Publicidade:

4 dicas para evitar multas de estacionamento

Para evitar gastos desnecessários e autênticos assaltos à sua carteira, espreite aqui as nossas dicas para evitar multas de estacionamento.

4 dicas para evitar multas de estacionamento
Siga o código da estrada e espreite as nossas dicas

Para evitar multas de estacionamento o melhor mesmo é seguir à risca o código da estrada. No entanto, a par do conhecimento das regras de trânsito, em particular das de estacionamento, há sempre algumas dicas que o poderão ajudar a evitar multas de estacionamento. Conheça aqui algumas.

Evitar multas de estacionamento: 4 dicas

1. Seguir o código da estrada

evitar-multa-de-estacionamento

Pois é, parece uma dica óbvia, mas a verdade é que há muita gente que desconhece, já se esqueceu ou não se interessou pelas atualizações do código da estrada. Ter o código da estrada atualizado é a 1.ª forma de evitar multas de estacionamento e outras multas muito graves.

2. Atenção aos sinais

estacionamento

Depois de estacionar, verifique atentamente se, nas proximidades, há algum sinal que determine que o estacionamento é específico ou não é legal durante o dia e hora em que tenciona estacionar.

3. Zonas de parquímetros

parquímetro

Ao estacionar numa zona com parquímetros, a não ser que estacione em horas ou dias livres, paga pelo tempo que lá deixar o carro. Se, por algum motivo, demorar mais tempo do que o que estava planeado corre o risco de ter à sua espera uma multa de estacionamento.

Por isso, uma boa dica para evitar multas de estacionamento é, assim que efetuar o pagamento no parquímetro, criar um lembrete ou programar o despertador do telemóvel para o alertar uns minutos antes da hora limite indicada no talão do parquímetro. Lembre-se de ter em conta a distância a que se encontra da viatura para ter tempo suficiente para chegar ao carro. Há locais em que um minuto depois e…  já não há nada a fazer para evitar multas de estacionamento.

4. Não ter moedas já não é desculpa

evitar-multa-de-estacionamento

Não ter moedas já não é desculpa, uma vez que em alguns pontos do país já é possível pagar os parquímetros com a ajuda do telemóvel. Existem aplicações que permitem efetuar o pagamento do parquímetro, assim como reforçar pagamentos já efetuados, sem ter que se deslocar ao carro e ao parquímetro.

As cidades aderentes têm já as próprias aplicações. Cada aplicação funciona de forma diferente, assim como o modo de pagamento. Dependendo da cidade em que vive ou estaciona e do telemóvel que tem, verifique se pode utilizar alguma aplicação que o ajude a evitar multas de estacionamento.

Outras aplicações, como o Google maps, indicam a localização de parques de estacionamento, uma boa ajuda, principalmente em cidades difíceis para estacionar.

Veja também: