Publicidade:

6 melhores eventos para o Dia da Mulher ser celebrado

Saiba onde estão os melhores eventos para o Dia da Mulher e celebre com toda a pompa e circunstância o dia 8 de março, especialmente dedicado ao sexo feminino.

6 melhores eventos para o Dia da Mulher ser celebrado
Saiba onde ir e o que fazer

Infelizmente, a sociedade continua a testemunhar todos os dias a diferença de tratamento entre homens e mulheres. As distinções de salário são absolutamente injustificadas; os casos de violência doméstica de homens para com mulheres são frequentes e inenarráveis; e, aos olhos da sociedade atual, quem tem muitas aventuras amorosas é bem visto se for homem, mas muito mal visto se for mulher.

Esta desigualdade deve ser combatida e, por isso, é cada vez mais pertinente celebrar o dia 8 de março, com os melhores eventos para o Dia da Mulher.

melhores eventos para o Dia da Mulher 2019


1. Programa Dia da Mulher – Câmara Municipal do Funchal (CMF)

A CMF dedica um programa interessante de sensibilização e debate sobre a igualdade de género. Logo pela manhã do dia 08.03, às 09h30, a “Caminhada pela Mulher” é um evento aberto a toda a população. Mais tarde, às 11h, a performance “O papel da Mulher e a divisão de tarefas” (da Associação OLHO-TE) será realizado em pleno átrio dos Paços do Concelho. No mesmo local, pelas 11h30, será realizada a projeção de um vídeo produzido pela Rede Ex-Aequo.

À tarde, às 15h, haverá espaço para debate, com a participação de Madalena Nunes – Vereadora – e Guida Vieira – Conselheira Municipal para a Igualdade) e, posteriormente, pelas 18h30, no Teatro Municipal Baltazar Dias, haverá ainda conferência-debate, iniciativa promovida pelo Movimento Democrático das Mulheres e que conta com o apoio do município.

2. Manifestação

Estão agendadas por todo o país algumas greves feministas que farão do Dia Internacional da Mulher o palco ideal para passar uma mensagem de força. Tanto homens como mulheres irão unir-se nas ruas e praças de diferentes cidades (Açores, Albufeira, Amarante, Aveiro, Braga, Chaves, Coimbra, Covilhã, Évora, Lisboa, Fundão, Porto, São Miguel, Vila Real e Viseu).

Entre os sindicatos que aderiram a este movimento estão os Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESUP), Sindicato dos Trabalhadores de Cal Center (STCC), Sindicato das Indústrias, Energia, Serviços e Águas de Portugal (SIEAP), Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social (STSSSS) e Sindicato de Todos os Professores (STOP).

3. Dia (da Mulher) Relaxante no Yeatman

Passar um Dia da Mulher num contexto relaxante com vista para o belíssimo rio Douro pode parecer um sonho para qualquer mulher (e homem), mas no Yeatman pode concretizar essa experiência.

O Yeatman é um hotel vínico que permite, seguramente, diversas experiências inesquecíveis, mas o seu spa dedica uma atenção particular a este dia, de forma a fazer com que qualquer mulher que recorra aos seus serviços se sinta verdadeiramente especial.

4. Marítimo vs Moreirense

Um evento desportivo é sempre uma boa forma de estar em família. O Marítimo anunciou entrada gratuita para as mulheres que desejarem assistir ao próximo jogo da Liga NOS. A 25.ª jornada da I Liga Portuguesa de Futebol tem, desta forma, um jogo que permite que se celebre em família o Dia Internacional da Mulher. Assim, no sábado 09.03, às 15h30, as adeptas e sócias do clube do Funchal poderão usufruir de um ingresso gratuito, que deve ser levantado na bilheteira.

5. Jantar temático

Uma boa forma de celebrar o Dia da Mulher é conviver e usufruir de gastronomia de qualidade. Existem locais onde alguns restaurantes organizam um evento especial para o Dia Internacional da Mulher. No Miramar Hotels Nazaré, por exemplo, poderá ter acesso a um buffet com variedade e qualidade, onde o bacalhau tem destaque.

A bebida é sangria, mas pode ser espumante, branca ou tinta. Nos doces, os nomes são tão sugestivos, como deliciosos: Doce igualdade, Harmonização perigosa “morangos e chocolate” ou Doce mensagem no frasco são algumas das sobremesas sugeridas. O melhor é que ainda haverá animação durante o jantar. Uma experiência a não perder.

Mais informações, aqui.

6. Dia Internacional da Mulher no Pavilhão do Conhecimento

No Dia da Mulher, as comemorações a decorrer no Pavilhão do Conhecimento abarcam um livro e uma Barbie. “Mulheres na Ciência” é o livro único e especial que contém 109 breves testemunhos sobre o melhor da ciência, visto através do olhar feminino.

São várias as cientistas portuguesas que estão a conquistar o mundo com a qualidade do seu trabalho. O talento destas mulheres pode ser desenvolvido em Portugal, mas também há muitas que o fazem fora de portas. Dava Newman foi a primeira mulher a assumir as funções de vice-administradora da NASA, por nomeação de Barack Obama, então presidente dos Estados Unidos da América.

Tendo sido até 2017 professora do Programa Apollo (do conhecido Instituto de Tecnologia do Massachusetts), ela é a atual co-directora do Programa MIT-Portugal. Em homenagem a Dava, foi criada uma Barbie com um fato inspirado na sua criação, o BioSuit. Esta Barbie denominada “Dava Astronaut powered by MIT Portugal” não será comercializado e só haverá um exemplar. No evento, será oferecida uma Barbie astronauta já existente no mercado.

O dia da Mulher deve servir para refletir e debater o papel da mulher. A batalha pela igualdade de direitos está a ser travada, mas a vitória ainda está longe. A igualdade de género merece ser verdadeiramente instituída no universo profissional, social e familiar. Algumas mulheres podem fazer alguma diferença na sociedade, mas todas as mulheres juntas podem fazer toda a transformação necessária. Cabe também aos homens fazer parte dessa mudança no mundo.

Veja também: