Publicidade:

11 coisas a fazer nos primeiros dias do ano

Mudança é o mote desta altura. Deixe-se levar pelo espírito e saiba 11 coisas a fazer nos primeiros dias do ano, para ter um 2019 em cheio! Ora, tome nota.

11 coisas a fazer nos primeiros dias do ano
Prepare-se para o melhor ano da sua vida

O novo ano coincide, muitas vezes, com grandes decisões, com novos capítulos na vida de uma pessoa, com planos para o futuro. E é especialmente a esses que queremos ajudar com esta lista de coisas a fazer nos primeiros dias do ano!

11 coisas a fazer nos primeiros dias do ano, para entrar com o pé direito


1. Desintoxicar

comer salada

Depois dos excessos do Natal e da Passagem de Ano, é altura de cuidar do seu corpo. Coma menos, coma melhor e com mais verduras, corte nas bebidas alcoólicas e faça exercício físico, de preferência ao ar livre. Esta é a primeira das coisas a fazer nos primeiros dias do ano, se quer entrar em 2019 saudável, fortalecido e com boas energias!

2. Fazer um calendário de despesas

Para uma vida descansada, é necessário equilíbrio financeiro. E se é daquelas pessoas que mal recebe uma conta extra começa a choramingar, então deve fazer uma gestão mais consciente dos seus rendimentos e das suas despesas.

Arranje um calendário, físico ou digital, em que faça um balanço mensal das despesas mais corriqueiras, como supermercado, luz, água, gás e transportes. Depois, no mês certo, coloque despesas como inspeção ao carro, seguros, matrículas e material escolar, as consultas de rotina no dentista, taxas de renovação da carta de condução, CC, passaporte (se prevê necessitar), etc. Claro, pode sempre haver imprevistos, mas já estar a contar com umas “surpresas” da vida ajuda a amparar o “golpe”.

3. Preparar as férias

marcar férias

Comece os preparativos das férias com antecedência. Marque quanto antes as suas folgas e comece a comprar bilhetes de avião e a fazer reservas de hotel, especialmente se durante uma viagem quiser passar por vários sítios. Tudo organizado com antecedência ajuda a fazer férias mais baratas e sem o stress de ter de arranjar soluções de última hora.

4. Aproveitar o “meio-gás”

Nas primeiras semanas de janeiro, é natural que o trabalho ande a “meio-gás”, que as equipas estejam desfalcadas, etc. Por isso, é de esperar que tenha menos em mãos para fazer. Assim sendo, por que não aproveitar os primeiros fins-de-semana de janeiro para uma escapadinha verdadeiramente descansada e reparadora?

5. Dedicar-se ao seu negócio

Há meses que tem uma ideia na calha que quer transformar em negócio próprio? Se há boa altura para (pensar em) mudar de vida, é o ano novo!

Comece por apontar as suas ideias, faça um plano de negócios e projete uma timeline. Se tem dúvidas sobre planos de negócios, o que não falta é livros, podcasts e, até, formações que o podem ajudar. O importante é dar um passo em direção à realização dessas ideias!

6. Pertencer à sua comunidade

fazer voluntariado

Procure no seu bairro, freguesia ou cidade uma associação com que partilhe valores e princípios. Envolva-se, faça voluntariado, apoie com donativos, ceda o seu tempo e o seu expertise, e contribua para o desenvolvimento da sua comunidade. Pode fazer parte de uma associação desportiva, cozinhar, fazer entregas ao domicílio, companhia em lares, dar explicações, tratar de animais… Há imensas formas de se imiscuir no seu meio, basta procurar!

7. Mudar de penteado

Não é um exclusivo de coisas a fazer nos primeiros dias do ano, mas como a altura é propícia à mudança, aproveite a deixa para mudar o seu look.

8. Ter um consumo mais sustentável

compras sustentáveis

Antes de comprar o que quer que seja, além do preço, deve considerar se precisa mesmo daquilo que vai adquirir e ponderar sobre a pegada ecológica do produto e seus constituintes.

Embora se fale muito em sustentabilidade, a verdade é que o ser barato e a conveniência falam mais alto. Basta entrar numa loja de uma cadeia fast fashion para se perceber que a ecologia raspa na couraça da indiferença. Ou ver a proliferação de lojas que vendem coisas giras, mas que duram pouco ou que rapidamente perdem a sua utilidade. Ou prestar atenção aos snacks que vamos comendo durante o dia que, além dos vários aditivos que possuem, devido ao empacotamento e transporte, deixam uma pegada considerável e desnecessária.

Portanto, mude o seu comportamento, compre menos, use mais caixinhas suas, compre mais nacional (há muita poluição associada ao transporte de mercadorias no comércio internacional). Porque, mais que reciclar o lixo que fazemos, devemos procurar fazer menos lixo. Como? Consumindo menos, reutilizando o que temos e optando por alternativas mais amigas do ambiente. Decidir ser mais ecológico é, sem dúvida, uma das mais importantes coisas a fazer, nos primeiros dias do ano.

9. Conhecer mais pessoas

Aproveite o início do ano para se inscrever em plataformas como CouchSurfing e receba viajantes no seu sofá (ou num quarto livre, se tiver). É uma ótima forma de conhecer gente nova, gente diferente, de todo o mundo, sem ter de sair de casa. E, mais do que isso, abrir a sua mente para diferentes modos de estar na vida, diferentes perspetivas e prioridades.

E, além de receber, também pode visitar outros países a custos mais baixos. O melhor de tudo, é que conhece pessoas nativas, conseguindo ter uma perceção menos superficial da cultura e dos hábitos. Basicamente, tem todo o potencial para ser uma experiência muito mais imersiva e natural, do que uma semana atrás de um guia e fechado em museus, o tempo todo.

10. Fazer uma lista do que não fazer

Elenque os erros que não quer repetir doravante, quais os assuntos que são sensíveis junto de que pessoas, quais as experiências negativas ou aborrecimentos que quer evitar. Não perca tempo com coisas que já sabe de antemão que vão ser desagradáveis e que são perfeitamentente evitáveis.

11. Falar com velhos amigos

estar com amigos

Os anos passam e não é incomum as pessoas perderem contacto. A abertura de 2019 vai ser diferente. Reacenda a ligação com velhos amigos e familiares mais distantes!

Depois destas 11 ideias de coisas a fazer nos primeiros dias do ano, não há grandes desculpas para ficar de “barriga para o ar” a pensar no que já lá vai. Tente incorporar algumas destas sugestões na sua vida, arregace as mangas e que 2019 seja um ano mais feliz!

Veja também: