Publicidade:

8 dicas para evitar os insetos em casa de uma vez por todas

Todos queremos evitar os insetos em casa, resta saber como fazê-lo. Ensinamos-lhe 8 dicas valiosas e simples de pôr em prática.

8 dicas para evitar os insetos em casa de uma vez por todas
Água estagnada, lixo e alimentos atraem insetos

Para evitar os insetos em casa é preciso manter o espaço limpo e higienizado com frequência e, claro, ter em atenção alguns fatores que atraem, em particular, os insetos.

Dos mosquitos às moscas, sem esquecer as formigas, saiba o que fazer para evitar os insetos em casa e livre-se deste problema que se agrava notoriamente nos meses quentes de verão. Siga as medidas preventivas que lhe apresentamos e, se necessário, aplique as nossas receitas de pesticidas naturais.

Saiba como evitar os insetos em casa e o que fazer caso eles apareçam


Descubra como afastar formigas e moscas da cozinha para sempre

1. Evite as águas estagnadas

As águas paradas e acumuladas são favoráveis à proliferação de mosquitos. Reveja os pratos dos seus vasos, por exemplo, e se já vir insetos a sobrevoar, descarte essa água – pois é sinal de que já está a atrair mosquitos e outros insetos indesejados – e adicione-lhe uma nova água e areia.

2. Isole os alimentos

Tenha sempre os alimentos conservados em recipientes bem fechados, de forma ao seu cheiro não atrair insetos. Durante o verão, se possível, guarde-os no frigorífico e esteja atento à fruta madura, pois também pode ser uma fonte de proliferação de mosquitos ou moscas.

3. Feche bem o lixo

Tenha sempre o lixo bem isolado, num saco fechado ou num caixote tapado. Não acumule também demasiados resíduos em sua casa e vá deitando nos contentores com regularidade, especialmente se no lixo houver restos de comida.

4. Limpe bem os seus eletrodomésticos

Não deixe restos de comida nos eletrodomésticos, como resquícios de sopa na varinha mágica ou migalhas na torradeira. A comida é sempre um fator de atração dos insetos, por isso há que evitá-lo ao máximo.

Saiba como afastar formigas e moscas da sua casa para sempre >>

5. Não deixe loiça suja na pia

Se não lhe apetecer lavar a loiça, retire pelo menos os restos de alimentos e passe por água ou deixe, até, de molho. Esta é a melhor maneira de não atrair insetos.

6. Mantenha os azulejos bem vedados

Esta recomendação aplica-se, sobretudo, para evitar a visita indesejada de formigas que adoram percorrer as fendas dos azulejos.

7. Feche a casa ao anoitecer

Areje a casa durante o dia, mas ao cair da noite comece a fechar as persianas e as janelas, de modo a evitar a entrada de insetos. Os mosquitos são atraídos pela luz. Sobretudo durante o verão, evite ao máximo ter muitas luzes acesas.

8. Pesticidas naturais

Vinagre branco para canalizações: despeje 2 a 4 chávenas de vinagre branco destilado pelo esgoto, incluindo a máquina de lavar loiça, banheira, sanita e pias.

Detergente líquido para piscinas: coloque várias colheres de detergente líquido na piscina. Desligue a bomba e, quando os insetos já se encontrarem à superfície, recolha-os com uma rede. Ligue depois a bomba.

Bicarbonato de sódio para pulverizar: misture uma metade de açúcar em pó para uma metade de bicarbonato de sódio e pulverize na área infestada. Remova depois os insetos, aspirando toda a zona pulverizada.

Se já não sabe o que fazer para evitar os insetos em casa, ponha em prática as nossas dicas e verá como vai sentir uma diminuição no número de visitantes indesejados. Se, mesmo assim, o problema persistir, deve tomar o passo seguinte e aplicar alguns dos pesticidas naturais que lhe sugerimos. No entanto, comece por prevenir e, por isso, trate de evitar os insetos em casa com gestos simples e mudando alguns hábitos.

Veja também:

Teresa Campos Teresa Campos

Licenciada em História da Arte e Mestre em História da Arte Portuguesa, vê na escrita um meio de fazer uma das coisas que mais gosta: comunicar!

Limpeza e Arrumação