Publicidade:

11 dicas para fazer um currículo perfeito

Fazer um currículo que chame a atenção dos recrutadores, no meio de tantas candidaturas enviadas, é um desafio que certamente quer vencer.

11 dicas para fazer um currículo perfeito
Saiba como deve fazer um currículo atrativo

Se está à procura de emprego ou pensa vir a fazê-lo, será uma boa ideia que aprenda a fazer um currículo que se destaque dos demais candidatos. Ou seja, não queira ser mais um no meio da multidão, marque pela diferença e qualidade. Na verdade, um currículo é uma entrevista de 30 segundos. Desta forma, para fazer um curriculum que funcione como um passaporte para o seu emprego de sonho, deverá ter algumas dicas importantes em consideração. Saiba quais, de seguida.

Como fazer um currículo brilhante?


1. Utilize a estrutura adequada

Se acha o modelo Europass e o modelo americano desadequados, crie o seu próprio CV, mas tenha em consideração que deverá contemplar os seguintes campos: dados pessoais, resumo pessoal e profissional, educação, experiência profissional, outras competências (como línguas ou conhecimentos informáticos), interesses pessoais e outras atividades.

2. Não apresente um CV com erros linguísticos

Na verdade, dá muito mau aspeto apresentar um CV que tem erros linguísticos, ou seja, ortográficos, de acentuação, concordância, etc. Seja, pois, muito cuidadoso com esta questão e peça ajuda de um revisor, se necessário.

3. Teste o seu CV com os seus amigos

Uma boa forma de testar se o recrutador entenderá o seu CV é pedir a amigos que o leiam e depois colocar-lhes algumas questões, como: “Em que consiste a minha profissão?”, “Quais são as minhas competências?”, etc. Se os seus amigos conseguirem responder a essas perguntas, provavelmente o recrutador também conseguirá.

4. Refira os valores e a cultura das empresas por onde passou

É muito importante mostrar que conhece a fundo as empresas onde trabalhou, para que o recrutador avalie se a vaga em questão iria de encontro à sua experiência profissional.

5. Não conter informação falsa

Já diz o velho ditado que “mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo”. De facto, mentir é a pior coisa que lhe pode passar pela cabeça quando está a fazer um currículo. Seja sempre verdadeiro e nunca inclua informação falsa.

experiencia profissional

6. Apresente a ordem cronológica

É essencial que o seu CV siga uma ordem cronológica, referindo as datas em que adquiriu cada habilitação e em que fez cada formação, mas também quanto tempo esteve a desempenhar cada função profissional referida.

7. Retire detalhes que não interessam para a vaga em questão

Lembre-se de que o recrutador só passará alguns segundos a olhar para o seu CV. Convém, pois, que este seja objetivo e contenha a informação essencial. Detalhes que não fazem a diferença para a vaga em questão deverão ser deixados de lado.

8. Coloque-se no lugar do recrutador

Outra dica para fazer um currículo é colocar-se no lugar do recrutador e perceber se a informação que escreveu se insere no que é pretendido para a função. Efetivamente, o CV deve ser conciso e muito claro, pois se o recrutador não o entender, passará ao CV seguinte.

9. Escolha o tipo de letra adequado

Escolha uma fonte de letra básica e moderna, como Arial ou Helvetica, para que o seu currículo seja fácil leitura. O tamanho deverá ser 10 ou 12.

10. Não coloque expectativas de salário

Não é considerado de bom tom colocar essa informação no CV. Essa será uma questão para uma próxima fase, a entrevista.

11. Procure a ajuda de um profissional para fazer o design

Se pretende um design elegante, que faça o seu CV destacar-se pela positiva, procure a ajuda de um profissional. Será, certamente, um investimento com retorno.

Veja também: