Publicidade:

Como evoluir na carreira: 14 dicas preciosas

Se pretende evoluir na carreira, há coisas que deve mesmo fazer. Acomodar-se não faz parte da lista. Da formação à atitude, descubra os passos a dar.

Como evoluir na carreira: 14 dicas preciosas
O que fazer para alcançar o sucesso

Evoluir na carreira é um objetivo primordial para qualquer profissional empenhado, independentemente do setor de atividade.

O conhecimento técnico é essencial para conseguir trabalho, desempenhar bem as suas funções e até destacar-se no seu local de trabalho, mas é necessário muito mais para conseguir uma real progressão. O que fazer para evoluir na carreira de forma sólida e segura, como ambiciona? Vamos ajudá-lo a traçar esse caminho.

O mercado de trabalho encontra-se em constante mudança, é fundamental que esteja atento, se mantenha atualizado, se adapte às novas necessidades e não tenha receio de arriscar. Acreditar em si e procurar as melhores ferramentas para enfrentar novos desafios são passos essenciais para evoluir na carreira e alcançar o verdadeiro sucesso.

Se está à procura de um novo emprego ou pretende assumir funções de topo, precisa de saber tudo o que pode fazer para evoluir na carreira e atingir todos os seus objetivos profissionais.

Evoluir na carreira: 14 passos


como trabalhar em equipa

1. Defina metas

Antes de mais, é essencial que defina as suas metas. Onde quer chegar? Defina objetivos a médio/longo prazo. Uma das questões básicas colocadas atualmente em qualquer processo de recrutamento e seleção é ”onde se imagina daqui a cinco anos?”. Pois bem, para saber a resposta há que definir as suas expectativas enquanto profissional, onde pretende realmente chegar e porquê.

2. Mantenha a mente aberta

Para evoluir na carreira ou na vida de um modo geral, é importante que mantenha a mente aberta de modo a ser capaz de agarrar novas oportunidades. Pode ter delineado um plano de ação e objetivos para a sua evolução profissional mas, como sabe, nem sempre (ou quase nunca) os planos são seguidos à risca. Tenha sempre em aberto outras hipóteses.

Evite ficar centrado num plano inicial e olhar apenas em frente quando há desafios a surgirem à sua volta. Mantenha-se aberto às oportunidades, mas analise com cuidado qualquer oferta.

3. Assuma novas responsabilidade

Para evoluir profissionalmente não pode limitar-se a fazer sempre o mesmo. Para progredir tem de abraçar novos desafios. Mostre-se interessado e recetivo em aceitar outras tarefas e novas responsabilidades. Pode até ser um líder nato, mas tem de o mostrar, na prática.

4. Aprenda com os erros

Errar faz parte de qualquer percurso de sucesso. As falhas e os fracassos devem ser encarados, não como algo negativo de que deve envergonhar-se, mas como ferramentas de aprendizagem. Os grandes nomes que mudaram o mundo, todos falharam (e muito) até conseguirem alcançar os seus feitos.

Os erros mostram o que não deve fazer, abrindo outros caminhos no futuro.

5. Corra alguns riscos

Saia da sua zona de conforto. Para evoluir é preciso arriscar. Quebre as regras, seja criativo, original. Continuar a fazer mais do mesmo ou trilhar os mesmos caminhos de outros tantos, não lhe permitirá crescer profissionalmente. Arrisque. Marque a diferença.

6. Mude e adapte-se

A flexibilidade e a facilidade de adaptação são duas das características mais procuradas e valorizadas atualmente pelo mercado de trabalho. Mostre que é capaz de mudar (de funções, de local, de horário) e de se adaptar a diferentes situações e/ou realidades.

7. Cultive bons contactos

No mundo do trabalho, o networking faz toda a diferença. Adianta de pouco, ter centenas de contactos no LinkedIn ou no Facebook, se na vida real não se relaciona com ninguém do seu meio. É certo que as redes sociais são ótimas ferramentas, mas não devem ser as únicas.

O mercado de trabalho é constituído por relações pessoais. Bons relacionamentos podem abrir novas portas, alavancar um projeto, atrair oportunidades e colocar um profissional em destaque no mercado de trabalho. Todos os contactos são importantes. Eles vão ajudá-lo a progredir profissionalmente.

Networking: o que é e como aumentar a sua rede de contactos

8. Trabalhe em equipa

Saber trabalhar em equipa é uma capacidade muito valorizada pelas empresas. Na hora de promover alguém, esse é um fator determinante na escolha. Um profissional que consegue coordenar um grupo e conduzi-lo a bons resultados, alguém que sabe comunicar e mantém uma relação de respeito com os elementos, vai destacar-se e conseguir chegar a funções de chefia.

9. Mantenha-se atualizado

Estar atento e acompanhar a evolução das coisas é determinante na evolução de qualquer carreira. Um profissional empenhado está em permanente aprendizagem, em busca de novos conhecimentos e competências, para fazer sempre mais e melhor.

Caso se candidate a um emprego, é fundamental que saiba quais as habilidades mais valorizadas pelo mercado específico em que se move.

10. Alargue conhecimentos

Saber mais do que o que o que exige a sua área de trabalho é fundamental para o seu sucesso e para fazer a sua carreira evoluir. Explore outras áreas de trabalho (e de lazer também) que lhe interessem e que possam ser uma mais-valia para si. O conhecimento não ocupa lugar, é um facto.

11. Comunique com clareza

Saber comunicar é primordial para chegar mais longe a nível profissional. Escolha bem as palavras, seja assertivo e vá direto ao assunto. Evite rodeios ou floreados, isso vai dificultar a mensagem. Se quer que os outros entendam o que pretende dizer – que está disposto a abraçar novos desafios e oportunidades, por exemplo – seja franco e claro.

12. Acredite em si

Se não acreditar em si, quem acreditará? Uma frase feita, mas que mostra a realidade. Não pode ficar à espera que alguém espere que alguém lhe reconheça o seu extraordinário talento ou competência e diga que o seu trabalho é o melhor. Esse reconhecimento depende somente de si. É de si que tem de partir a confiança de ser capaz de ir mais além. O sucesso é um misto de trabalho e confiança própria.

13. Dê o seu máximo

Em tudo o que se propõe dê o seu melhor, mesmo nas mais pequeninas coisas. Empenhar-se a 100% em cada tarefa vai permitir-lhe dar sempre o seu melhor e isso vai refletir-se na qualidade do seu trabalho. Tenha o cuidado de cumprir prazos e horários, de manter-se motivado e cultivar um bom relacionamento com os colegas. Esta é a base certa para evoluir.

14. Preocupe-se consigo

Cuide de si de forma a tirar o máximo das suas capacidades. Desenvolva o autoconhecimento, aprenda a controlar emoções negativas e tenha hábitos de vida saudáveis. Exija de si mesmo progresso, não perfeição. Foque-se em si e nos seus objetivos, não se distraia com as vitórias ou os comentários negativos dos outros.

Só vai conseguir evoluir e alcançar o sucesso profissional se também estiver equilibrado do ponto de vista pessoal, bem consigo.

Estes são alguns passos que deve dar para conseguir evoluir na carreira e alcançar tudo aquilo com que sonhou. Comece hoje a traçar o caminho rumo ao sucesso.

Veja também:

Elsa Santos Elsa Santos

Formada em comunicação, conta com uma vasta experiência na área. Do jornalismo ao marketing digital, a escrita é o elo comum. Apaixonada por histórias, tem desenvolvido, nos últimos anos, diversos projetos de storytelling, copywriting e locução. É mãe de duas crianças, o que não lhe dá superpoderes, mas a obriga a estar permanentemente ligada.

Saiba tudo sobre emprego