Publicidade:

Facebook Dating: o rival do Tinder tem novidades

As aplicações de encontros online parecem não ter fim, pelo que existem vários serviços por onde escolher. O Facebook Dating é um deles e tem novidades.

Facebook Dating: o rival do Tinder tem novidades
A plataforma existe desde 2018

Já existe desde 2018, mas nem por isso parou de apresentar novidades. O Facebook Dating é o serviço de conversas e encontros online que tem vindo a transformas desconhecidos em amigos e até mesmo em namorados(as). Este ano, o serviço traz muitas novidades que vale a pena conhecer.

Facebook Dating chega aos EUA em 2019


apps de encontros

Passo a passo, este serviço foi obtendo cada vez melhores reações junto dos utilizadores, sobretudo dos adeptos de aplicações e sites de encontros online. A oferta é muita, mas dessa pode destacar-se o Tinder, a app mais famosa e utilizada atualmente quando o assunto é a criação de relações mais ou menos amorosas na Internet.

Assumidamente, o Facebook Dating foi criado para colmatar uma falha que, segundo a empresa, existia no mundo das redes sociais e da Internet. O desafio era criar uma aplicação ou serviço que acrescentasse mais à oferta existente e que se distinguisse da mesma por ser mais do que um intermediário de encontros online.

Prova do sucesso que alcançou desde a sua criação, em 2018, é o facto deste serviço se expandir agora a mais países, nomeadamente aos Estados Unidos da América. Desde o ano de lançamento, o Facebook Dating estava apenas presente em 5 países, tendo-se estreado na Colômbia.

À medida que o sucesso do serviço aumenta, a decisão mais natural seria expandir o mesmo e disponibilizá-lo noutros países. E foi precisamente isso que aconteceu. Na conferência F8, entre outras novidades, Zuckerberg anunciou que o Dating chegará também às Filipinas, Vietname, Singapura, Malásia, Laos, Brasil, Perú, Chile, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai, Guiana e Suriname.

facebook dating

Fonte da Imagem: Facebook/Divulgação

Um serviço diferente

Por esta altura, já se deverá estar a questionar o que é que diferencia o serviço de dating do Facebook dos restantes, nomeadamente do Tinder. Quem responde é a própria empresa, que afirma que este é mais do que um simples serviço de encontros, incentivando, ao invés de outros, à comunicação entre pessoas.

O Facebook Dating funciona integrado na própria app da rede social, ao qual se pode aceder como se quisesse entrar no Marketplace, por exemplo. Por um lado, isto significa que a sua rede de contactos é, logo à partida, muito maior do que noutra app qualquer.

Ainda que segundo a empresa de Zuckerberg as informações do utilizador serão diferentes da plataforma principal, a verdade é que alguns dos dados serão utilizados de forma a conectar uma pessoa com outra próxima ou que partilhe interesses comuns.

O serviço de encontros não se concentra, por isso, em percorrer perfis de utilizadores até encontrar o match perfeito. Pelo contrário, o Facebook recolhe a informação do utilizador – como o círculo de amigos, os grupos dos quais faz parte, outras pessoas que vão (ou que planeiem ir) aos mesmos eventos – para apresentar os perfis mais indicados.

Novas funcionalidades

O funcionamento base do Facebook Dating não se altera com a expansão para mais países, nomeadamente os EUA. Em vez disso, serão implementadas novas funcionalidades, como a Secret Crush, que permite que uma pessoa diga a outra (que faça parte das suas amizades) que tem uma crush nesta última.

Não entre em pânico, porque não vale a pena… A pessoa em questão nunca irá perceber o seu interesse nela, até porque só pode ter conhecimento do mesmo se, de igual forma, recorrer ao Secret Crush para lhe dizer o mesmo a si.

funcao secret crush no facebook dating

Fonte da Imagem: Facebook/Divulgação

Só desta forma acontece o match perfeito, através de uma funcionalidade muito original e, acima de tudo, privada. Dessa forma, para além de ser evitadas possíveis situações constrangedoras, nunca corre o risco de se sentir rejeitado porque, novamente, a pessoa nunca saberá o que sente no caso desse interesse não ser comum a ambas.

Um dos receios do próprio Facebook passa pela sobreutilização, ou utilização indevida, desta funcionalidade. Por outras palavras, a empresa teme que as pessoas recorram ao Secret Crush de forma sistemática até encontrarem o match ideal.

Por esse motivo, já anunciou medidas que, no fundo, fazem parte das condições de utilização desta função. Depois de selecionar, no máximo, 9 pessoas (isto é, crushes), só poderá adicionar uma por dia. Assim, o Facebook tem maior controlo sobre a funcionalidade e evita que esta fique sobrecarregada em termos de utilização.

Facebook Dating em Portugal

Ainda não se sabe quando é que o serviço chegará a Portugal, nem tão pouco se chegará de todo. No entanto, a julgar por outras funcionalidades lançadas pelo Facebook, tudo indica que a “app” de encontros chegará a todo o mundo, com o intuito de criar novas relações e aprofundar antigas.

Com base nas informações pessoais do utilizador na plataforma principal, o Facebook Dating irá fazer novas e improváveis sugestões que, idealmente, poderão levá-lo ao encontro perfeito, com a pessoa ideal. Tudo o que precisa é de um dispositivo móvel, ligação à Internet e muita criatividade!

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.