Publicidade:

5 exemplos de testes psicológicos para recrutamento e seleção

Para que não seja apanhado desprevenido, deixamos-lhe alguns exemplos de testes psicológicos para recrutamento e seleção.

5 exemplos de testes psicológicos para recrutamento e seleção
Conheça alguns dos testes a que poderá ser submetido

Eis que chegou o momento por que tanto esperava: a vaga de emprego de sonho! Contudo, ela não é ainda sua! Na verdade, muitos candidatos concorrerão a esse posto de trabalho e vão sendo eliminados fase a fase do recrutamento. Não quer mesmo que esta oportunidade lhe escape por entre os dedos, correto? Nesse caso, deverá preparar-se convenientemente para o que aí vem! Pensando em tudo isso, deixamos-lhe alguns exemplos de testes psicológicos para recrutamento e seleção. Lembre-se de que mais vale prevenir do que remediar!

Função dos testes psicológicos para recrutamento e seleção


Myers Briggs Test

Estes testes são instrumentos que avaliam determinadas características humanas que podem estar associadas à inteligência, a diversas competências ou a traços de personalidade. Desta forma, podem ajudar o recrutador a prever como um dado candidato trabalhará em equipa, como resolve um problema lógico, como raciocina. Assim, conhecerá melhor o candidato e decidirá com mais certeza e objetividade se este se trata da pessoa certa para ocupar a vaga em questão. Confira, então, de seguida, alguns exemplos de testes psicológicos para recrutamento e seleção.

5 exemplos de testes psicológicos


exemplos de testes psicologicos

1. Teste Zulliger

Este teste pode ser aplicado de forma individual ou em grupo e tem por base três aspetos: traços básicos da personalidade, afetividade e emoções, relacionamento com os outros.

A combinação integrada destes três aspetos dará ao recrutador uma visão mais aprofundada do candidato. O teste Zulliger pode avaliar aspetos como objetivos de vida, relacionamento interpessoal, QI, competências de escrita e de expressão oral, entre outros aspetos.

2. Teste G36

Dentro dos exemplos de testes psicológicos para recrutamento e seleção, encontra-se o teste G36. Tem este nome, uma vez que é composto por 36 questões saturadas do fator G, às quais o candidato terá de responder em 30 minutos, e que estão distribuídas da seguinte forma:

  • raciocínio por analogia, quando envolve mudança de uma posição;
  • raciocínio por analogia, mas do tipo numérico, e envolve mudança de uma posição e também raciocínio associado ao espaço;
  • compreensão de identidade simples;
  • compreensão de identidade simples associada a raciocínio por analogia.

3. Teste de administração do tempo

Neste teste, o candidato poderá ter de elaborar uma tarefa sob pressão, para que o recrutador avalie como se comporta em situações em que esse contexto é exigido. O objetivo é saber se o candidato gere o seu tempo na execução de uma tarefa de modo eficiente e rentável.

4. Teste AC (Atenção Concentrada)

Ainda nos exemplos de testes psicológicos para recrutamento e seleção, encontra o Teste AC (Atenção Concentrada). Com este teste o recrutador mede a capacidade que o candidato tem de se concentrar na execução de uma dada tarefa, durante um período de tempo, podendo ser aplicado de forma individual ou em grupo.

O Teste AC é bastante útil para avaliar candidatos para posições que exijam elevado nível de concentração, como programadores, por exemplo.

5. Teste Wartegg

O teste Wartegg possui oito campos. O candidato terá de completar os desenhos dispostos num retângulo que está dividido em oito quadrados, sendo que cada um dos quadrados tem um sinal-estímulo (que pode ser uma linha ou ponto), o qual deverá ser continuado pelo candidato, com a primeira imagem que lhe vier à cabeça. Os campos do teste Wartegg são relacionados a traços específicos que fazem parte da personalidade humana.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.