Portas de Ródão, encontramos mais uma das estradas nacionais mais perigosas de Portugal. 

Com a cobrança de portagens na A23, o trânsito não parou de crescer e, às linhas estreitas desta via, somaram-se zonas densamente arborizadas e um piso consideravelmente irregular.

Ora, daí resulta a combinação ideal para acidentes de viação, especialmente nas alturas de pico do inverno.

9

Estrada Nacional 103

Começa perto de Viana do Castelo, em Neiva, onde se encontra com a EN13, mas prolonga-se pelo lado Este do Alto Minho e pela enorme região Norte de Trás-os-Montes.

Passa por Braga, Chaves, Vinhais e Bragança e é caracterizada pela vista estonteante e por mostrar caminhos sinuosos.

Poucas oportunidades seguras de ultrapassagem e o gelo nas alturas mais frias do ano resultam numa combinação perigosa e justificam a entrada da EN103 na nossa lista negra.

10

Estrada Nacional 4

A Estrada Nacional 4, ou Estrada do Alentejo Central, faz a ligação do Montijo até a parte final da A6, já próximo de Montemor-o-Novo.

Segue em paralelo com a A6 e é uma alternativa bastante apetecível para quem quer evitar pagar portagens. No entanto, o grande fluxo de pesados, os desníveis, as lombas, a má sinalização e o pavimento já há muito esquecido pelo poder público fazem desta Estrada Nacional uma das vias mais arriscadas para conduzir em Portugal.

As estatísticas mostram onde está a oportunidade do acidente e agora que já tomou nota de alguns dos principais “pontos negros” do trânsito nacional, pode planear as viagens e fazer as melhores escolhas.

Seja prudente ao volante e contribua para a redução do número de vítimas nas estradas de Portugal.

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