Publicidade:

8 dicas para fazer crescer as poupanças

Poupar é essencial para uma vida tranquila. Para poupar mais, explicamos como pode fazer crescer as poupanças sem dar por isso.

8 dicas para fazer crescer as poupanças
Ideias para que poupar seja prioridade

Ter dinheiro de parte é muito importante, seja para responder a imprevistos, cumprir um desejo ou preparar um futuro mais tranquilo. Fazer crescer as poupanças não é sinónimo de cortar constantemente nas suas despesas. Há pequenos truques que o podem ajudar a atingir o objetivo sem esforço.

Ter em atenção pequenos gestos no dia-a-dia, mudar hábitos ou estabelecer planos simples é, quase sempre, suficiente para conseguir poupar mais. Basta algum planeamento, organização e disciplina.

8 dicas para fazer crescer as poupanças

como-fazer-crescer-as-suas-poupancas

1. A importância do orçamento

Fazer um orçamento é importante, não só para gerir o seu dinheiro no dia-a-dia, mas também para saber como criar margem para poupança. Registe e categorize todas as suas despesas mensais para perceber para onde está a canalizar o seu dinheiro. Planeie os seus gastos fixos, crie limites para gastos extra e estabeleça quanto poupar por mês.

2. Pague-se a si primeiro

Não espere pelo fim do mês para poupar o que sobra do seu rendimento mensal. Inverta este pensamento e torne a poupança prioridade e um hábito. Mal o ordenado caia na conta, ponha de lado pelo menos 10%, ou mais, se tiver margem para tal. Uma forma de garantir esta rotina é aderir à poupança automática. Ou seja, dar ordem ao banco para transferir automaticamente o valor estipulado para uma conta poupança.

Outra ideia são os cartões bancários com a modalidade de arredondamento. Se, por exemplo, fizer uma compra de 9,5€ pode optar por arredondar o valor para os 10€, sendo que 50 cêntimos são transferidos para a sua conta poupança.

3. Aposte em contas poupança

Se, mais do que guardar dinheiro, o quiser rentabilizar, o ideal é aplicá-lo numa conta poupança ou outros produtos financeiros. O mercado está cheio de opções: das contas poupança aos certificados de aforro, passando por investimentos com mais risco, são vários os instrumentos que o podem ajudar a fazer crescer as poupanças.

4. Ensine a família a poupar

A união faz a força. Se tem um agregado familiar com quem vive e partilha despesas, porque não também partilhar a responsabilidade de poupar? Nem todos têm de contribuir com dinheiro mas podem, seguramente, ajudar a evitar gastos. Se tem filhos ensine-os regras básicas de educação financeira e inclua-os nas estratégias de poupança.

5. Adira ao mealheiro

Os mealheiros ajudam a tornar visível as poupanças, o que é uma motivação extra para continuar a pôr dinheiro de lado. Crie mealheiros personalizados para os seus objetivos de poupança e use recipientes transparentes para ver o seu dinheiro crescer. Coloque lá os trocos que sobraram das compras de supermercado, ou o que poupou por não ter ido lanchar à pastelaria. Se poupar três euros por dia, num ano terá mais de mil euros para gastar numas férias, por exemplo!

6. Poupe no dia-a-dia

Boa parte do orçamento familiar vai para a alimentação, por isso, esta deve ser uma área onde pode e deve tentar poupar. Use sites de descontos ou cupões, compre marcas brancas, faça sempre uma lista de compras antes de ir ao supermercado, planeie as refeições. Há ainda outras dicas para poupar nas contas da casa como: renegociar dívidas e contratos de serviços (telecomunicações, luz, Internet).

7. Aumente a receita

Uma forma de fazer crescer as poupanças é aumentando a margem de poupança. Se no seu orçamento não vê espaço para isso, procure aumentar a receita mensal. O próprio, ou um dos elementos do agregado familiar, podem trabalhar em part-time para ganhar dinheiro extra e destiná-lo exclusivamente à poupança. Tente rentabilizar algum talento ou conhecimento específico para gerar receita. Se gosta de costurar, por exemplo, porque não fazer acessórios para vender online ou em feirinhas?

8. Dê um passo de cada vez

Quando define objetivos de poupança deve ser realista para conseguir chegar ao valor esperado. Daí ser importante seguir o orçamento. Se as dicas para fazer crescer as poupanças estão a surtir efeito, ótimo. Agora pode aumentar o nível fazendo novas aplicações, por exemplo. Adeque o seu plano de investimentos aos seus objetivos de poupança, arriscando sempre com uma rede de segurança.

Veja também:

Alexandra Nunes Alexandra Nunes

Alexandra Nunes é jornalista com experiência em imprensa e rádio. Depois de quase uma década a trabalhar na Rádio TSF partiu rumo ao Médio Oriente. A sede de conhecer novos mundos levou-a até ao Dubai, onde vive atualmente. Por lá, tem-se dedicado a explorar novas áreas da Comunicação e escreveu a biografia “Uma Mulher no Topo do Mundo” sobre a primeira portuguesa a chegar ao topo do Monte Evereste. É apaixonada por viagens, pessoas e as suas estórias.